Gentoo torna-se binário

De repente, posso trocar o Redcore – que até hoje não consegui consertar.

Gentoo se torna binário!

29 de dezembro de 2023

Provavelmente todos vocês conhecem o Gentoo Linux como sua distribuição baseada em código-fonte favorita. Você sabia que nosso gerenciador de pacotes, Portage, já há anos também tem suporte para pacotes binários, e que instalações de pacotes baseados em código-fonte e binários podem ser livremente misturadas?

Para acelerar o trabalho com hardware lento e para maior comodidade, agora também oferecemos pacotes binários para download e instalação direta ! Para a maioria das arquiteturas, isso é limitado ao sistema central e às atualizações semanais - no entanto, não é o caso para AMD64 e Arm64 . Lá temos impressionantes mais de 20 GBytes de pacotes em nossos espelhos, do LibreOffice ao KDE Plasma e do Gnome ao Docker. Gentoo estável, atualizado diariamente. Aproveitar! E continue lendo para mais detalhes!

Perguntas e Respostas

Como posso configurar minha instalação existente do Gentoo para usar esses pacotes?

Instruções rápidas de configuração para os casos mais comuns podem ser encontradas em nosso wiki. Resumindo, você precisa criar um arquivo de configuração no formato /etc/portage/binrepos.conf/ .

Além disso, temos um guia de pacotes binários bastante interessante em nosso Wiki que fornece muito mais detalhes.

O que tenho a ver com um novo palco/nova instalação?

Novos estágios já contêm o adequado /etc/portage/binrepos.conf/gentoobinhost.conf . Você está pronto para começar, embora você possa querer substituir a src-uri configuração por um URI apontando para o diretório correspondente em um espelho local .

$ emerge -uDNavg @world

Quais configurações de compilação, uso de flags,… os pacotes amd64 ‘‘normais’’ usam?

Os pacotes binários abaixo amd64/binpackages/17.1/x86-64 são compilados CFLAGS="-march=x86-64 -mtune=generic -O2 -pipe" e funcionarão com qualquer máquina AMD64/x86-64.

As configurações e versões do useflag disponíveis correspondem aos pacotes estáveis ​​dos perfis amd64/17.1/nomultilib (ou seja, openrc), amd64/17.1/desktop/plasma/systemd , e amd64/17.1/desktop/gnome/systemd . Isto deve fornecer uma cobertura bastante ampla.

Quais configurações de compilação, uso de flags,… os pacotes arm64 ‘‘normais’’ usam?

Os pacotes binários abaixo arm64/binpackages/17.0/arm64 são compilados CFLAGS="-O2 -pipe" e funcionarão com qualquer máquina arm64/AArch64.

As configurações e versões do useflag disponíveis correspondem aos pacotes estáveis ​​dos perfis arm64/17.0 (ou seja, openrc), arm64/17.0/desktop/plasma/systemd , e arm64/17.0/desktop/gnome/systemd .

Mas ei, isso não está otimizado para minha CPU!

Azar. Você ainda pode compilar pacotes como antes!

Quais configurações os pacotes para outras arquiteturas e ABIs usam?

A hospedagem do pacote binário está conectada às compilações do estágio. O que significa que para quase cada estágio existe um pacote binário de hospedagem que cobre (apenas) o conteúdo e as configurações do estágio. Não há mais planos para expandir a cobertura por enquanto. Mas ei, isso inclui o compilador (gcc ou clang) e todo o conjunto de ferramentas de construção!

Os pacotes são assinados criptograficamente?

Sim, com a mesma chave das etapas .

As assinaturas criptográficas são verificadas antes da instalação?

Sim, com uma limitação (na configuração padrão).

O Portage conhece dois formatos de pacotes binários, XPAK (antigo) e GPKG (novo). Somente GPKG oferece suporte à assinatura criptográfica. Até recentemente, o XPAK era a configuração padrão (e ainda pode ser o padrão na sua instalação, pois isso não é alterado durante a atualização, mas apenas na nova instalação).

