"Galeria de Fotos" exporta fotos sem os dados Exif

TL;TR:

Meu celular atual elimina os dados Exif das fotos, antes de “exportá-las” para o PC desktop.

• É alguma “evolução” do Android em geral?
  • Isso vai acontecer com qualquer celular com SO Android daqui por diante?
  • Ou será, apenas, o caso do app “Galeria” específico deste modelo de celular?
  • Vale a pena baixar e instalar outro app “Galeria”, para ver se “exporta” as imagens sem remover os dados Exif?
  • Usei outro app, chamado “Gerenciador de Arquivos”, e ele exporta as fotos COM os dados Exif – mas não é tão cômodo quanto o app “Galeria”

Contexto

Durante anos, “baixei” fotos do celular (e de câmeras digitais Sony) para o PC desktop – usando cabo USB.

Abria uma janela do MS (File) Explorer ou do Dolphin, ia até a pasta do dispositivo onde estavam as fotos – e arrastava para uma pasta do PC desktop em outra janela do Dolphin ou do MS (File) Explorer.

Infelizmente, eu não fazia Prints em 2003 – mas tenho um de 2016:

Conforme pude apurar nos meus “guardados”, eu ainda usava esse método em meados de 2020:

Àquela altura, eu não tinha mais Windows, nem câmera Sony – e as últimas fotos do Nokia WP8 que encontro são de Setembro 2020. – Na virada de 2020 para 2021 comecei a usar o KDE Connect:

E sempre, as fotos vieram para o PC desktop com os dados Exif das fotos.

Sony Cybershot modelo P7 – ou algo assim – em Janeiro 2003:

Sony DSC-H2 – Abril 2007:

Nokia Lumia 630 – Junho 2020:

Samsung J2 Prime – até Maio 2022:

Redmi 9A – até Novembro 2024:

Naturalmente, os nomes dos arquivos eram uma mixórdia. – Cada “dispositivo” inventa um padrão diferente para nomear os arquivos das fotos.

Daí, a importância dos dados Exif – para que o KRename recupere a data e a hora originais de cada foto – e possa renomeá-las num padrão único “YYYY-MM-DD_hh-mm-ss_Xx” (onde “Xx” indica o dispositivo da foto, ou a distro do Print).

Além disso, não há motivo válido para perder outros 50 ~ 120 dados Exif das fotos – ao usar o app “Galeria”:

Bendita insônia, uma bela noite, me soprou nas orelha: – “Experimenta o Gerenciador de Arquivos”:

Lá estão as fotos – nomeadas “IMG_YYYYMMDD_hhmmss” – exatamente a data e a hora em que foram feitas:

Ao baixá-las, são renomeadas para o “tempo Unix” – por exemplo: “1743201839593” – que corresponde ao dia e a hora… em que foram baixadas:

Mas neste caso – usando o Gerenciador de Arquivos – vêm os dados Exif.

Poucos, na verdade – mas incluindo a data e hora em que a foto foi tirada. – A partir daí, já dá para usar o KRename:

A “função” que encontrei no KRename é:

[exifExif.Photo.DateTimeOriginal]

que usa “dois pontos” ( : ) para separar YYYY:MM:DD e hh:mm:ss – e “espaço em branco” entre a data e a hora.

Se baixasse com os nomes originais – tipo “IMG_20250326_122632” (como fazia o Redmi 9A que usei até Novembro) – bastaria usar essa “fórmula”, que ainda guardo no KRename:

[$5;4]-[$9;2]-[$11;2]_[$14;2]-[$16;2]-[$18;2]_Xm

Especificações

• Redmi 12C
  • Versão OS: 1.0.9.0.UCVMIXM
  • Versão Android: 14 UP1A.231005.007

“Editor de Galeria: versão 1.9.0.6-global”

50 ou 120 dados Exif?

Usei uma ferramenta exiftool para exportar em TXT todos os dados Exif contidos numa foto do antigo Redmi 9A e numa do atual Redmi 12C – e não apenas aqueles que o Dolphin pode exibir no Painel “Informações” (F11), do lado direito:

Em seguida, abri ambos arquivos TXT no KDiff3 – para verificar as diferenças:

Pude então verificar que as fotos do meu antigo Redmi 9A traziam 128 linhas de informações Exif – enquanto as do Redmi 12C trazem apenas 51 linhas de dados Exif (desde que exportadas via “Gerenciador de Arquivos”).

Itens do Painel “Informações” (F11) do Dolphin

Para o Painel “Informações” (F11) do Dolphin ser prático (considerando as limitações de altura da tela), desabilitei itens supérfluos, como “tipo” (JPG), “tamanho”, “dimensões” – e também itens que não utilizo, como Tags, Rating, Comment.

