Gerenciador de arquivos com preview de imagens/PDF

Olá turma!

Eu estou usando Windows 11 e com vias de migração para o PopOS ou LinuxMint. Por anos usei o Ubuntu 8 com Gnome 2 e gostava muito, mas hoje devido ao meu trabalho sou dependente da visualização do preview do Windows Explorer, quando vc clica no arquivo PDF ou imagem aparece um preview do lado direito da janela, como se fosse “abrir” o arquivo.

Eu trabalho renomeando muitas imagens e PDFs com base no seu conteúdo, e isso me permite renomear vendo seu conteúdo sem abrí-lo, o que impede renomear - se estiver aberto.

Testei vários gestores de arquivo do Linux como Thunar e Nautilus, até mesmo o Konqueror do KDE, mas nao encontrei nada parecido… alguém teria alguma dica?

Eu também usava recursos como esses, no Windows – e por isso acabei escolhendo o KDE Plasma nas minhas distros Linux.

No Dolphin, teclar F11 abre o “Painel Informações” do lado direito – com uma pré-visualização de imagens, PDFs, e vários outros tipos de arquivo – e embaixo da prévia, várias informações do arquivo.

No caso de fotos, exibe os dados Exif. – No caso de PDF, dá informações típicas desse tipo de arquivo:

Para aumentar a pré-visualização, basta alargar o Painel Informações.

É possível escolher quais informações deseja ver, e desabilitar as que não lhe interessarem.

Aqui está um resumo dos pacotes que fornecem pré-visualizações de vários tipos de arquivos:

2 curtidas

Também sinto muita falta dessa funcionalidade no app Files do Gnome, instalei o Dolphin pra testar, e a experiência não foi das melhores, o preview não funciona como deveria em muitos casos, e quando tentei aumentar o tamanho, muitas vezes ficava com a imagem borrada. Existe outro gerenciador sem ser o do KDE que faça essa função de uma maneira melhor? Ou alguma extensão pra quem usa Gnome?

Nunca me aprofundei em outros DEs / outros gerenciadores de arquivos. – Sei que também oferecem pré-visualizações, mas tudo que sei sobre eles é isso aqui (no link acima):

Arch Wiki - não-Dolphin

Para PCManFM, SpaceFM, Thunar e xfe, — mas não para Dolphin ou Konqueror, — o tópico File manager functionality da ArchWiki (atualizado em 26 Out. 2018 ) propõe:

tumbler           Image files. Also to expand to other file types
  poppler-glib      Adobe .pdf files
  ffmpegthumbnailer Video files
  freetype2         Font files
  libgsf            .odf files
  raw-thumbnailer   .raw files
  totem             Video and tagged audio files (GNOME Files, and Caja only)
  evince or atril   .pdf files

Agradeço pelas respostas. Eu instalei o Kubuntu 22.04 LTS em meu notebook “de viagem” que tenho aqui, um Dell Inspiron 7560 com um Core i7 de 7th gen com 16 GB de RAM, atualizei todos os pacotes e testei a funcionalidade do Dolphin como explicado pelo @frc_kde, mas na maioria dos casos aconteceu o que o @brunot mencionou: imagens ficaram borradas e nos arquivos PDF de livros e manuais que tenho com mais de 20 MB, nem chegou a abrir o preview (sem contar que o Dolphin ficou um tempo “pensando”).
De qualquer forma, agradeço pela indicação. Vou pesquisar se há como melhorar isso, e também vou instalar o KDE Neon com pacotes mais atualizados para conferir se nas versões rolling release do KDE isso já foi corrigido.

1 curtida

Eu não gosto nem um pouco do KDE, acho muito poluído, então continuo no gnome. Descobri a funcionalidade de preview apertando a tecla “espaço”, funcionou bem aqui pra mim no Arch, vou utilizar isso enquanto não acho outra solução definitiva.