Boa noite, eu estava tentando diminuir o espaço em disco, mas por mais que eu tenha quase 100 gb disponíveis, não consigo diminuir
Alguém sabe como arrumar?
Boa noite, eu estava tentando diminuir o espaço em disco, mas por mais que eu tenha quase 100 gb disponíveis, não consigo diminuir
Alguém sabe como arrumar?
É um HD? Se for, desfragmente ele antes de tentar diminuir, se tiver uma entrada no final do disco ele não permite o redimensionamento do mesmo.
Não sei se o do próprio Windows resolveria o problema, caso não, utilize o Defraggler.
Tem o Vopt tbm, muito bom
(tem pra baixar no site do William Azarado)
Não entendo por que ultimamente todas as suas respostas estão sendo sinalizadas e ocultas, @COERSA (me desculpe pelo offtopic)
melhor conversar sobre isso em mensagens privadas
Não sei no Windows, mas no Linux geralmente o redimensionador de partição não funciona com o HD montado, sendo que você precisa de um livecd com o redimensionador para redimensionar o disco. No Windows eu não sei bem como isso funciona, talvez desfragmentando o disco como o @RazarJP disse e depois redimensionando.
Se você ler a mensagem o motivo indicado são arquivos do sistema que não podem ser movidos, muito provavelmente arquivos importantes para o funcionamento do windows. Acho que um possível culpado é o arquivo de paginação, dentre outros.
Na verdade isso é uma funcionalidade do sistema de arquivos em uso na partição:
File system | OS | Aumentar Offline | Aumentar Online | Diminuir Offline | Diminuir Online | Adicionar ou Remover Volumes Físicos |
---|---|---|---|---|---|---|
FAT16 / FAT16B / FAT16X | misc. | sim | não | sim | não | não |
FAT32 / FAT32X | misc. | sim | não | sim | não | não |
exFAT | misc. | não | não | não | não | não |
NTFS | Windows | sim | sim | sim | sim | não |
ReFS | Windows | ? | sim | ? | não | não |
HFS+ | macOS | não | sim | não | sim | não |
APFS | macOS | ? | ? | ? | ? | ? |
HFS+ | Linux | não | não | não | não | não |
SquashFS | Linux | não | não | não | não | não |
nãoVA | Linux | não | não | não | não | não |
JFS[57] | Linux | sim | não | não | não | não |
XFS[58] | Linux | não | sim | não | não | não |
Lustre[59] | Linux | ? | sim | não | não | sim |
F2FS[60] | Linux | sim | não | não | não | não |
NTFS[61] | Linux | sim | não | sim | não | não |
ext2[62] | Linux | sim | não | sim | não | não |
ext3[62] | Linux | sim | sim | sim | não | não |
ReiserFS[63] | Linux | sim | sim | sim | não | não |
Reiser4[64] | Linux | sim | sim | sim | não | não |
ext4[62] | Linux | sim | sim | sim | não | não |
Btrfs[65] | Linux | sim | sim | sim | sim | sim |
NILFS[66] | Linux | não | sim | não | sim | não |
ZFS | misc. | não | sim | não | parcial | sim |
JFS2 | AIX | ? | sim | ? | sim | não |
UFS2[68] | FreeBSD | sim | sim | não | não | não |
HAMMER | DragonflyBSD | ? | ? | ? | ? | ? |
Na verdade eu consegui diminuir já, mas quando entrei nessa tela, só estava liberado 4 GB para diminuir, mais que isso não estava conseguindo, mesmo tendo quase 100GB disponíveis… Não sei o que está acontecendo.
Mas isso acontece mesmo tendo espaço disponível no disco? Putzz
Eu redimensionava sempre que ia fazer dual boot e isso me impedia, @COERSA, Windows tem um gerenciamento de disco péssimo quando se trata de redimensionamento, não deixava ou era muito pouco espaço.
Quando isso acontecia, @LucasFs, geralmente eu redimensionava com gparted via livecd, mas como eu tinha medo de perder arquivos eu fazia backup dos meus dados importantes antes de fazer esse processo.
Sim, estes arquivos não podem ser movidos de lugar, provavelmente por exigirem contiguidade e, mais importante, no caso do arquivo de paginação, provavelmente o kernel precisa saber o endereço físico exato do arquivo. Você pode contornar desativando e removendo o arquivo de paginação, mas acho que não se limita apenas a isso, creio que pontos de restauração e hibernação também sejam funções que geram arquivos que não podem ser movidos.
No Windows tem a questão da fragmentação, você precisa desfragmentar primeiro para ganhar uma quantidade significativa de espaço.
eu percebi que não posso fazer um partição muito grande depois de resetar o windows pela recuperação, semelhante ao hard reset do celular
abre um cmd com direitos administrativos e digita:
defrag /c /v /u
e olha se agora vc consegue redimensionar
Ajudou, mas liberou apenas 6GB… Não sei o que está acontecendo
como o @RazarJP disse, vc pode usar o Defraggler pra ver como tá a situação, se tiver arquivos no final do disco, o Windows não vai deixar vc diminuir a partição, inclusive o programa apresenta um gráfico bonitinho mostrando onde os arquivos estão no disco
GParted ou Parted Magic.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.