FPS baixo em jogos sem razão aparente

Opa galera! Se alguem puder me dar um norte aqui agradeço. To usando um cachyos gnome + wayland, minha placa de video é a GTX 750 ti e meu processador é um i5 3470, tenho 16gb ram. No meu windows 10 o persona 5 royal roda a 60 FPS sem shutter no 200% de scale e sombra no alto, enquanto isso no meu linux fica a 30 fps pra menos com shutter frequente, a diferença parece grande demais pra culpa ser só da camada de compatibilidade, também tenho um problema parecido no persona 3 reload e ainda pior chegando a 15fps pra menos. Só testei esses 2 jogos até agora, o driver instalado é o 580xx, testei o 470xx mas bugou a interface gnome e tive que voltar pro 580xx, testei tanto o próton da steam quanto o do cachyos

Sua GTX 750 Ti é uma placa Kepler, e os drivers mais novos (como a série 580) não costumam entregar o melhor desempenho nela. Em muitos casos, o driver legado 470 oferece performance melhor para jogos, apesar de poder causar alguns problemas com Wayland e GNOME.

Recomendaría testa uma sessão X11 em vez de Wayland. Com GPUs NVIDIA mais antigas, Wayland ainda pode apresentar perda de desempenho e stuttering.

° confirma se o jogo está usando a GPU dedicada (nvidia-smi enquanto o jogo está aberto pode ajudar).

A 750/ti é Maxwell já.

wow, desculpa pela informaçao errada

Se eu não me Engano. Você precisa configurar os Drivers para instalar o Drive nativo de sua Fabricante para obter a maior performance possível

É possível que você tenha que Ajustar os Drives para colocar a GT em prática

15fps pra menos ??
Então você está usando no driver Nouveau da NVIDIA.
Driver proprietário 580xx funciona muito bem no kernel 6.12 LTS pra baixo até o 6.8+ sem DKMS

Eu troquei pro Pop OS nesse tempo, deu uma melhorada mas não adiantou tanto, em questão dos drivers tentei instalar o 530 mas por algum motivo o sistema instala o 580

Não estou usando nouveau, estou usando o 580xx e esta usando a GPU normalmente no nvidia-smi