Tirando o Sabayon que esqueceram no IML. Quais são as outras distros baseadas no gentoo?
por onde eu entro nesse OS?
Tirando o Sabayon que esqueceram no IML. Quais são as outras distros baseadas no gentoo?
por onde eu entro nesse OS?
De acordo com o DistroWatch:
Olha,acho que o gentoo é igual o arch em um sentido,se você quer usar gentoo,use gentoo ,mais ele tem o Calculate Linux e o funtoo ,e inclusive o funtoo é o mais interresante…
Se você deseja a experiência completa, vá de Gentoo mesmo. O Funtoo também me parece ser bem legal, mas ainda não testei.
Quem curte Linux e computadores de uma maneira geral, penso que deveria instalar o Gentoo pelo menos uma vez na vida. É uma experiência única e se aprende bastante.
eu não queria ter que fazer compilação de ambiente gráfico e drive.
queria pular esse stage. por isso queria uma gentoo based que já pulasse essa etapa igual o sabayon
As alternativas, próximas ao que você quer, são o Calculate o RedCore. Cheguei a usar o Calculate, é uma distro interessante e, na época, me pareceu ser bem feita. Só não tem nenhuma documentação em português e pouca em inglês. O fórum deles, se não me engano, é em russo.
E, apenas lembrando, o Sabayon não morreu. Ele está em processo de fusão e vai virar uma “nova” distro: https://www.sabayon.org/article/sabayon-is-rebranding/
Concordo com o @msteles e o @Vnp, Gentoo é Gentoo, se quer usar, use ele de uma vez. Qualquer outra distro baseada nele não vai trazer a mesma experiência que usar o Gentoo direto. É o mesmo caso que o Arch. Por mais que tenhamos boas distros baseadas no Arch, como Artix, Manjaro, Endeavour etc. usar uma dessas distros não é a mesma coisa que usar o Arch direto. Não que isso seja um problema, mas, na prática usar Artix/Manjaro ou Calculare/RedCore, não é usar nem Arch e nem Gentoo. Essas distros aproveitam a ótima base que as distros-mãe tem, porém, oferecendo recursos, opções, customizações etc. diferentes da distro-mãe. Deu para entender o meu ponto?
Entra via máquina virtual. Vc pode ir fazendo a instalação e pode pausar a máquina virtual caso queira fazer outras atividades. Vai por etapas tbm, instala o ssitema base, depois o xfce, depois o plasma ou gnome. Por último vc transplanta a VM pra uma partição.
Eu falo isso porque foi assim que eu fiz, acho que foi duas semanas saboreando cada etapa da instalação!
entendo. pois ja instalei o arch. mas no fim depois de configurado instalado gui e programas acaba sendo mais do mesmo das distro based que ja pulam essas etapas.
mas eu queria evitar a fadiga de fazer as compilações dos primeiros stages do gentoo/funtoo. mas vou ver aqui!
estou na duvida do calculate e o Mocaccino Desktop. se esse Mocaccino Desktop for oq o sabayon era vale apena!
Então nesse caso tente o ExGENT OS ,ele vem com calamares em iso e vem com lxqt,infelizmente se voce nao gostar da DE terá que compilar outra interface…
essas gento based tbm seguem a norma de se adaptarem ao hardware?
ou só vou conseguir isso compilando o gentoo mesmo?
pq o meu interesse no gento é esse. sentir como é usar um OS adaptavél ao hardware.
sim,ele so é um gentoo com calamares e lxqt imbutido
Não. A adaptação ao hardware e customização do software “nível Gentoo” é conseguida usando as devidas chaves no compilador, como --march=native
, -O2
(ou -Os
se a prioridade for o tamanho do executável), etc… Não tem como queimar essa etapa se quiser ter esse (suposto?) benefício.
Usar uma distro derivada do Gentoo e não compilar nada dá basicamente num Artix (derivadas sem systemd) ou Arch (derivadas com systemd) nesse quesito.
Se seu processador foi lançado nos últimos 6 anos (chamado x86_64-v3), inclusive, dá para ir mais longe nesse sentido com o Arch ativando os repositórios semi-oficiais que vêm com chaves de compilação que otimizam especificamente para esses processadores mais recentes.
meu pc é “novo” (2018).
é pelo visto não tem como fugir, compilar é tão chato! e os stages são tantas etapas. mas o material eu ja tenho!
só espero que valha apena o trabalho pra sentir esse “sistema adaptavél”.
https://www.funtoo.org/Install/pt-br
valeu gente!