Gedit não mostra texto

Olá, eu estou com problemas com o gedit. Quando abro algum arquivo de texto, o conteúdo em si não é mostrado, conforme print abaixo.

Já tentei seguir o tutorial do link para resetar o gedit, mas não deu certo. Como faço para consertar isso e voltar a exibir o conteúdo em forma de texto?

1 curtida

Tente abrir o arquivo com o nano e veja se se o texto aparece corretamente. Só para testar se o problema é o Gedit mesmo ou se são as fontes do sistema.
1- Abra o terminal no diretório do arquivo em questão;
2- gedit nomeDoArquivo.txt

1 curtida

Parece ser problema com as fontes, tenta dar um cat ~/Área \de \Trabalho/lab1 e veja se saiu tudo certinho.

1 curtida

Abriu com o mesmo problema indicado no print.

Usando esse comando eu consegui visualizar o texto normalmente. Como resolvo esse problema de fontes?

feche todos os editores de texto em aberto e rode o seguinte comando: sudo fc-cache -f -v

Verifique se não é algo relacionado a codificação, tente iniciar com UTF-8 ou UTF-16.

gedit --encoding=UTF-8 arquivo.txt

ou

gedit --encoding=UTF-16 arquivo.txt
1 curtida

Fiz isso e não resolveu :frowning:

Com UTF-8 abriu do mesmo jeito.

Já com UTF-16 abriu com esses símbolos:

Conferi o idioma, região e formato do teclado. Está tudo certo. Quando tento escrever algo no gedit, novos símbolos como esse do print aparecem. Mas, se escrevo no libre office ou qualquer outro editor, o texto sai normal, sem nenhum problema.

Só para ter certeza que não foi nenhuma configuração que você fez, apague as pastas ocultas do gedit, pode ter na própria home, na .config, na cache, na .local/share… Assim o gedit volta para as configurações padrões.

Outra alternativa, se o problema persistir, é instalar o novo editor de texto da Gnome que substituiu o gedit: gnome-text-editor - tem nos repositórios e em flatpak.

Tentei aqui e não deu certo.
O complicado é que não tenho mais detalhes, pois é um computador de um laboratório de informática, então não sei dizer se foi intencional ou depois de ter instalado algum pacote =/

Tente

gedit --encoding UTF-16LE arquivo.txt

Caso persista, tente redefinir as configurações do Gedit.

dconf reset -f /org/gnome/gedit/

Pessoal, nenhum comando que disseram aqui resolveu o problema. Hoje, mexendo mais uma vez antes de formatar (já que seria a única opção), achei o problema.

“É só” marcar a caixinha grifada de vermelho e tudo voltou ao normal kkk estou respondendo com o print pq pode ajudar outra pessoa =D

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.