Garuda Linux - Alguém já usou? Como é o desempenho?

Olá, pessoal!

Recentemente, acabei encontrando o Garuda Linux. É um sistema baseado em Arch que parece ter uma filosofia de facilidade de uso semelhante à do Manjaro: Garuda Linux | Home

Gostaria de saber se alguém aqui já teve alguma experiência com esse sistema e o que achou do desempenho, já que ele promete priorizar o maior uso de memória RAM para acelerar a responsividade e acaba sendo indicado como excelente escolha para jogos. Também gostaria de saber sobre a facilidade de uso, especialmente quando comparado ao Manjaro (que já usei e me agrada).

Procurei no canal e parece que o @Dio ainda não fez vídeos sobre ele?

3 Curtidas

Estou nele agora, na versão Dr460nized. Além da minha dificuldade em mexer no Plasma, desde que uso distros era sempre em ambientes GTK, ele tem uns bugs sim. Mas nada muito sério, coisas no layout, com uma exceção: flatpaks não se integraram ao menu e snaps simplemente não funcionam. Criei um tópico no Fórum deles, mas ainda sem solução

1 Curtida

Interessante, esse aí não conheço, baixando para testar

image

Tem versão i3

:grin:

3 Curtidas

I3 não vale pra testes, @thespation! Tenta ao menos uma versão com DE decente, raios!! :rofl::rofl:

3 Curtidas

Vale sim po! Vi que a versão i3 tem até blur e transparência, vou dar uma conferida

:smile:

2 Curtidas

@Rodrigo_Chile Encontrei algumas pessoas que também reclamaram da questão dos bugs… Receio não ser um sistema seguro para utilização diária.

Atualmente, estou usando o Ubuntu 20.10. O Garuda me chamou a atenção por ser aparentemente focado em desempenho e jogos. Para isso, ele promete usar mais da memória RAM, o que parece ser interessante.

Ao contrário do que as pessoas geralmente pensam, o fato de um sistema usar menos memória RAM não o faz necessariamente mais responsivo ou rápido que outro que usa mais. Pode muito bem ser o contrário, inclusive, pois memória parada é memória desperdiçada.

1 Curtida

Eu utilizo, ele faz parte da família de Arch derivados amigáveis, em minha opinião ele está mais próximo do ArcoLinux do que do Manjaro. É uma excelente distro, as versões “Ultimate” são mais pesadas.

3 Curtidas

Sobre os bugs, eles são raros, só tornam-se mais presentes assim como em outras distros se certas DEs forem instaladas em paralelo, mas, isso é comum até onde sei à quase todos os sistemas operacionais, pois, existem algumas incompatibilidades.

2 Curtidas

Tô terminando de deixá-lo com a minha cara aqui, com os apps que uso direto e minimamente decorado. O tema de ícones que escolhei não pegou direito, uns ficaram brancos como quis, outros rosa, nem imagino pq. Mas o sistema é bastante responsivo sim.
Alguns poréns: quando me deu a opção de escolher o que instalar pra versão Ultimate, não instalou foi nada - e lá fui eu pro PAMAC instalar na mão.
O Thunderbird (versão Nightly) deu ruim na primeira tentativa, mas ao reinstalar foi tudo bem, reconheceu minha pasta de configs e voltou ao que era antes da formatação.
Não me dá opção para instalar um kernel LTS no gerenciador - nada grave, mas é sempre uma medida de segurança.
O grub não reconheceu meu W10 nem usando o Grub Customizer. Mas com está em triple boot com o Manjaro, deixei o verdinho cuidar disso e tá funcionando bem.
E isso dos flatpaks e snaps, esquisitão. Flatpaks rodam pelo terminal mas só. Snaps nem pensar em rodar, apesar dos suportes estarem todos ok.

A ideia não é tê-lo como distro de produção, nisso confio mais no Manjaro mesmo. Mas será útil como plano B. Vamos ver como se sai em tarefas mais pesadas, como edição de vídeos.

Já coloco nos tópicos correspondentes, mas lá vai uma provinha:

3 Curtidas

Wallpaper e temas de ícones neon lindos. Se fosse Plasma já ia pensar que era versão Dr460nized.

2 Curtidas

É a versão Dr460nized. Mudei o papel de parede, a tela do SDDM (não tem como printar, né?) e a logo e o título do launcher (bandeira do Chile e “Garuda Chile”). O tema de ícones é o padrão, assim como o tema das Latte Docks - queria mudar os ícones, mas como disse acima, ao colocar outro tema, ele não deixou a cor uniforme, ficou parte branco e parte rosa (fucsia, sei lá). Vou mostrar:

Era pra estar tudo branco, mas alguns fugiram da cor escolhida… vou retornar ao original e é isso aí!

2 Curtidas

Gente, criei um canal no Telegram pra quem estiver usando e se interessar trocar ideias, problemas e soluções
Cheguem mais!

(Agradecimentos ao @ryblackzen pela arte, usei o wallpaper que fez como capa do grupo)
3 Curtidas

Ce é loko!!? Vi essa sua imagem de fundo e pensei que era o meu. Mas aí pensei: impossível, pois eu mesmo fiz meu plano de fundo dinâmico com essa imagem 360 graus.

Show de bola essa imagem, ainda mais em 360 graus:

—edit
Não é bem a mesma imagem, mas é o mesmo local.

3 Curtidas

O Dionatan testou o Garuda, e ainda trouxe uns dados de testes de desempenho que fez do Garuda em jogos comparado aos do Manjaro e do Pop! OS. Adivinham o resultado?

2 Curtidas