Numa foto tirada em 2023 pelo Redmi 9A:

Numa foto tirada, agora, com o Redmi 12C:

O bicho: GPS

Vejo dizerem que o KDE é “complicado”, que tem “configurações demais”, e que o usuário “se perde ali dentro” – mas, nesse aspecto, o Android vence o KDE, de goleada! – Percorrer todas as (possíveis) configurações de um Android, para ver qual delas poderia (talvez!) permitir que o “Galeria” exporte as fotos COM os dados Exif, é de dar torcicolos, após horas de navegação em um labirinto.

Notei, agora, que as fotos feitas no antigo Redmi 9A até 28 Abril 2024 não registravam a localização GPS – mas do dia 30 em diante passaram a incluir a localização GPS nos dados Exif.

Meu hábito é desativar a localização GPS – e manter desativada, mesmo quando algum aplicativo pede. – Aí mesmo, é que aproveito para negar GPS também (principalmente) para o aplicativo que pediu acesso.

pyRenamer: abandonado

O pyRenamer era meu renomeador preferido – pois facilitava muito o uso da data & hora originais das fotos. – O código era:

{imageyear}-{imagemonth}-{imageday}_{imagehour}-{imageminute}-{imagesecond}

Infelizmente, está completamente abandonado. – Só encontrei no PCLinuxOS – e não funciona mais como devia:

2 curtidas

A necessidade é a mãe da invenção – ou da descoberta do que alguém já tinha inventado:

Trocar os “dois pontos” ( : ) por traço ( - ) – e “espaço” por “sublinhado” ( _ ) – exigia uma 2ª abertura do KRname, para nova operação, complementar.

Isso já tava me torrando a paciência, nesses 30 dias – e resolvi procurar comandos para criar um bash script. – Mas acabei encontrando uma linha de comando que faz tudo de uma vez:

find . -iname \*jpg -exec exiv2 -v -t -r '%Y-%m-%d_%H-%M-%S_Rm' rename {} \;

Eu já tinha o pacote exiv2 no Void – mas como hoje estou no openSUSE, bastou instalar nele também:

zypper install exiv2

Vai ser rápido, não foi?

17 segundos – supondo que não fiquei boquiaberto e demorei a fazer o 2º PrtScn.

2 curtidas

Que saga! Uma vez tentei organizar minhas milhares de fotos desde 2004 pra cá e desisti por esse motivo, ficaram uma bagunça sem os dados de data. Tudo misturado de diversos dispositivos diferentes. Acabei deixando bagunçado lá e algum dia eu volto, talvez com suas dicas consiga algo melhor hehe.

E compartilho sua dor em relação aos menus do Android, troço confuso! As vezes quero achar uma opção e nem usando a busca consigo, fico 10 minutos navegando em submenus pra mudar algo trivial. Olha que muitas vezes é uma opção já conhecida minha e mesmo assim é dificil encontrar! Meu sonho é rodar Gnome no meu celular. Aliás, fica um salve pro meu saudoso Lumia 920 e seu excelente WIndows Phone, melhor sistema de celular que utilizei até hoje. Android poderia usar umas dicas de como organizar menus com o finado Windows Phone.

1 curtida

Parece que a remoção dos dados Exif durante a exportação das fotos pode ser devido a uma limitação ou característica do aplicativo de galeria específico ou do dispositivo que você está utilizando. Muitos aplicativos e dispositivos lidam com os dados Exif de forma diferente, e alguns podem remover esses dados durante a exportação.

Para preservar seus dados Exif, você pode tentar usar aplicativos alternativos como o Gerenciador de Arquivos, que exporta as fotos com os dados Exif intactos. Embora não seja tão conveniente quanto o aplicativo de galeria padrão, é uma solução eficaz.

1 curtida

Isso:

O “SO” remove dados – em nome da “privacidade” – e isso ocorre, mesmo quando uso o “Gerenciador de Arquivos” (em vez do “Galeria”):

• No caso do “Gerenciador de Arquivos”, ainda sobram uns 51 “dados Exif” – incluindo a “Data e Hora Original da Foto”.

• No caso do “Galeria”, não sobra nada.

Pior…

… você só pode escolher, entre “aceitar” do jeito que está – ou “concordar” em continuar como está.

As opções que você precisa, não existem – e você só fica sabendo depois de comprar o “modelo de aparelho”.

Não gostou? – Compre outro “modelo”, de outra “marca”, pra vê se acerta na loteria.