FreeBSD - Primeiras impressões

Boa tarde a todos! Gostaria de vir aqui compartilhar minhas primeiras impressões no sistema operacional FreeBSD.

Há uns tempos atrás, eu tentei instalar o FreeBSD no meu Notebook NP550XDA. O resultado? Me deparei com uma verdade óbvia, mas dura: O pouco suporte a placas de rede. Como eu estava apenas disposto a instalar via Wifi, decidi desistir na instalação, pois quando chegava na parte de instalar o sistema, e ele pedia conexão de rede, o sistema n conseguia detectar minha placa wifi. Hoje no entanto, decidi dar uma segunda chance a esse carinha, mas desta vez, com um cabo Ethernet, meu Notebook tem entrada para internet cabeada, então foi tranquilo. Aí eu decidi instalar o sistema. O instalador do FreeBSD é em TUI, ou seja, instalação rápida, fácil, direto ao ponto. Depois do processo, basta reiniciar a sua máquina, e você já pode desfrutar do sistema.

Não chequei ainda o particionamento manual do instalador, eu recomendo ultilizar o esquema automático. Configurei um usuário, e aí depois, foi só logar como root, e instalar os pacotes básicos (Servidor gráfico, interface, greeter, etc..). No FreeBSD, tudo é mais “centralizado” Por exemplo, para mecher no que acontece no boot, basta editar o arquivo /boot/loader.conf, e adicionar os parâmetros desejados. Para editar os serviços que o sistema ativa na inicialização, basta editar o arquivo /etc/rc.conf. Parece que pra tudo, tem sempre um arquivo de configuração esperando para ser editado, e isso é incrível! Deixa tudo mais organizado e fácil de configurar. Aí, instalei o Sudo, e configurei-o para que todos os usuários do grupo wheel pudessem usar comandos Sudo. E só.. Foi tudo extremamente rápido, direto, e me deixou impressionado, para um sistema pouco conhecido, compatível, e menos usado que o Linux, eu realmente não esperava por isso.

A única coisa que pode enganar o usuário é os serviços do DBUS, ou a ativação dos drivers referentes a sua CPU, mas isso tb é bem fácil, por exemplo, se vc usa uma CPU Intel relativamente recente, no padrão Tiger Lake, basta instalar o drm-kmod, e ativar o módulo de vídeo “i915kms” no arquivo /etc/rc.conf.

Recomendaria o usar? Olha, o FreeBSD tem pouco mais de 1000 jogos portados para rodar nativamente, então as possibilidades são escassas. Mas, vc ainda pode usar o Wine, já pra uso diário, eu diria que, pra alguns usuários, o FreeBSD pode ser surpreendentemente mais fácil que o Linux, obviamente se você já tem um conhecimento básico. Abraço!

Tenho vontade de subir algum serviço no meu homelab rodando FreeBSD, nunca tive muito contato pois nunca consegui fazer rodar direito nas minhas máquinas, único contato direto e mais prolongado que tive foi rodando o opnSense e pfSense hehe. Em VM ele roda muito bem, se tivesse um docker nativo pra FreeBSD eu com certeza usaria mais vezes.

Que legal sua experiência com o FreeBSD.

Ontem eu estava tentando instalá-lo em meu notebook (felizmente reconhece a placa WiFi), porém tive alguns problemas com a sincronização da hora e data, provavelmente esqueci de ativar a função de NTP na instalação.
Sigo na luta pra instalar aqui.

Cara, uma dica que dou é que depois de instalar o sistema, vc loga como root e instala os drivers referentes a sua CPU, eu instalei o pacote drm-kmod, já q ele tem a maioria dos módulos de vídeo pra CPUs intel como a minha, mas se vc usar AMD, é diferente, dps vc edita o arquivo /etc/rc.conf e ativa o serviço do dbus no arquivo (dbus_enable=“YES”), e o módulo desejado do seu driver (no meu caso, é kld_list=“i915kms”, aí vc tb ativa o serviço do greeter desejado (ex: lightdm_enable=“YES”), é aí reinicia o pc e loga como usuário comúm, fazendo isso vc já praticamente ativa os serviços essenciais (Dbus e Greeter), e tb o módulo de vídeo do driver mais apropriado, mas recomendo pesquisar mais um pouco pra ficar melhor

Reinstalei o sistema e configurei a interface gráfica, agora é só customizar e instalar alguns softwares.
Deu erro no regdomain, mas eu consegui ajeitar e agora está tudo rodando de boas.

Eu consegui instalar em um HDD secundário e configurar o Grub do Debian pra reconhecer o FreeBSD.
Deu mais trabalho porque tinha mais partições no disco além da / e /home do FreeBSD.

Além disso, tive um problema na hora de configurar o WiFi, pois tem que selecionar o regdomain, mas eu não sabia qual era o do Brasil (FCC, aparentemente), daí não sincronizava a data e hora via NTP e os repositórios dava erro de validade das chaves de autenticação. Ou seja, nada de instalar pacotes pelo pkg.
Mas consegui resolver tudo e instalar a interface gráfica.

Olha como ficou:

Vale mais apena só usar internet cabeada, tb tive trabalho tentando configurar o wifi, tive de criar interface virtual para o driver (no meu caso, era chamado “iwlwifi0”), instalei o network manager, fiz vários ajutes, até configurei o meu wifi manualmente, mas n deu certo. Mas é bom saber que seu Laptop já reconheceu logo de cara, isso mostra que o FreeBsd tá ganhando mais suporte. Não era assim há alguns anos..

Eu cheguei a testar em 2018, mas não tinha suporte ao WiFi.
Outra coisa que falta melhor suporte é o bluetooth, ainda está precário.