TL;TR:
Meu celular atual elimina os dados Exif das fotos, antes de “exportá-las” para o PC desktop.
- É alguma “evolução” do Android em geral?
- Isso vai acontecer com qualquer celular com SO Android daqui por diante?
- Ou será, apenas, o caso do app “Galeria” específico deste modelo de celular?
- Vale a pena baixar e instalar outro app “Galeria”, para ver se “exporta” as imagens sem remover os dados Exif?
- Usei outro app, chamado “Gerenciador de Arquivos”, e ele exporta as fotos COM os dados Exif – mas não é tão cômodo quanto o app “Galeria”
Contexto
Durante anos, “baixei” fotos do celular (e de câmeras digitais Sony) para o PC desktop – usando cabo USB.
Abria uma janela do MS (File) Explorer ou do Dolphin, ia até a pasta do dispositivo onde estavam as fotos – e arrastava para uma pasta do PC desktop em outra janela do Dolphin ou do MS (File) Explorer.
Infelizmente, eu não fazia Prints em 2003 – mas tenho um de 2016:
Conforme pude apurar nos meus “guardados”, eu ainda usava esse método em meados de 2020:
Àquela altura, eu não tinha mais Windows, nem câmera Sony – e as últimas fotos do Nokia WP8 que encontro são de Setembro 2020. – Na virada de 2020 para 2021 comecei a usar o KDE Connect:
E sempre, as fotos vieram para o PC desktop com os dados Exif das fotos.
Sony Cybershot modelo P7 – ou algo assim – em Janeiro 2003:
Sony DSC-H2 – Abril 2007:
Nokia Lumia 630 – Junho 2020:
Samsung J2 Prime – até Maio 2022:
Redmi 9A – até Novembro 2024:
Naturalmente, os nomes dos arquivos eram uma mixórdia. – Cada “dispositivo” inventa um padrão diferente para nomear os arquivos das fotos.
Daí, a importância dos dados Exif – para que o KRename recupere a data e a hora originais de cada foto – e possa renomeá-las num padrão único “YYYY-MM-DD_hh-mm-ss_Xx” (onde “Xx” indica o dispositivo da foto, ou a distro do Print).
Além disso, não há motivo válido para perder outros 50 ~ 120 dados Exif das fotos – ao usar o app “Galeria”:
Bendita insônia, uma bela noite, me soprou nas orelha: – “Experimenta o Gerenciador de Arquivos”:
Lá estão as fotos – nomeadas “IMG_YYYYMMDD_hhmmss” – exatamente a data e a hora em que foram feitas:
Ao baixá-las, são renomeadas para o “tempo Unix” – por exemplo: “1743201839593” – que corresponde ao dia e a hora… em que foram baixadas:
Mas neste caso – usando o Gerenciador de Arquivos – vêm os dados Exif.
Poucos, na verdade – mas incluindo a data e hora em que a foto foi tirada. – A partir daí, já dá para usar o KRename:
A “função” que encontrei no KRename é:
[exifExif.Photo.DateTimeOriginal]
que usa “dois pontos” ( : ) para separar YYYY:MM:DD e hh:mm:ss – e “espaço em branco” entre a data e a hora.
Se baixasse com os nomes originais – tipo “IMG_20250326_122632” (como fazia o Redmi 9A que usei até Novembro) – bastaria usar essa “fórmula”, que ainda guardo no KRename:
[$5;4]-[$9;2]-[$11;2]_[$14;2]-[$16;2]-[$18;2]_Xm
Especificações
- Redmi 12C
- Versão OS: 1.0.9.0.UCVMIXM
- Versão Android: 14 UP1A.231005.007
“Editor de Galeria: versão 1.9.0.6-global”
50 ou 120 dados Exif?
Usei uma ferramenta exiftool para exportar em TXT todos os dados Exif contidos numa foto do antigo Redmi 9A e numa do atual Redmi 12C – e não apenas aqueles que o Dolphin pode exibir no Painel “Informações” (F11), do lado direito:
Em seguida, abri ambos arquivos TXT no KDiff3 – para verificar as diferenças:
Pude então verificar que as fotos do meu antigo Redmi 9A traziam 128 linhas de informações Exif – enquanto as do Redmi 12C trazem apenas 51 linhas de dados Exif (desde que exportadas via “Gerenciador de Arquivos”).
Itens do Painel “Informações” (F11) do Dolphin
Para o Painel “Informações” (F11) do Dolphin ser prático (considerando as limitações de altura da tela), desabilitei itens supérfluos, como “tipo” (JPG), “tamanho”, “dimensões” – e também itens que não utilizo, como Tags, Rating, Comment.
Numa foto tirada em 2023 pelo Redmi 9A:
Numa foto tirada, agora, com o Redmi 12C:
O bicho: GPS
Vejo dizerem que o KDE é “complicado”, que tem “configurações demais”, e que o usuário “se perde ali dentro” – mas, nesse aspecto, o Android vence o KDE, de goleada! – Percorrer todas as (possíveis) configurações de um Android, para ver qual delas poderia (talvez!) permitir que o “Galeria” exporte as fotos COM os dados Exif, é de dar torcicolos, após horas de navegação em um labirinto.
Notei, agora, que as fotos feitas no antigo Redmi 9A até 28 Abril 2024 não registravam a localização GPS – mas do dia 30 em diante passaram a incluir a localização GPS nos dados Exif.
Meu hábito é desativar a localização GPS – e manter desativada, mesmo quando algum aplicativo pede. – Aí mesmo, é que aproveito para negar GPS também (principalmente) para o aplicativo que pediu acesso.
pyRenamer: abandonado
O pyRenamer era meu renomeador preferido – pois facilitava muito o uso da data & hora originais das fotos. – O código era:
{imageyear}-{imagemonth}-{imageday}_{imagehour}-{imageminute}-{imagesecond}
Infelizmente, está completamente abandonado. – Só encontrei no PCLinuxOS – e não funciona mais como devia: