Quase um ano após o cientista da computação, ativista e defensor do software livre Richard Stallman ter renunciado ao cargo de presidente da Free Software Foundation após uma polêmica envolvendo assédio sexual e pedofilia, o conselho da FSF finalmente elegeu um novo presidente.
Geoffrey Knauth é um veterano da FSF e professor de ciência da computação no Lycoming College(Pensilvânia, EUA),foi o escolhido para o cargo. Segundo sua biografia no site da FSF, ele trabalhou como programador, associado sênior, engenheiro e analista de sistemas, ele também contribuiu para o desenvolvimento do GNU Objective-C, além de ser bacharel em economia e tesoureiro da FSF. Além de seus vários talentos, tambem é fluente nas línguas russa e francesa.
Geoffrey Knauth é membro do conselho há mais de trinta anos, e em sua primeira declaração como presidente escreveu:
“O conselho da FSF me escolheu neste momento como líder para servir r ajudar a comunidade a se concentrar em nossa dedicação compartilhada para proteger e desenvolver software que respeite nossas liberdades. Também é importante proteger e aumentar a diversidade de membros da comunidade. É através da nossa diversidade de experiências e opiniões que temos criatividade, perspectiva, força intelectual e rigor.”
Espero que o novo presidente da FSF consiga elevar o movimento a outro patamar, com novas idéias e uma nova mentalidade. Mas e você o que achou dessa mudança? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!