FVD Speed Dial banido do firefox (incluso soluções para recuperar seus dados)

Ontem, dia 23/11/2021 a Mozilla baniu a extensão Speed Dial [FVD] New Tab Page, 3D Start Page, Sync. Esta extensão contava com aproximadamente de 70.000 usuários contabilizados pela store da mozilla no momento do banimento e, até novembro de 2020 era uma extensão recomendada pela Mozilla (pode ser visto em sites de arquivamento) [1].

Este banimento se deu por supostas violações do desenvolvedor aos termos de uso da mozilla na coleta de dados de busca do usuário [2] e, de acordo com moderadores da comunidade do mozilla, este desenvolvedor estava sendo avisado sobre isso desde 2020 [3]. Porém, a parte realmente ruim disso tudo é que a mozilla não avisou os usuários sobre esse banimento, causando assim uma perda massiva de dados por parte dos usuários.

Como se não bastasse essa falta de profissionalismo da Mozilla em prejudicar milhares de usuários ao bloquear uma extensão de bookmarks sem aviso prévio, eles ainda saíram deletando postagens que ensinavam as pessoas a desabilitar a lista de bloqueio de addons tanto em seu forum (onde eles apagaram tópicos completos) quanto no reddit [4].

Eu fui um dos prejudicados e, pela falta total de profissionalismo e respeito aos usuários, estou abandonando o firefox depois de ter sido ferrenho usuário do Netscape Navigator (o pai do FF) seguido por usuário do Firefox desde suas primeiras versões (sim, fui usuário do firefox por quase 20 anos).

Contudo, precisei fazer backup dos dados perdidos pelo bloqueio feito pela mozilla e nessa busca por solucionar meus problemas, encontrei diversas soluções que talvez ajudem alguém aqui no forum também (que pode se interessar em deixar de usar esta extensão em outros navegadores por conta do problema de privacidade também):

  • Recuperando os dados da extensão:
  1. Caso você utilize o FVD Speed Dial e o EverSync, basta abrir em outro navegador e sincronizarseus dados neste segundo navegador (no momento este addon ainda está disponível no Chrome)

  2. Caso você não tenha nenhuma forma em nuvem de sincronizar estes dados, como reabilitar o FVD Speed Dial:
    entre em about:config em seguida procure por extensions.blocklist.enabled e coloque o valor desta chave em false.

  • Salvando seu bookmark do FVD:
    Vá nas configurações do FVD speed dial clicando na engrenagem, em seguida, nas opções globais, na aba main clique em export e aparecerá uma janela com dados (está em formato json) clique em copiar para o clipboard, crie um arquivo de texto e cole neste arquivo.

  • Com seus dados salvos neste arquivo de texto, é seguro reverter a primeira etapa e desabilitar a extensão ou mesmo desinstalá-la.

Com o backup realizado, agora pode-se procurar opções. Caso você queira continuar utilizando o Firefox, a extensão Group Speed Dial é totalmente compatível com os dados exportados. Este vídeo mostra o processo de copiar os dados caso haja alguma dificuldade no processo.

Caso você queira utilizar uma extensão que não importe os dados diretamente ou queira utilizar outro browser, criei este script que extrai os dados do backup do FVD speed dial e salva em um arquivo CSV (tabs separam as colunas) que pode ser aberto em qualquer editor de planilha ou visualizador de CSV, facilitando bastante o processo de migração dos links.

No linux, caso utilize ubuntu, basta executar o script passando o arquivo de texto extraído como argumento (./get_data.py ./backup.txt por exemplo). Caso você use alguma distro cujo o interpretador do python 3 não esteja em /usr/bin/python3 ou se estiver no windows e tenha o python instalado, apenas chame o interpretador python antes do script (python ./get_data.py ./backup.txt por exemplo).

[1] - Speed Dial [FVD] New Tab Page, 3D Start Page, Sync – Get this Extension for 🦊 Firefox (en-US)

[2] - https://www.ghacks.net/2021/11/24/mozilla-bans-the-fvd-speed-dial-extension-from-firefox/

[3] - Speed Dial - Add-on Support - Mozilla Discourse

[4] - Reddit - Dive into anything

3 curtidas