FreeCAD no Linux está bem animador

Tenho usado o FreeCAD recentemente e, sinceramente, o projeto tá bem promissor. Dá pra ver que o desenvolvimento vem evoluindo bastante, com melhorias constantes e uma comunidade contribuindo com novas funcionalidades.

A modelagem 3D é relativamente tranquila de pegar, mesmo pra quem não tem tanta experiência. O fluxo não é perfeito ainda, mas funciona bem e já dá pra produzir coisa séria.

Agora, sendo bem honesto: a parte de documentação 2D (pranchas) é onde o bicho pega. No começo é meio trabalhoso e pouco intuitivo, principalmente se você vem de softwares mais consolidados. Mas depois que você entende a lógica, melhora bastante.

No geral, acho que vale muito a pena testar — principalmente considerando que você pode se livrar de licenças caras (tipo Autodesk) e até rodar tudo em Linux sem dor de cabeça.

4 curtidas

testei no biglinux e deu certo

1 curtida

Muito boa essa nova versão.

Corrigiram algo que era bugado nas versões anteriores (a ferramenta Transformar).

Na versão 1.2 ou 1.3, já dá para deixar de lado o Fusion 360.

Faz muito tempo que usei… de fato não sei mais como está. Mas o problema que tive no passado era justamente com relação ao fluxo nada parecido com o mercado.

Te afirmo que esse projeto eu fiz exatamente igual no Revit e fiz esse translado pro FreeCAD e fiquei satisfeito com o resultado