FreeBSD Lenovo Ideapad s145

Olá meus amigos, venho aqui lhes pedir uma ajuda referente aos BSDs.

Recentemente, tentei instalar o FreeBSD em um dos meus notebooks, mas enfrentei grandes problemas na instalação do mesmo. De modo nenhum o sistema consegue reconhecer minha placa wireless durante e após a instalação, passei boas horas tentando configurar e nada. Alguém ja enfrentou algo do tipo e conseguiu resolver?

Notebook:

• Lenovo Ideapad s145
  • i5 10ª gen.
  • 8gb RAM
  • Memória optane 16gb
  • SSD 120gb

Se alguém souber a solução, fico muito grato pela ajuda. Lembrando que os modelos novos da Lenovo não vem mais com entrada Ethernet, somente conexão via wireless.

meu note é um antigo da lenovo,antes da serie S que é o seu,tive esse problema com o debian ,porque a lenovo tem os firmware de wifi proprietario, entao você tera que achar uma maneira de adicionar á instalação ou ter que migrar para outro sistema.

este é um site sobre quais computadores tem suporte a free bsd:Laptops - FreeBSD Wiki

2 curtidas

Olá, tenho um S145 também mas de 8a geração. Instalei o Ubuntu 20.04 e tá indo de boa

1 curtida

Sim, ja utilizei outras distros como ubuntu, xubuntu, lubuntu, fedora, arch, etc. Porém se tratando de BSD eu n consegui sucesso, quanto a instalação e configuração do wireless.

Testei FreeBSD, OpenBSD e Gentoo, mas em nenhuma delas foi reconhecida a placa, provavelmente, pode ser por conta do firmware ser proprietário, como disse nosso amigo ali em cima.

Sigo pesquisando uma solução open source para o meu problema kkkk.

De qualquer forma, obrigado!

1 curtida

ola novamente,voce tem algum tipo de preferencia em bsd ,ou gentoo,funtoo,se sim porque? dependendo posso te ajudar com algum outro projeto…
ou tente falar sobre o modelo do seu equipamento para eu dar uma pesquisada em possiveis solucoes

No final das contas é tudo Unix kkkkkkkk. Mas, eu testei em VMs esses SOs e gostei bastante, queria sentir numa maquina real, mas infelizmente encontrei esses problemas com o firmware da placa wireless. Atualmente, eu uso Xubuntu, mas já passei por vaaaarias distros e a grande maioria consegui usar sem maiores problemas.

Notebook:

• Lenovo Ideapad s145
  • i5 10ª gen.
  • 8gb RAM
  • Memória optane 16gb
  • SSD 120gb

estava perguntando sobre a placa wifi ,kkkk
se voce gosta de um sistema “minimalista” de uma olhada no void linux e no nixOS…

1 curtida

ixi…placa wifi da intel realmente é complicado,vi muita gente em foruns reclamando disso

1 curtida

acho que o mais perto que eu cheguei é isso : FREEBSD.ORG
obs. eu ja deixei traduzido,então desabilite o google tradutor na hora de testar os comandos.

se isso não funcionar e você quiser um sistema muito parecido com a filosofia de minimalismo do bsd ,eu recomendaria para você o void linux…

1 curtida

Estava vendo sobre o Void linux. Muito obrigado, pelo tempo e pela atenção. Vou seguir os passos no meu outro notebook (que tem a mesma placa) e ver se funcionar.

Obrigado!

1 curtida

ok,boa sorte com o void

BSD tem menos suporte a hardware mesmo que Linux, quanto mais específico é um driver, maiores são as chances de problema ao instalar um BSD. Nesse ponto, os BSDs em muito lembram os Linuxes da década de 90 e início dos anos 2000.

1 curtida