GDM não lembra das configurações - Wayland

Apesar de habilitado após a instalação do Manjaro Gnome 20.2, o Wayland resolveu “sumir”. Ok, editei como sudo o arquivo etc/gdm/custom.conf, colocando a opção WaylandEnable=true. Salvei e reiniciei a sessão, aparecendo as 3 opções (Gnome, Gnome Classic e Gnome on XOrg). Mas se desligo ou reinicio, ele “esquece”, obrigando-me a refazer o processo (nem que seja simplesmente abrir o custom.conf com o nano, salvar e fechar, sempre com sudo). Aí volta. Já atualizei o Grub mas não resolveu. Alguma ideia?
Segue o conteúdo do custom.conf:

GDM configuration storage

[daemon]
AutomaticLoginEnable=False

Uncomment the line below to force the login screen to use Xorg

WaylandEnable=true

[security]

[xdmcp]

[chooser]

[debug]

Uncomment the line below to turn on debugging

#Enable=true

Quando você reinicia e não tem a opção do Wayland, se você simplesmente fizer login e depois logoff o Wayland aparece?

Quando reinicio não tem a opção (ou melhor, aparece Gnome e Gnome clássico, sem a opção Gnome com XOrg) - quando carrega, em em X11 (XOrg, no caso). Aí edito o custom.conf, salvo (ou apenas abro e salvo), fecho a sessão e quando reabro aparecem as 3 opções, Wayland, Clássico e XOrg
Respondendo, acho que não - mas não testei essa alternativa de carregar e fechar a sessão. Só que ela é tão chata quanto abrir, salvar, fechar e reiniciar sessão

Pois é, acho que não precisa editar o arquivo, deve estar acontecendo com seu sistema a mesma coisa que aconteceu com o meu. Aqui bastou colocar i915 no mkinitcpio.conf para resolver:
https://wiki.archlinux.org/index.php/GDM#GDM_ignores_Wayland_and_uses_X.Org_by_default
Mas tem outras soluções para o problema na wiki

1 curtida

Lembra em que pasta fica o mkinitcpio.conf?

Se ajudar, mandei um whereis e saiu isso /usr/bin/mkinitcpio /etc/mkinitcpio.d /etc/mkinitcpio.conf /usr/share/mkinitcpio /usr/share/man/man8/mkinitcpio.8.gz

É o etc/mkinitcpio.conf
Pelo que li, é adicionar i915 (meu caso já que uso mesa)
MODULES=(... i915 ...)
Salvar e reiniciar o pc
Será isso mesmo?

Tomara que seja, só soube achar o arquivo rs
Boa sorte!

1 curtida

Na Wiki do AUR diz que é esse… hehehehehe

Mexi no arquivo, coloquei intelagp também, como a Wiki recomenda, reiniciei e funcionou! A única chatice é a extensão de previsão do tempo, que não se atualiza sozinha, precida abrir e clicar pra atualizar (no XOrg não precisa fazer isso). Mas aí alguma hora atualizam a extensão e passa a funcionar…

Na verdade, ainda não funcionou… preciso entrar, sair e entrar novamente… vamos ver se amanhã brota uma solução mais viável, mas imagino que seja isso dos módulos não carregarem corretamente

que tal criar o arquivo e dar só permissão de leitura pra todos os usuários? :stuck_out_tongue:
chmod 444 custom.conf
uma talvez gambiarra

Não sei se faz sentido, pois custom.conf e mkinitcpio.conf estão na raiz do sistema e não na /home

e o que que tem? permissão de arquivos é pra todas as pastas e arquivos, relativos a qualquer usuário
inclusive, não precisa nem de comando, acho que no próprio gerenciador de arquivos em propriedades dá pra arrumar isso, só por todo mundo pra conseguir só ler

1 curtida

Vou tentar e ver se faz diferença

1 curtida

Não, precisa gerar novas imagens de inicialização depois de editar o /etc/mkinitcpio.conf com sudo mkinitcpio -P, para salvar as alterações. Depois reinicie.

1 curtida

Imaginei que faltava algo assim. Vou testar quando chegar em casa

Ainda nada. Atualizei o custom.conf:

E o mkinitcpio.conf

E rodei os comandos sudo mkinitcpio -P e sudo update-grub e nada ainda.

A título de informação, eis a config da máquina

Só consigo entrar no Wayland dps de carregar uma sessão com XOrg
Mais alguma ideia, @N1vBruno?

Help, @swatquest, @anon58028541 e @thespation, plizzzzz! :heart_decoration:

1 curtida

uma opçao é intalar o pacote xorg-xwayland.

depois na tela do gdm escolhe wayland.

outra opçao

é remover o pacote gdm

sudo pacman -Rsndd gdm

veja se o arquivo /etc/gdm/custom.conf foi removido. Se não foi, apague ele.

sudo rm -r /etc/gdm/custom.conf

depois reinstale o gdm

sudo pacman -S gdm

veja se resolve

2 curtidas