OFF-TOPIC
O fórum caiu e voltou sem o backup dos últimos 12dias?
OFF-TOPIC
O fórum caiu e voltou sem o backup dos últimos 12dias?
É o que parece – mas na minha conta sumiram só 10 dias.
Aqui, “sumiu” pouco após 0 hora de Domingo, dia 4 – e restaurou ontem (dia 6), no final da tarde, só com atividades registradas até 27 Janeiro.
Oi pessoal!
Sim, ficamos fora do ar por uns 2 dias mais ou menos. Tivemos grandes problemas com a Digital Ocean (onde ficava hospedado), a ponto dos backups terem se corrompido.
Depois de alguns dias de intenso stress, conseguimos colocar o projeto de volta no ar, sem perder a maioria do conteúdo, mas foi por pouco que tudo não acabou.
O backup funcional que conseguimos reverter é do dia 28 de janeiro, se não me engano, isso nos dá em torno de 10 dias mesmo, então, a percepção de vocês é correta.
Provavelmente essa história vai se tornar um vídeo ao longo desse mês, onde eu vou poder detalhar melhor os problemas.
O lado bom dessa parada forçada, foi o upgrade. Estamos rodando num servidor melhor agora, com mais RAM, e num data center no Brasil, o que reduz a latência também.
Só posso pedir desculpas pelos eventuais posts perdidos (o site parou de funcionar dia 4 se não me engano), mas confesso que o sentimento de alívio de não ter perdido basicamente 5 anos de trabalho foi maior.
Abraços!
OBS: Um pequeno update para o post:
Publicamos um vídeo contando o caso melhor:
Não, precisa pedir desculpas não; nós que agradecemos a existência do fórum e toda dedicação da equipe em mantê-lo.
No aguardo então…
Dará uma temática muito boa para vídeos; como evitar transtornos com servidores, o que fazer nessa hora… quando mudar de serviço… acho que irá render bastante.
Agora faz sentido, tava mega confuso que meu perfil tinha “resetado”
Quando o site começou a não carregar e somente aparecer o que estava acredito que no meu cache eu achei estranho, daí depois de inúmeras tentativas, até pensei que tinha sido algo em minha conta. Quando o site retornou vi todos os tópicos com “12d” aí deduzir que poderia ter sido corrompido e que perdeu-se o backup dos últimos dias.
E como ninguém tinha questionado se o fórum tinha passado por problemas, nem mesmo a moderação tinha feito algum anúncio ou aviso no fórum, fiquei ainda a suspeitar ser algo particular a minha conta.
Fiquei desconfiado, porque houve eventos paralelos, simultâneos.
Por coincidência, um grupo que costumava ter bastante movimento, de repente parou de enviar atualizações – não sei se um pouco antes, ou pouco depois. – Agora, descobri que aquele grupo foi banido das nuvens. (Provavelmente não vai mais voltar).
Mas achei que, “tudo junto”, pudesse ser alguma nova pegadinha do Google Chrome – que, às vezes, cria dificuldades para acessar algum site.
Um dos poucos modos que encontrei de monitorar, foi googlar “plus.diolinux” >> Ferramentas >> [tempo] >> A partir do dia anterior (3). – Apareciam apenas 2 ou 3 postagens do dia 3 – e nenhuma nova, do dia 4 em diante.
Eu questionei no Insta, visto que é o que dava pra usar.
Compreensível, imagine a situação que não estava entre a equipe. Já não bastava todos os compromissos, ainda ter que resolver mais esse problema.
Deles não terem feito algum comentário ou publicação é totalmente compreensível, imagina perder como o Dio disse, provavelmente 5 anos de backup; os nervos estavam sobre a pele.
Precisa pedir desculpas não @Dio, quando envolve-se tecnologia, tudo pode acontecer. Lembre-se você criou um legado para ajudar todos os BRASILEIROS seja pelo canal do youtube e o fórum.
Fico muito grato!!!
Atenciosamente @User1
Rapaz, eu estava a ter problemas com a minha internet, e não estava conseguindo abrir o fórum, nem passou pela minha cabeça que seria o próprio fórum e não a internet…
Não ando tão ativo quanto já fui, então não percebi na hora, e nem dei muita importância, pensei “ah, essa porcaria de internet denovo”
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.