Fórum HDMI fecha o acesso às especificações públicas e está prejudicando os drivers de GPU de código aberto

Recentemente começou a ficar mais claro por que o suporte FreeSync sobre HDMI não está chegando aos drivers de código aberto, pelo menos não até o momento… Isso decorre devido a decisão do HDMI Forum de impedir o acesso público à especificação HDMI, o que por sua vez está prejudicando os drivers gráficos de código aberto.

Porque isso é ruim?

Com a especificação HDMI não sendo mais pública, mas apenas para “HDMI Adopters” está complicando o suporte do driver GPU de código aberto. Mesmo para aqueles que fazem parte do HDMI Forum, como a AMD, por sua vez, não podem fornecer uma implementação de código aberto de recursos cobertos pela especificação fechada para, por sua vez, abrir potencial e indiretamente aspectos técnicos dela para o público.

O que está sendo feito?

A X.Org Foundation está peticionando ao HDMI Forum para ao menos permitir que algumas informações da especificação HDMI 2.1 sejam divulgadas publicamente para que os drivers gráficos de código aberto sejam viáveis, e possam (legalmente) implementar a funcionalidade.

Alguns dos efeitos colaterais dessa situação é que podemos começar a sofrer com incompatibilidades, ou até mesmo, a completa falta de suporte para determinadas especificações do padrão HDMI devido à limitação do acesso às especificações.

O que podemos fazer?

É sempre complicado quando os usuários na ponta, passam a ser afetados por decisões como essas. Nossa única forma de pressionar é procurando nos manter bem informados e sempre que possível, optarmos por adquirir produtos que sejam compatíveis com padrões abertos.

Neste cenário, uma opção viável ser optar pelo uso do Display Port ao invés do HDMI.

Qual conexão de vídeo você usa no dia a dia? Deixe nos comentários.


Fonte Phoronix

2 curtidas

Já faz algum tempo que utilizo Display Port. Tenho uma placa da Nvidia e o G-Sync (meu monitor tem FreeSync, e não G-Sync Ultimate) não funciona usando o HDMI.

Espero que parte da documentação seja disponibilizada. É uma pena que tenham fechado desse jeito.

3 curtidas

Eu uso um pouco de tudo também, mas tenho vários PCs aqui com HDMI.

1 curtida

Aqui em casa é tudo HDMI, já fazem alguns anos que me livrei dos VGA’s legados.

Puxando aqui da memória, nenhum dos monitores que eu cotei nos últimos anos tinha opção de conexão display port.

Fico pensando se que talvez aja uma escassez outras opções de produto, o que acaba incentivando a predominância do HDMI.

:vulcan_salute:

Hoje em dia, geralmente qualquer monitor tem DP como opção, ao menos uma entrada. Eu tenho placas de vídeo por exemplo que tem 3 DP e um HDMI, então para usar dois monitores eu acabo usando um adaptador ou um cabo que tem um lado DP e no outro HDMI.

Se realmente essa falta de especificação for problemática, a gente vai sentir esses problemas em compras futuras provavelmente.

O driver proprietário da Nvidia pode ser afetado também ?

Teoricamente não, apenas versões de código aberto dos drivers estão na berlinda.

O problema é que os drivers abertos compartilham código e especificações de engenharia em suas fontes, para que seja possível escrever aplicações sobre ele. Enquanto os drivers proprietários limitam a quantidade de informações expostas.

:vulcan_salute:

Interessante. Quem compra TV não se preocupa com ter display port ou hdmi, mas hdmi se tornou padrão do mercado. Faz sentido pois não tem fabricantes de TVs e aparelhos dvd, blue-ray, e sistemas de assinatura que embarquem código totalmente aberto. No final isso é só mais um passo para manter a tecnologia na mão de poucas empresas, um oligopólio onde um novo player não terá opção além de pagar para poder usar o novo padrão HDMI ou ficar com o padrão antigo, ou ainda adotar outro padrão que nenhum consumidor tem. O consumidor viverá uma escravidão sem saber que é refém de uma simples especificação de transmissão de dados.

2 curtidas

Bom, o que vai acontecer é que o HDMI vai morrer.

Se a Apple, do tamanho que é, se recusou a usar HMDI por conta das licenças, capaz dos fabricantes irem todos para o DisplayPort que é opensource.

O HDMI já está tão difundido que esse fechamento de especificações só afetaria novas versões.

Eu penso que existe um grande “mais ou menos” nesse caso, porque parte dos fundadores do consórcio HDMI são grandes fabricantes de telas e equipamentos multimídia. O que acaba fazendo com que eles consigam indicar as tendências de mercado, pelas conexões que eles disponibilizam em seus equipamentos.

:vulcan_salute:

Que também estão na VESA, órgão que controla alguns padrões de vídeo.

Essa movimentação de empresas em torno de padrões não é algo novo, frequentemente vemos fabricantes formando “grupos de interesse” para propor novos padrões que eles podem controlar, mesmo quando já existem padrões abertos com qualidade técnica para atender essa demanda.

Já vimos isso acontecer com o Lightning/Thunberbolt, Cassete/Betamax, DOCX e ODF… a lista é quase infinita, as empresas participam de diversos grupos porque é necessário estrategicamente. Então, não me surpreende que os fabricantes “apoiem” uma especificação aberta ao mesmo tempo em que criam uma outra especificação sobre a qual eles são capazes de manter o controle.

:vulcan_salute:

Idem quanto ao micro-USB e ao USB-C como padrão para os celulares… quando a indústria toda havia aceito o micro-USB, vem a Samsung e adota o USB-C (acho que o nome é esse) e bagunça tudo

Isso pode ameaçar versões anteriores ou somente especificações futuras? (Sei que parece óbvio mas e so pra confirmar)

Tenho dois monitores com DP um deles nem tinha reparado que existia entrada DP :rofl: passei a usá-los desde então. Só não entendo pq a industria demorou tanto para colocar DP em monitores e TVs sendo que o mesmo ja existe a anos e é padrão aberto, lembro que era muito raro ver DP, e algo como “extra”, hj esta cada vez mais comum ver esse tipo de entrada.