Full HD, Full SSD ou juntar com LVM?

Fala pinguins! Estou montando o meu suado homelab que tanto sonhei, vou estar usando o Debian 12 como sistema operacional num mini pc e pretendo uma abordagem generalista com esse servidor/homelab, usando e abusando de maquinas virtuais e containeres.

Mas estou com uma duvida em relação ao particionamento, eu tenho um RAID(posso alternar entre 0, 1, Jbod e SPAN) com 2 HD’s de 3 TB e o mini pc tem um SSD NVMe de 2 TB.

O que eu faço?

1. Uso os HD’s como armazenamento principal e deixo o SSD para armazenar backups.

2. Uso o SSD como armazenamento principal e deixo os HD’s para armazenar backups.

3. Junto um dos HD’s com o SSD usando LVM e deixo o HD restante para armazenar backups.

O que vocês fariam?

Eu pessoalmente usaria o SSD para o sistema e deixaria os HDs para armazenamento de dados em massa/backup.

Interessante, como você implementaria o particionamento? Pelo que entendi você iria deixar / no ssd e pegaria os HD’s[agora eu vou dar uma viajada], faria um RAID 1 e colocava a /home em um deles?

faria mais ou menos isso ai, deixar no ssd o sistema e todos os apps q tu vai usar, e alguns arquivos talvez q tu acesses bastante, ou precise de velocidade, se quer editar vídeos diretamente do server, por exemplo.
E pra guardar arquivos deixar tudo em hdd, de preferência com raid 5 ou 6 caso se importe em não perder eles.