Fotos e arquivos

ajuda -fui instalar o [teils] com etcher no meu cartão de memória com todas minhas fotos de toda vida e depois fui ver que os dados do cartão iriam ser apagados e agora kd minhas fotos? por favor alguém sabe se tem como reverter ou recuperar ? sem contar que uso MAC e agora o cartão de memória nao pega mais nem no MAC nem em nenhum lugar…

1 Curtida

Olá @vivi_dantas!

No Windows utilizei por muito tempo o GetDataBack e o Recuva. Quase sempre conseguia recuperar. Sendo que eles são para NTFS ou Fat-32.

Acredito que ele tenha formatado seu cartão em Fat-32.

Ainda não precisei tentar recuperar arquivos perdidos no Linux desde que migrei, por isso não conheço ferramente para tal nele (espero que alguém mais experiente possa sugerir algum recurso nele).

E no Mac, pelo que pesquisei rapidamente, não achei muita sugestão além das formas de recuperação de backup feitas diretamente pelo sistema.

Mas devido a delicadeza da situação (e caso não tenha segurança para tentar por conta própria), se for possível, sugiro que procure alguém que realmente trabalhe com isso. Porque, dependendo do que fizer, você pode “piorar” a situação.

Estes processos de recuperação geralmente são bem complicados dependendo do que tenha acontecido anteriormente.

Não tenho intensão de aterrorizar você. Mas, como já falei antes, dependendo da sua segurança, é melhor não arriscar por conta própria.

Independente de tentar por conta própria ou procurar alguma assistência, o ponto principal é, de maneira alguma formate novamente o cartão ou coloque arquivos nele. Se fizer isso poderá diminuir ainda mais as chances de recuperação.

1 Curtida

mas o meu mac e meu celular nao reconhece mais esse cartão de memória nao da para formatar …eu coloquei na tv e pegou mas nos outros nao… ainda estou em choque porque ainda n to acreditando nao tenho 1 foto minha mas porque tudo estava ali…

1 Curtida

De certa forma, é melhor você nem tentar formatar mesmo para que ainda possa tenar recuperar.

Você finalizou o processo no Etcher ou interrompeu?

falou na mensagem que finalizou… mas nem sei porque nem consigo mais ver… eu nem sei mexer com isso…foi 1 erro que nao sei como reparar… agora estou qui tentando recuperar essas fotos que antes eu coloquei em 1 hd externo e em outros cartões de memória mas ate agora nada…os programas ate agora nao encontraram nada das fotos…

Você está tentando no seu Mac ou em um outro sistema? O cartão foi reconhecido sem erros na unidade?

eu estou tendando no meu mac mas nao é nesse cartão das fotos porque o meu pc nao reconhece ele mais… mais antes de eu por as fotos nele elas estavam em um hd externo e tbm passou por outras cartões de memória que eu apaguei e formatei… mas faz mais de 1 mas… ate agora nao encontrou nada

Entendi!

Espero que consiga. Mas, caso não tenha sucesso, estes HD e outro cartão onde já havia colocado suas fotos também podem servir para algo na tentativa junto a alguma assistência especializada.

eu acho que acabei de encontrar 1 programa …nem acredito…

1 Curtida

segue esse tutorial aqui:

só que ao invés de selecionar isso:
Screenshot_20210628_204811

vc seleciona isso:
Screenshot_20210628_204849

e apaga normalmente, como diz no vídeo (não põe nada dentro do cartão sd, claro)

ah, e no vídeo eles falam como recuperar os arquivos, mas caso não queira usar o recomendado pelo vídeo tem todos esses pra vc usar:

o vídeo diz que é pra pendrive, mas o procedimento pra cartão de memória deve ser o mesmo

1 Curtida

Vc pode tentar recuperar usando o photorec.

graças eu encontrei 1 e tive que pagar 91 euros… mas valeu pena recuperar 5 mil fotos…

3 Curtidas

Marca essa tua reposta como solução em então.

1 Curtida

Se são arquivos importantes, faça um backup. Redundância no mínimo tripla é importante nesse caso: “Quem tem tem 2 tem 1, quem tem 1 não tem nenhum”.
Além dos originais, faça ao menos uma cópia em nuvem e outra em algum dispositivo físico.

2 Curtidas

sim fui 1 descuido sem explicação guardar tudo em 1 so lugar agora eu vou fazer varias copias…

2 Curtidas

Sim, mesmo quem é cuidadoso uma hora enfrenta algum problema. Quem nunca perdeu um arquivo importante que atire a primeira pedra. Às vezes nós adiamos e o pior acontece por um pequeno detalhe.

concerteza eu tinha perdido uma vida inteira mas agora é como voltar a viver… obg a todos e boa noite vou dormir aqui ja sao 4 da manha… bjos

3 Curtidas