Gerenciador de discos do Windows não aceita diminuir partição

Boa noite, eu estava tentando diminuir o espaço em disco, mas por mais que eu tenha quase 100 gb disponíveis, não consigo diminuir

Alguém sabe como arrumar?

É um HD? Se for, desfragmente ele antes de tentar diminuir, se tiver uma entrada no final do disco ele não permite o redimensionamento do mesmo.

Não sei se o do próprio Windows resolveria o problema, caso não, utilize o Defraggler.

Tem o Vopt tbm, muito bom
(tem pra baixar no site do William Azarado)

Não entendo por que ultimamente todas as suas respostas estão sendo sinalizadas e ocultas, @COERSA (me desculpe pelo offtopic)

melhor conversar sobre isso em mensagens privadas

Não sei no Windows, mas no Linux geralmente o redimensionador de partição não funciona com o HD montado, sendo que você precisa de um livecd com o redimensionador para redimensionar o disco. No Windows eu não sei bem como isso funciona, talvez desfragmentando o disco como o @RazarJP disse e depois redimensionando.

Se você ler a mensagem o motivo indicado são arquivos do sistema que não podem ser movidos, muito provavelmente arquivos importantes para o funcionamento do windows. Acho que um possível culpado é o arquivo de paginação, dentre outros.

Na verdade isso é uma funcionalidade do sistema de arquivos em uso na partição:

File system OS Aumentar Offline Aumentar Online Diminuir Offline Diminuir Online Adicionar ou Remover Volumes Físicos
FAT16 / FAT16B / FAT16X misc. sim não sim não não
FAT32 / FAT32X misc. sim não sim não não
exFAT misc. não não não não não
NTFS Windows sim sim sim sim não
ReFS Windows ? sim ? não não
HFS+ macOS não sim não sim não
APFS macOS ? ? ? ? ?
HFS+ Linux não não não não não
SquashFS Linux não não não não não
nãoVA Linux não não não não não
JFS[57] Linux sim não não não não
XFS[58] Linux não sim não não não
Lustre[59] Linux ? sim não não sim
F2FS[60] Linux sim não não não não
NTFS[61] Linux sim não sim não não
ext2[62] Linux sim não sim não não
ext3[62] Linux sim sim sim não não
ReiserFS[63] Linux sim sim sim não não
Reiser4[64] Linux sim sim sim não não
ext4[62] Linux sim sim sim não não
Btrfs[65] Linux sim sim sim sim sim
NILFS[66] Linux não sim não sim não
ZFS misc. não sim não parcial sim
JFS2 AIX ? sim ? sim não
UFS2[68] FreeBSD sim sim não não não
HAMMER DragonflyBSD ? ? ? ? ?

fonte: Comparison of file systems - Wikipedia

Na verdade eu consegui diminuir já, mas quando entrei nessa tela, só estava liberado 4 GB para diminuir, mais que isso não estava conseguindo, mesmo tendo quase 100GB disponíveis… Não sei o que está acontecendo.

Mas isso acontece mesmo tendo espaço disponível no disco? Putzz

Eu redimensionava sempre que ia fazer dual boot e isso me impedia, @COERSA, Windows tem um gerenciamento de disco péssimo quando se trata de redimensionamento, não deixava ou era muito pouco espaço.

Quando isso acontecia, @LucasFs, geralmente eu redimensionava com gparted via livecd, mas como eu tinha medo de perder arquivos eu fazia backup dos meus dados importantes antes de fazer esse processo.

Sim, estes arquivos não podem ser movidos de lugar, provavelmente por exigirem contiguidade e, mais importante, no caso do arquivo de paginação, provavelmente o kernel precisa saber o endereço físico exato do arquivo. Você pode contornar desativando e removendo o arquivo de paginação, mas acho que não se limita apenas a isso, creio que pontos de restauração e hibernação também sejam funções que geram arquivos que não podem ser movidos.

No Windows tem a questão da fragmentação, você precisa desfragmentar primeiro para ganhar uma quantidade significativa de espaço.

eu percebi que não posso fazer um partição muito grande depois de resetar o windows pela recuperação, semelhante ao hard reset do celular

abre um cmd com direitos administrativos e digita:
defrag /c /v /u
e olha se agora vc consegue redimensionar

Ajudou, mas liberou apenas 6GB… Não sei o que está acontecendo

como o @RazarJP disse, vc pode usar o Defraggler pra ver como tá a situação, se tiver arquivos no final do disco, o Windows não vai deixar vc diminuir a partição, inclusive o programa apresenta um gráfico bonitinho mostrando onde os arquivos estão no disco

GParted ou Parted Magic.