Os novos pacotes binários oficiais do Gentoo estão todos no formato GPKG. Os pacotes GPKG têm sua assinatura verificada e, se isso falhar, a instalação será recusada. Para evitar quebrar a compatibilidade com pacotes binários antigos, por padrão os pacotes XPAK (que não possuem assinaturas) ainda podem ser instalados.

Se você quiser exigir assinaturas verificadas (algo que recomendamos fortemente), FEATURES="binpkg-request-signature" defina make.conf . Então, obviamente, você também pode usar apenas pacotes GPKG.

Recebo um erro informando que as assinaturas não podem ser verificadas.

Tente executar o Gentoo Trust Tool getuto como root.

$ getuto

Isto deve configurar o chaveiro necessário com as chaves Gentoo Release Engineering para Portage.

Se você FEATURES="binpkg-request-signature" ativou o make.conf , então getuto é chamado automaticamente antes de cada operação de download de pacote binário, para garantir que as atualizações e revogações de chave sejam importadas.

Eu mesmo criei pacotes binários e o portage se recusa a usá-los agora!

Bem, você encontrou o efeito colateral do FEATURES="binpkg-request-signature" . Para seus pacotes feitos por você mesmo, você precisará configurar uma chave de assinatura e ter essa chave confiável para a âncora no arquivo /etc/portage/gnupg .

O guia do pacote binário em nosso Wiki será útil aqui.

Meu download está lento.

Então, por favor, use um espelho local em vez de fazer o download da Universidade de Oregon. Você pode simplesmente editar o URI no seu arquivo /etc/portage/binrepos.conf . E sim, isso é seguro, por causa da assinatura criptográfica.

Meu Portage ainda quer compilar a partir do código-fonte.

Se você usar combinações useflag diferentes do padrão do perfil, você não poderá e não usará os pacotes. O Portage ficará feliz em misturar e combinar pacotes binários com pacotes compilados localmente. O Gentoo ainda continua sendo uma distribuição baseada no código-fonte, e não pretendemos uma instalação completa somente binária, sem qualquer compilação.

Posso usar os pacotes em um sistema usr mesclado?

Sim. (Se alguma coisa quebrar, isso é um bug e deve ser relatado .)

Posso usar os pacotes com outras versões de perfil (mais antigas ou mais recentes)?

Não. É por isso que o src-uri caminho contém, por exemplo, “17.1”. Quando houver uma nova versão do perfil, também forneceremos novos diretórios de pacotes separados.

Algum plano para oferecer pacotes binários de ~amd64 ?

Ainda não. Isso significaria uma tonelada de reconstruções… Se oferecermos isso um dia, ele estará em um URI separado por motivos técnicos.

O conselho por enquanto é manter-se estável tanto quanto possível e adicionar localmente package.accept_keywords quaisquer pacotes de teste que você deseja usar. Isso significa que você ainda pode usar uma grande quantidade de pacotes binários e apenas compilar o restante você mesmo.

Encontrei um problema com o portage ou com um pacote específico!

Então por favor peça conselhos (no IRC, nos fóruns ou em uma lista de discussão) e/ou registre um bug!

O suporte a pacotes binários foi testado há algum tempo, mas com muito mais pessoas usando-o, certamente ocorrerão casos extremos, e relatórios de bugs de qualidade são sempre apreciados!

Alguma foto bonita?

Claro! Aqui está a quantidade de dados de pacotes binários em GByte para cada arquitetura…

Fonte:

8 curtidas

Começando a ficar bom o Gentoo.

Falta só um Gentooinstall para o “btw i use gentoo” :rofl:

2 curtidas

Bem interessante, mais uma opção pros nerds ficarem brincando!

2 curtidas

O Gentoo é um sistema muito bom, e um sistema que eu me senti muito bem utilizando, mas não o uso no dia-a-dia só pelo motivo de sua manutenção ser muito mais custosa em tempo do que o de outra distro qualquer. Nem sempre tenho o tempo de deixar o PC compilar as atualizações semanais, e muito menos um computador potente o suficiente para tornar esta experiência rápida. Mantenho o uso do Gentoo como um passatempo, instalo às vezes para relembrar a experiência, e volto ao meu “porto seguro” (o Fedora).

3 curtidas