Frequencia da Tela

Olá pessoal! Eu aqui novamente pedindo auxilio às bestas sagradas do Linux. Então to aprendendo a mexer no Linux e fuçando em todas as configurações, aqui em tela ta configurado em 60Hz de atualização, mas tem a opção de subir até 120,02Hz, o que eu queria saber é se tem como saber a frequencia maxima da minha tela, pra saber se eu posso colocar a frequencia mais alta. Ou quando aparece pra mim é porque é compatível? Tem algum malefício aumentar a frequencia de hardware ou de desempenho? Abraços!

Se a opção foi te oferecida livremente sem você forçar nada então é porque ele tem frequência alta.
120 é bem alta.
Quando a frequência é muito alta para a resolução a ser usada o monitor da uma serie de problemas visuais.

1 curtida

É comum aparecer aparecer a opção de frequência e a tela não suportar. Normalmente, no Windows, basta selecionar a opção 120hz e aplicar, se a tela ficar preta é porque não suporta, basta aguardar que volta aos 60hz padrão.

Como sei a capacidade da minha tela admito que não fiz o teste no Linux ainda.

1 curtida

Aqui quando eu troquei para 120 não ficou preto, ficou normal, voces acham que eu devo deixar nos 120?

Se está funcionando a tela suportou. Não vejo porque não usar.

1 curtida

Nos monitores antigos, de tubos catódicos, aqueles trambolhos que pesavam mais de 20 quilos, selecionar a opção errada de frequência poderia queimar o aparelho! Mas vinha no manual do usuário a tabela de frequências suportadas. Também tinha um aviso bem grande antes de mudar a configuração “Colocar uma resolução acima da capacidade do seu monitor pode danificá-lo permanentemente. Deseja prosseguir?”

Se vc não tem um desses, pode testar a vontade. Se a tela ficar preta é porque não funciona.

2 curtidas