Boa Noite, comunidade do Diolinux Plus, sou Valdemir e contarei uma ocorrência que aconteceu no meu PC, meu neto falou para eu sair um pouco do Slackware e ir testar o Gentoo, então decidi instalar o Gentoo Linux no meu PC neste domingo, quando chegou na parte de compilar o Kernel e ficaram umas 4 horas compilando e o sistema deu uma travada então reiniciei e coloquei o Pendrive do Slackware e comecei a instalação, mas ele não instalava de jeito nenhum mesmo eu formatando o disco e apagando 100%, até regravei a ISO no Pendrive e não foi de jeito nenhum, então cheguei a conclusão que o Gentoo queimou meu SSD, mesmo sendo novo tendo mais ou menos 2 meses, Coloquei até um Pendrive com Windows 10 e deu problema na inicialização.
Bem vindo!
Alguns fatos relevantes:
- A compilação do kernel pode tomar desde alguns giga até mesmo centenas de gigabytes de espaço em disco, caso selecione compilar todos os módulos. É realmente uma operação intensiva em disco.
- Ao acabar o espaço em disco é comum que o computador chegue a travar.
- Um SSD quando está quase cheio (95% ocupado) precisa fazer muitas operações para realocar espaço livre, costuma ficar bem lento.
Se foi esse o caso (compilar até lotar o disco), então a operação estressou bastante o disco, elevando o risco de falha do dispositivo.
Por último, vale lembrar que distribuições baseadas em código fonte (como o gentoo) costumam consumir muito mais espaço em disco do que as distribuições baseadas em binários. Também o processo de compilação constante estressa outros componentes como memória e processador, podendo levar a falhas prematuras em notebooks que não são corretamente dimensionados para uso intensivo, ou mesmo em desktops que tenham problemas de refrigeração.
Aconteceu comigo de o sistema travar por causa de vazamento de memória e eu ter que reiniciar. Resultado: badblocks.
Queda de energia e reinício forçado enquanto o disco está em uso é grandes chances de dar problema em qualquer sistema.