Boa tarde a todos! Gostaria de vir aqui compartilhar minhas primeiras impressões no sistema operacional FreeBSD.
Há uns tempos atrás, eu tentei instalar o FreeBSD no meu Notebook NP550XDA. O resultado? Me deparei com uma verdade óbvia, mas dura: O pouco suporte a placas de rede. Como eu estava apenas disposto a instalar via Wifi, decidi desistir na instalação, pois quando chegava na parte de instalar o sistema, e ele pedia conexão de rede, o sistema n conseguia detectar minha placa wifi. Hoje no entanto, decidi dar uma segunda chance a esse carinha, mas desta vez, com um cabo Ethernet, meu Notebook tem entrada para internet cabeada, então foi tranquilo. Aí eu decidi instalar o sistema. O instalador do FreeBSD é em TUI, ou seja, instalação rápida, fácil, direto ao ponto. Depois do processo, basta reiniciar a sua máquina, e você já pode desfrutar do sistema.
Não chequei ainda o particionamento manual do instalador, eu recomendo ultilizar o esquema automático. Configurei um usuário, e aí depois, foi só logar como root, e instalar os pacotes básicos (Servidor gráfico, interface, greeter, etc..). No FreeBSD, tudo é mais “centralizado” Por exemplo, para mecher no que acontece no boot, basta editar o arquivo /boot/loader.conf, e adicionar os parâmetros desejados. Para editar os serviços que o sistema ativa na inicialização, basta editar o arquivo /etc/rc.conf. Parece que pra tudo, tem sempre um arquivo de configuração esperando para ser editado, e isso é incrível! Deixa tudo mais organizado e fácil de configurar. Aí, instalei o Sudo, e configurei-o para que todos os usuários do grupo wheel pudessem usar comandos Sudo. E só.. Foi tudo extremamente rápido, direto, e me deixou impressionado, para um sistema pouco conhecido, compatível, e menos usado que o Linux, eu realmente não esperava por isso.
A única coisa que pode enganar o usuário é os serviços do DBUS, ou a ativação dos drivers referentes a sua CPU, mas isso tb é bem fácil, por exemplo, se vc usa uma CPU Intel relativamente recente, no padrão Tiger Lake, basta instalar o drm-kmod, e ativar o módulo de vídeo “i915kms” no arquivo /etc/rc.conf.
Recomendaria o usar? Olha, o FreeBSD tem pouco mais de 1000 jogos portados para rodar nativamente, então as possibilidades são escassas. Mas, vc ainda pode usar o Wine, já pra uso diário, eu diria que, pra alguns usuários, o FreeBSD pode ser surpreendentemente mais fácil que o Linux, obviamente se você já tem um conhecimento básico. Abraço!