Utilizei o Fyde OS por um mês, na esperança de que fosse se tornar o meu novo sistema operacional. A ideia é realmente promissora, porém apresenta algumas falhas de usabilidade em certas situações (falta a exibição da área de trabalho e a visualização de todos os apps abertos, assim como a exibição de miniaturas das janelas; os dois primeiros recursos estão presentes no próprio Android). A possibilidade de utilizar aplicativos do Android e do Linux proporcionou uma experiência interessante.
No entanto, devo ressaltar que minha experiência com o sistema operacional foi marcada por frequentes travamentos. Diariamente, ocorria pelo menos um travamento em algum momento, mesmo considerando que o sistema era utilizado apenas por quatro horas por dia. Isso me obrigava a reiniciar o sistema à força. Embora fosse possível esperar até que ele “se destravasse” sozinho, isso resultava no fechamento de todos os programas abertos e na volta para a tela de login. O resultado era semelhante a reiniciar o sistema, sendo que a opção de reinicialização era mais rápida.
Decidi então testar outro sistema operacional. Anteriormente, usei o Ubuntu por um longo período, até deixar de utilizar um notebook em favor do meu Galaxy Tab S6 (que é bastante agradável de usar, mas teve o teclado danificado e adquirir um novo se mostrou caro; além disso, recebi um laptop da empresa). Estou considerando a possibilidade de experimentar um sistema operacional diferente ou optar por um dos Rolling releases, como o Manjaro ou o openSUSE. Também estou pensando em testar o próprio POP OS junto com o Waydroid, já que uso o meu Galaxy para jogos (não me indiquem o Mint ou o Zorin, não gostei da experiência com eles). Quem sabe até tentar instalar o Chrome OS, no estilo do antigo Hackintosh. Agora, como isso seria chamado? Hackhrome? =P
PS: As especificações do meu computador são: APU A10 AMD, 8 GB de RAM e SSD de 120 GB.
Sim, mesmo com suporte a Ryzen que brunch tem agora, o meu processador é anterior ao Ryzen =/.
Pelo Brunch tb é meio chato depois que descobri que as atualizações são manuais.
Despertou curiosidade em saber como está a evolução, então, instalei em um pen drive. Gostei da usabilidade, cadastrei uma conta gmail mas não obtive acesso à Play Store. Mas penso que estão no caminho certo para um SO convergente.
No meu note que é um core i5 o SO está funcionando bem. Processadores AMD mais antigos que o a empresa Fyde deve sofrer um pouco mais para deixar o sistema fluido. Nunca utilizei o Chrome OS, mas o Fyde lembra muito o Samsung Dex e pra mim falta algumas melhorias de usabilidade, como o próprio Dex que tem os 3 botões do android de minimizar tudo, mostrar todas as janelas ativas.
Por conta do conteiner eu tb não encontrei uma forma de queimar uma iso em um pendrive pelo FydeOS.
Veja bem, eu tenho varias maquinas e toda antigas, a mais nova é um Dell 4 geração, e até a 3 geração o FydeOS 17… e agora a v18 funcionou na 3 e 4 geração. as anteriores não funcionou. As duas tem e esta ativadas a VIRTUALIZAÇÃO. as outras nem se encontra na BIOS Ok. Verifica a sua se tem e esta ativas na Bios. Outro detalhe. Todas são Intel. então. pode ser a Tal Virtualização. Boa Sorte. " Outro detalhe Importante " AVersão 18 do FydeOS, esta com Problema na autenticação tanto pela Conta e no Play Store. Então nem é bom baixar.
O Chrome OS roda em dispositivos x86 sim, inclusive todos os modelos q vi (deixo claro q são os q eu vi e não todos q existem) usam processadores x86 da intel, rodando os apps de Android inclusive, mas não é possivel instalar o Chrome OS em um dispositivo comum, a menos q seja pelo Brunch Framework
Algo parecido acontecia no MacOS com chips intel, não era possivel instalar MacOS em um dispositivo Comum, prática q só se tornou possivel com Hackintosh, e ainda com limitações
edit:
Se não ficou claro, os Chromebooks e Macbooks já tiveram (e no caso de chromebook ainda tem) versões com chip intel x86_64 q é o chip com arquitetura presente na grande maioria de computadores pessoais hoje em dia
Tô te dizendo kkkkkk
O Chrome OS Flex é feito para ser instalado em dispositivos convecionais, e tem foco empresarial especialmente (pelo menos por enquanto), o Chrome OS tradicional pode ser instalado apenas em Chromebook, não por conta da arquitetura, mas sim por ser fechado a isso, assim como eram os Macbooks, tanto que através do Brunch é possivel instalar o Chrome OS com Google Play (Que não é a versão Flex) em dispositivos convencionais, o Brunch não faz tradução da arquitetura (nem seria viavel de ser feito, já que seria custoso ao hardware), ele apenas torna possivel inicializar o sistema em um laptop UEFI, coisa que o Chrome OS por si só não é capaz de fazer
Mais do q isso @Dio tem um Chromebook, por favor qual a arquitetura do processador do seu Chromebook Dio?, conte aqui se for possivel kkk
Além disso o Dio tbm tem um FydeTab Duo que roda o FydeOS na versão ARM algo q é bacana tbm, especialmente para os apps android, mas pode quebrar um pouco a experiencia no contêiner Linux