Tenho uma planilha no Google Docs, na qual eu utilizo, em uma coluna, a seguinte fórmula:
=SOMA(QUERY(Sheet0!A7:H;"select F where B Matches '"&A2&"'";0))
Sendo que Sheet0 é a primeira planilha do arquivo. A2:BF é o intervalo onde a função QUERY fará a consulta, e selecionará os valores da coluna F, nos quais o valor da coluna B é igual ao valor da coluna A da respectiva linha da segunda planilha.
Acho que ficou um pouco confuso, por isso vou deixar o link de uma planilha de exemplo.
A fórmula descrita encontra-se na célula B2 da segunda planilha (Sheet1). Se não houver alguma função diretamente equivalente à QUERY no Calc, teria alguma fórmula que eu possa usar para chegar ao mesmo resultado? Se alguém souber e puder ajudar, fico agradecido.
=BD*([área com a tabela]; [coluna onde estão os números]; [área critério de pesquisa])
A "área critério de pesquisa é que torna o negócio todo desengonçado, você teria que criar uma mini-tabela para cada célula. É como se cada coluna dela fosse transformada em um where [topo da coluna] matches [valor em baixo]. É até difícil explicar em um comentário resumido como funciona.
Pro exemplo que tem no Doc aí, seria algo como:
Na célula B2, tem a fórmula
=BDSOMA($Sheet1.$A$1:$G$47;"Days Required";A1:A2)
Onde A1:G47 na Sheet1 é a tabela original copiada do doc, e A1:A2 é a “área critério de pesquisa” (seria como você tivesse feito QUERY(..., select "Days Required" where "Project Name" matches "Marketing").
Pelo menos, basta copiar e colar as 4 células (aqui, A1 até B2) em outro lugar da planilha e editar nome embaixo de Project Name para selecionar outra coluna.