Enviado por/User: @RuKsu
Distro: Gentoo Linux
Terminal: Kitty
Screenshots:
Quer enviar a sua screenshot para aparecer aqui também?
Envie para:
https://pinguimcriativo.com/contato/
Enviado por/User: @RuKsu
Distro: Gentoo Linux
Terminal: Kitty
Envie para:
https://pinguimcriativo.com/contato/
O Gentoo do Lucas @RuKsu era tão particular e peculiar que era quase uma DE de criação dele!
Pra mim a melhor criação dele foi aquela configuração do Firefox que o tornava a própria DE do sistema, de certa forma. Um workflow único e incrível.
Mas é esse mesmo que estou falando - ele fez com o Gnome e dps com o Sway. Certo, @RuKsu?
Primeiramente é uma grande honra para mim ter esta oportunidade do Pinguim Criativo
Também gostaria de agradecer os comentários gentis.
Muito obrigado por estes comentários. Bom na barra superior configurava e editava o Sway e na barra inferior mesmo procedimento mas com o Firefox. O Sway tem documentações no Github e na internet. O Firefox eu aprendi muitas coisas no site de códigos deles, o MDN.
Na 1st imagem do tópico, mostra a tela do Terminal Kitty, usando o Neofetch para tentar explicar o Sistema . Já a 2nd imagem é o Modo Desktop, com as 2 barras, estilo um Gnome 2, Mate… Estas 2 telas iniciavam por padrão ao ligar o computador tendo como principal a 2nd do Firefox, com as 2 barras.
“OS Backend é o Gentoo, o OS Frontend o Mozilla Firefox e o WM o Sway modificados.”
O Modo Desktop era controlado por estas 2 barras, sendo que o Sway era mais o controle de telas enquanto o Firefox controlava o Desktop. O Sistema era controlado pela tela do “Terminal Kitty”. Copiar, Colar, Criar Diretórios, Configurar Redes, todo Sistema era por CLI, o Terminal.
Eu estava desenvolvendo uma Web Page Offline com ícones dinâmicos e cara de Desktop usando HTML CSS e Javascript para ser como página principal.
Para facilitar o aprendizado desenvolvendo o sistema, eu gostava de imaginar como eram os diretórios… Por exemplo, eu imaginava que eram “salas” de uma “empresa”, onde eu ia prestar manutenção, estudar, conversar, me divertir… A imagem de fundo, papel parede da Lara Croft - Shadow of the Tomb Raider, para ele ficar igual em todas as telas, Kitty com aquele fundo escurecido e Firefox Desktop com as 2 barras transparentes, eu tinha de ir em várias “salas”, (diretórios), dizendo para as pessoas, trabalhadores, (arquivos), que estavam lá dentro: “Olhem esta será a imagem padrão da empresa”…
Com as setas do teclados, funções autocompletar, eu ia caminhando pela empresa, (digitando), até as salas onde eu queria chegar e os arquivos que eu configurava dentro das salas eram os colaboradores, pessoas, que trabalhavam naquelas salas. Eu uso esta técnica de imaginar até no Android
Bom, como o Firefox tem a habilidade de Fullscreen, ao apertar o F11 as 2 barras se escondiam, mas a barra inferior aparecia quando encostado o mouse na parte de baixo da tela. Apertando o F11 de novo, as 2 barras reaparecem.
Eu ia desenvolvendo o Sistema todos os dias, ele nunca ficou completo, por isso não fiz vídeos dele. Configurar capturas de tela no Gentoo, ou qualquer software, geralmente é bem manual, tem de ler muito, quebrar a cabeça muito e precisa de muito tempo para investir. Mas eu não iria completar ele nunca mesmo, por opção pessoal mesmo, afim de ter desafios com o sistema todos os dias e ele não parar no tempo.
Até quando eu usava minha DE favorita, o Gnome com o Sistema Arch Linux, eu queria modificar ela para que o Sistema Operacional tivesse uma proposta de ser quase 100% cloud. Mas o Gnome, por ser uma DE pronta, desmembrar ela, “engenharia reversa” até o ponto que eu pudesse ter liberdade de modificar, precisaria ler muito. Então foi aí que veio a ideia de migrar para o Gentoo, um sistema operacional que da muita liberdade para modificar. Claro que o Gentoo tem o “Xerifão Portage” que muitas vezes evita nós de quebrarmos o sistema ou fazermos coisas que não era para ser feitas, como instalar pacotes fora de ordem. O Portage ele avisa, porém podemos desobedecer ele rsrs… Mas mesmo assim a liberdade que o Gentoo oferece para o usuário é a maior de todos os Sistemas Operacionais que já usei. Isso tem um preço de, ler e aprender muito, ter tempo para investir, gostar de quebrar a cabeça com sistemas e ter gosto geral para isso. Por ele ser um sistema que oferece tanta liberdade, significa que os programas têm de estar o mínimo configurado possível, para que nós mesmos programamos a nosso gosto.
No caso do Android, se nós desmembrarmos, engenharia reversa, chegaremos no Kernel Linux, o mesmo com o Gentoo, Arch, Ubuntu, Fedora, Manjaro, etc… Mas o desmembrar que é bem difícil porque foi desenvolvido por várias outras pessoas com caminhos, projetos bem diferentes. Coisas que eu aprendi com o Gentoo .
Eu instalei o Gentoo 3 vezes e todas elas bem diferentes umas das outras, apesar de ter manuais explicando como instalar o Gentoo, ele é um Sistema Operacional bem pessoal e com uma liberdade, onde ele se desenvolve como se fossem os galhos e folhas de uma árvore de acordo com o jeito que plantamos e cultivamos ela. Assim que instalamos uma vez, vamos desenvolvendo ele com o tempo e estes galhos e folhas da árvore vão pegando formas. Na 2nd vez a nova árvore já toma caminhos diferentes, mesmo fazendo anotações, marcando códigos, vendo vídeos e lendo fóruns, wiki e tals… No final todas se tornarm uma árvore. O Gentoo é um sistema mágico.
Acredito que isso acontece porque vamos aprendendo como ele funciona e então vamos tomando caminhos diferentes, a fim de aprimorar o sistema a cada vez que instalamos ele.
O Gentoo depois de pronto, ou em estado beta possível de usar, é um Sistema Operacional super leve, econômico, cheio de liberdades e super focado no hardware instalado, mas ele tem um problemão, na minha opinião… Para chegar nessa fase beta, se o computador é simples, o Gentoo faz a RAM e especialmente o Processador sofrerem muito por muitas horas, dias.
Então eu penso, será que podemos usar um Sistema Operacional em um hardware tipo Threadripper, RAM Quad Channel, PCI-e 4, para emular outro hardware mais simples? A compilação, atualização e instalação ficariam por conta deste Super PC.
Por exemplo, vamos supor que eu tenha este Super PC com o Gentoo, mas quero instalar ele num PC single core 2GB RAM simples… Instalar ele direto neste PC simples vai fazer ele sofrer muito, podendo levar até dias. Mas com o Super PC, poderíamos emular o hardware do PC simples, empacotar num pen drive e instalar tudo já compilado e pronto para aquele PC.
Eu acredito que é possível como desenvolver um Game de Playstation 5 usando um Computador, acho que não é o PS5 que usam para desenvolver jogos, ou qualquer outro console…
Enfim, mais uma vez fico muito feliz e honrado por este tópico, por o Pinguim Criativo e pelas mensagens aqui.
Cheers