GDM no monitor principal

Oi gente eu tô usando pop os no meu notebook e uso um monitor externo 144Hz como o principal, funciona de boa sem nenhum problema mas quando eu ligo o notebook o GDM aparece na tela do notebook, tem alguma forma de trocar?

1 curtida

Olá @FelpD tudo bem contigo?

Este ajuste é bastante simples, basta copiar o arquivo de configuração dos monitores para o diretório padrão do GDM. Não sei dizer se é possível fazer isso usando uma interface gráfica, mas via terminal, basta um comando bem simples.

Ajustando as configurações de monitores para o GDM

Abra um terminal, acesse seu diretório de usuário e copie as definições de monitores para o GDM.

cd ~
sudo cp .config/monitors.xml /var/lib/gdm3/.config/

Após copiar, reinicie o computador e valide se ficou como esperado. Eu testei esse ajuste em diversas distribuições, incluindo o Debian, Pop!_OS e Ubuntu.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Funcionou! Muito obrigado, isso poderia acontecer altomaticamente, né?

1 curtida

Será que isso tbm serve para o Plasma e o SDDM?

@Rodrigo_Chile

Kde usa o xorg, neste artigo explica como proceder.

Veja que vc defini o tela primária

Adriano, não sei se expliquei corretamente. Os monitores são detectados corretamente. Apenas queria que a tela de login do SDDM apareça no monitor primário e não nos 2, como ocorre. Mas vou olhar com calma tua dica

Section "Monitor"
    Identifier  "VGA1"
    Option      "Primary" "true"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier  "HDMI1"
    Option      "LeftOf" "VGA1"
EndSection

Veja o exemplo citado

A tela primária é o vga1 e a tela extendida a esquerda é o hdmi1

1 curtida

OK… de noite plugo o segundo monitor e vejo se funciona!

Eu tenho zero experiência no SDDM/KDE em ambiente de produção, há alguns anos que só testo esse combo em VM.

:vulcan_salute:

1 curtida

Se ele usar algo parecido com o config do GDM, deve funcionar… vou testar fazendo backup antes do arquivo (e usando Timeshift, óbvio)

1 curtida

Ao menos aqui não existe o ~/.config/monitors.xml

Aí não teria o que copiar… pena

Vou olhar nas configs do Plasma, na parte do SDDM, pra ver o que aparece, pq ele acaba espelhando tela ao invés de estender

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.