Gerenciador de discos do Windows não aceita diminuir partição

Boa noite, eu estava tentando diminuir o espaço em disco, mas por mais que eu tenha quase 100 gb disponíveis, não consigo diminuir

Alguém sabe como arrumar?

2 curtidas

É um HD? Se for, desfragmente ele antes de tentar diminuir, se tiver uma entrada no final do disco ele não permite o redimensionamento do mesmo.

Não sei se o do próprio Windows resolveria o problema, caso não, utilize o Defraggler.

2 curtidas

Tem o Vopt tbm, muito bom
(tem pra baixar no site do William Azarado)

2 curtidas

Não entendo por que ultimamente todas as suas respostas estão sendo sinalizadas e ocultas, @COERSA (me desculpe pelo offtopic)

3 curtidas

melhor conversar sobre isso em mensagens privadas

1 curtida

Não sei no Windows, mas no Linux geralmente o redimensionador de partição não funciona com o HD montado, sendo que você precisa de um livecd com o redimensionador para redimensionar o disco. No Windows eu não sei bem como isso funciona, talvez desfragmentando o disco como o @RazarJP disse e depois redimensionando.

1 curtida

Se você ler a mensagem o motivo indicado são arquivos do sistema que não podem ser movidos, muito provavelmente arquivos importantes para o funcionamento do windows. Acho que um possível culpado é o arquivo de paginação, dentre outros.

1 curtida

Na verdade isso é uma funcionalidade do sistema de arquivos em uso na partição:

File system OS Aumentar Offline Aumentar Online Diminuir Offline Diminuir Online Adicionar ou Remover Volumes Físicos
FAT16 / FAT16B / FAT16X misc. sim não sim não não
FAT32 / FAT32X misc. sim não sim não não
exFAT misc. não não não não não
NTFS Windows sim sim sim sim não
ReFS Windows ? sim ? não não
HFS+ macOS não sim não sim não
APFS macOS ? ? ? ? ?
HFS+ Linux não não não não não
SquashFS Linux não não não não não
nãoVA Linux não não não não não
JFS[57] Linux sim não não não não
XFS[58] Linux não sim não não não
Lustre[59] Linux ? sim não não sim
F2FS[60] Linux sim não não não não
NTFS[61] Linux sim não sim não não
ext2[62] Linux sim não sim não não
ext3[62] Linux sim sim sim não não
ReiserFS[63] Linux sim sim sim não não
Reiser4[64] Linux sim sim sim não não
ext4[62] Linux sim sim sim não não
Btrfs[65] Linux sim sim sim sim sim
NILFS[66] Linux não sim não sim não
ZFS misc. não sim não parcial sim
JFS2 AIX ? sim ? sim não
UFS2[68] FreeBSD sim sim não não não
HAMMER DragonflyBSD ? ? ? ? ?

fonte: Comparison of file systems - Wikipedia

2 curtidas

Na verdade eu consegui diminuir já, mas quando entrei nessa tela, só estava liberado 4 GB para diminuir, mais que isso não estava conseguindo, mesmo tendo quase 100GB disponíveis… Não sei o que está acontecendo.

Mas isso acontece mesmo tendo espaço disponível no disco? Putzz

Eu redimensionava sempre que ia fazer dual boot e isso me impedia, @COERSA, Windows tem um gerenciamento de disco péssimo quando se trata de redimensionamento, não deixava ou era muito pouco espaço.

Quando isso acontecia, @LucasFs, geralmente eu redimensionava com gparted via livecd, mas como eu tinha medo de perder arquivos eu fazia backup dos meus dados importantes antes de fazer esse processo.

3 curtidas

Sim, estes arquivos não podem ser movidos de lugar, provavelmente por exigirem contiguidade e, mais importante, no caso do arquivo de paginação, provavelmente o kernel precisa saber o endereço físico exato do arquivo. Você pode contornar desativando e removendo o arquivo de paginação, mas acho que não se limita apenas a isso, creio que pontos de restauração e hibernação também sejam funções que geram arquivos que não podem ser movidos.

1 curtida

No Windows tem a questão da fragmentação, você precisa desfragmentar primeiro para ganhar uma quantidade significativa de espaço.

1 curtida

eu percebi que não posso fazer um partição muito grande depois de resetar o windows pela recuperação, semelhante ao hard reset do celular

1 curtida

abre um cmd com direitos administrativos e digita:
defrag /c /v /u
e olha se agora vc consegue redimensionar

1 curtida

Ajudou, mas liberou apenas 6GB… Não sei o que está acontecendo

1 curtida

como o @RazarJP disse, vc pode usar o Defraggler pra ver como tá a situação, se tiver arquivos no final do disco, o Windows não vai deixar vc diminuir a partição, inclusive o programa apresenta um gráfico bonitinho mostrando onde os arquivos estão no disco

4 curtidas

GParted ou Parted Magic.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.