Gamepad não é recohecido como atividade

Olá, bem primeiramnete meu controle é reconhecido sim mas em emuladores e alguns jogos usar o controle não conta como atividade do sistema e isso faz como que meu monitor desligue, alguém tem uma solução? eu vi pessoas em outros lugares dizendo pra usar joystickawake ou wayland mas eu não sei se realmente é uma boa opção

No seu cenário sim, o aplicativo joystickwake (disponível em código fonte no codeberg no Codeberk - link https://codeberg.org/forestix/joystickwake e também num repositório PPA para Ubuntu, possivelmente compatível com o Linux Mint que é baseado em Ubuntu, instruções nesse link: https://launchpad.net/~foresto/+archive/ubuntu/toys) parece ser exatamente o que precisa para resolver o problema. Caso não funcione, ou não queira fazer um “sideloading” de programas de outras fontes, pode instalar o caffeine da própria loja de apps do Linux Mint. Depois de instalar o caffeine e suas eventuais dependências, rode o aplicativo e o caffeine-indicator, ativando ele no ícone na bandeja de sistema (tem o ícone de uma xícara de café!). Ele evita a suspensão de sistema se houver aplicativos em tela cheia (acredito que seus jogos sejam em tela cheia, não?). Teste e depois nos conte se resolveu…

Caso não consiga resolver com nenhum app, vá nas configurações do XFCE e configure o sistema para nunca suspender (deslize o controle de tempo de inatividade para suspensão todo para a esquerda até aparecer a palavra Never ou Nunca). Caso tenha algum protetor de tela configurado (por exemplo xscreensaver), também ajuste as configurações dele para nunca desligar a tela, independentemente do tempo de inatividade.