FreeBSD Lenovo Ideapad s145

Olá meus amigos, venho aqui lhes pedir uma ajuda referente aos BSDs.

Recentemente, tentei instalar o FreeBSD em um dos meus notebooks, mas enfrentei grandes problemas na instalação do mesmo. De modo nenhum o sistema consegue reconhecer minha placa wireless durante e após a instalação, passei boas horas tentando configurar e nada. Alguém ja enfrentou algo do tipo e conseguiu resolver?

Notebook:

• Lenovo Ideapad s145
  • i5 10ª gen.
  • 8gb RAM
  • Memória optane 16gb
  • SSD 120gb

Se alguém souber a solução, fico muito grato pela ajuda. Lembrando que os modelos novos da Lenovo não vem mais com entrada Ethernet, somente conexão via wireless.

meu note é um antigo da lenovo,antes da serie S que é o seu,tive esse problema com o debian ,porque a lenovo tem os firmware de wifi proprietario, entao você tera que achar uma maneira de adicionar á instalação ou ter que migrar para outro sistema.

este é um site sobre quais computadores tem suporte a free bsd:Laptops - FreeBSD Wiki

Olá, tenho um S145 também mas de 8a geração. Instalei o Ubuntu 20.04 e tá indo de boa

Sim, ja utilizei outras distros como ubuntu, xubuntu, lubuntu, fedora, arch, etc. Porém se tratando de BSD eu n consegui sucesso, quanto a instalação e configuração do wireless.

Testei FreeBSD, OpenBSD e Gentoo, mas em nenhuma delas foi reconhecida a placa, provavelmente, pode ser por conta do firmware ser proprietário, como disse nosso amigo ali em cima.

Sigo pesquisando uma solução open source para o meu problema kkkk.

De qualquer forma, obrigado!

ola novamente,voce tem algum tipo de preferencia em bsd ,ou gentoo,funtoo,se sim porque? dependendo posso te ajudar com algum outro projeto…
ou tente falar sobre o modelo do seu equipamento para eu dar uma pesquisada em possiveis solucoes

No final das contas é tudo Unix kkkkkkkk. Mas, eu testei em VMs esses SOs e gostei bastante, queria sentir numa maquina real, mas infelizmente encontrei esses problemas com o firmware da placa wireless. Atualmente, eu uso Xubuntu, mas já passei por vaaaarias distros e a grande maioria consegui usar sem maiores problemas.

Notebook:

• Lenovo Ideapad s145
  • i5 10ª gen.
  • 8gb RAM
  • Memória optane 16gb
  • SSD 120gb

estava perguntando sobre a placa wifi ,kkkk
se voce gosta de um sistema “minimalista” de uma olhada no void linux e no nixOS…

ixi…placa wifi da intel realmente é complicado,vi muita gente em foruns reclamando disso

acho que o mais perto que eu cheguei é isso : FREEBSD.ORG
obs. eu ja deixei traduzido,então desabilite o google tradutor na hora de testar os comandos.

se isso não funcionar e você quiser um sistema muito parecido com a filosofia de minimalismo do bsd ,eu recomendaria para você o void linux…

Estava vendo sobre o Void linux. Muito obrigado, pelo tempo e pela atenção. Vou seguir os passos no meu outro notebook (que tem a mesma placa) e ver se funcionar.

Obrigado!

ok,boa sorte com o void

BSD tem menos suporte a hardware mesmo que Linux, quanto mais específico é um driver, maiores são as chances de problema ao instalar um BSD. Nesse ponto, os BSDs em muito lembram os Linuxes da década de 90 e início dos anos 2000.