Gargalo na GPU utilizando Arch Linux

Bom dia, senhores.
Meu sistema atual é:

GPU: AMD RX 9060 XT 16GB
CPU: R7 5700X3D
32 RAM
Distro: Arch Linux, kernel 7.1.5-arch1-2
DE: KDE Plasma 6

Resolvi migrar para linux e escolhi o arch para me forçar a aprender linux e também por causa do meme… A instalação ocorreu tudo certo, drivers atualizados e afins. Fui testar o novo jogo do 007 e percebi que o desempenho do jogo nao condizia com os benchmarks da internet, para tirar a prova viva, testei o mesmo jogo no windows e lá ele estava normal, desempenho excelente.

O principal sintoma é: no Arch meu jogo fica entre 60-70 fps com a gpu oscilando entre 80-90%. Aplicando upscalling nao sentia muita diferença no fps
No windows, sem upscalling ficava entre 70-80 fps, com upscalling, mais de 100 fps e gpu sempre em 99%
Jogando em FHD

Ja testei coisas como:

1. CPU Governor: estava em powersave, foi para performance
  2. Resizable BAR/4G Decoding: está habilitado agora
  3. GPU power Profile: estava em auto e foi para high
  4. Wayland substituido por X11

Alguém tem alguma sugestão ou sabe o que mais posso tentar?

OBS: Com o jogo pausado, a CPU vai pra 99-100%, Durante o gameplay ativo, uso de CPU oscila bastante

Fala meu caro, tudo bom?

“Já tentou tirar o overlay e jogar o jogo?”

Brincadeiras a parte, comparar o jogo com o windows é complicado, até pq ele roda via proton/wine, então haverá alguma perda de desempenho. E com outros na internet tem que verificar até qual kernel estão usando, tem alguns sistema que otimizam para games, tipo o CachyOS.

Então, se você gosta de empurrar o hardware ao máximo, no linux você pode usar algumas outras armas pra isso, um deles é alterar o proprio Kernel, eu uso arch com o kernel do CachyOS, e também mudar a versão do Proton que o jogo ta rodando (que é por aqui que eu começaria)

Olá tudo bom?

Em relação a jogos, é sempre bom visitar o ProtonDB para checar o status e o que o pessoal tem feito em relação a versões do Proton e aos argumentos utilizados que podem melhorar sua experiência.

https://www.protondb.com/app/3768760

Para jogos mais recentes sempre há uma avalanche de patches que podem atrapalhar o Proton e as correções podem demorar um pouco.

Dê uma olhada e veja se pode ajudar.