Gamepad logitech F310 não está conectando no Uubuntu 22.04 LTS

Captura de tela de 2023-01-06 14-35-07

Estou com um caso caso curioso aqui, meu gamepad não funciona ligando ele na minha distribuição ubuntu, lembro que chegava a rodar plug and play nas versões antigas, mas aqui , nada.
Não funciona nos jogos na Steam, não funciona no big picture, não funciona inclusive em nenhum dos jogos baixados na Ubuntu store, tentei testar no super tux 2 e super tux kart e nada.

O meu gamepad Logitech F30 é um gamepad de cabo, ele tem inclusive dois plugs trazeiros para uso do xinput e directinput. Testei o plug em ambos nos jogos do ubuntu store e na steam e nada de funcionar.

Existe uma forma de remediar isso ?! com linha de códigoi (não gosto disso, mas no momento, pra mim é necessário)

Alguém que usa ubuntu 22.04 LTS tem esse mesmo problema que eu ?!

PS: E para nunca mais acontecer
Se possível, existe esse report na canonical ?! como vejo ou endosso link ?! alguém me ajudaria a reportar-lo também, se possivel ?

Especificação:
Distro : Ubuntu 22.04 LTS
Placa mãe : Asus Prime B450M-gaming
Gameapad: Logitech F310

Não sei se é o mesmo caso e não conheço esse controle. Para o meu controle funcionar preciso realizar esse procedimento no Arch Linux.

Existe essa outra opção:

Acredito que o correto seria funcionar apenas Plug and Play, mas como isto não está acontecendo, sugiro que leia isto, mas leia com atenção e cuidado, pois eu não consegui encontrar nenhuma informação relacionada a data que esta matéria foi publicada, não sei é atual ou desatualizada, então leia a matéria e também os comentários dela: https://www.howtoforge.com/tutorial/how-to-configure-your-gamepad-on-ubuntu/