📦 Formatos de instalação de programas no Linux 🐧

:package: Formatos de instalação de programas no Linux :penguin:

No Linux, programas podem ser instalados de várias formas. Alguns formatos são nativos da distribuição :gear:, enquanto outros são universais :globe_showing_europe_africa: e funcionam em quase qualquer sistema.

:one: Pacotes nativos da distribuição :package:

:small_blue_diamond: .deb

Usado em: Ubuntu, Debian, Linux Mint :purple_circle::herb:

O que é

Pacote oficial do sistema, integrado ao gerenciador APT :gear:.

Como habilitar

Já vem habilitado por padrão :white_check_mark:

Como instalar

sudo apt install nome-do-pacote

Vantagens

• Atualizações automáticas :counterclockwise_arrows_button:

• Integração total com o sistema :brain:

• Menor consumo de espaço :floppy_disk:

Desvantagens

• Funciona apenas em distros baseadas em Debian :cross_mark:

:small_blue_diamond: .rpm

Usado em: Fedora, openSUSE, RHEL :top_hat::lizard:

O que é

Pacote nativo para distribuições RPM, usando DNF ou Zypper :gear:.

Como habilitar

Já vem habilitado por padrão :white_check_mark:

Como instalar

sudo dnf install nome-do-pacote
sudo zypper install nome-do-pacote.

:two: Formatos universais :globe_showing_europe_africa:

:small_blue_diamond: AppImage

Usado em: qualquer distro Linux :penguin:

O que é

Aplicativo portátil em um único arquivo :file_folder:.

Não instala no sistema, apenas executa :play_button:.

Como habilitar

Não é necessário habilitar nada :prohibited::gear:

Como usar

chmod +x programa.AppImage
./programa.AppImage

Vantagens

• Portátil :luggage:

• Não altera o sistema :locked:

• Fácil de remover :wastebasket:

Desvantagens

• Arquivo maior :package:

• Atualizações manuais :hourglass_not_done:

:small_blue_diamond: Flatpak

Usado em: várias distribuições :globe_showing_europe_africa:

O que é

Formato universal com sandbox (isolamento de segurança) :locked_with_key:.

Como habilitar

Ubuntu / Debian / Mint

sudo apt install flatpak

Fedora

sudo dnf install flatpak

Adicionar o Flathub (recomendado) :globe_with_meridians::

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Como instalar aplicativos

flatpak install flathub org.exemplo.App

Vantagens

• Mais seguro :locked:

• Funciona em várias distros :globe_showing_europe_africa:

• Atualizações simples :counterclockwise_arrows_button:

Desvantagens

• Usa mais espaço :floppy_disk:

• Pode iniciar um pouco mais lento :turtle:

:small_blue_diamond: Snap

Usado principalmente em: Ubuntu :purple_circle:

O que é

Formato universal criado pela Canonical :office_building:.

Como habilitar

sudo apt install snapd
sudo systemctl enable --now snapd

Como instalar aplicativos

sudo snap install nome-do-app

Vantagens

• Atualizações automáticas :counterclockwise_arrows_button:

• Compatível com várias distros :globe_showing_europe_africa:

Desvantagens

• Mais pesado :brick:

• Menos controle do usuário :warning:

:three: Instaladores manuais :warning:

:small_blue_diamond: .run / .bin

O que é

Arquivos executáveis que fazem a instalação manual do programa :gear:.

Como habilitar

Basta dar permissão de execução :white_check_mark:

Como usar

chmod +x instalador.run
./instalador.run

Atenção

• Não gerenciam dependências :puzzle_piece:

• Podem não integrar bem ao sistema :cross_mark:

• Use apenas se confiar na fonte :magnifying_glass_tilted_left:

:brain: Qual formato escolher?

Situação Melhor opção
Ubuntu / Debian .deb
Portabilidade AppImage
Segurança Flatpak
Ubuntu padrão Snap
Último recurso .run

• Prefira pacotes nativos sempre que possível

• Use Flatpak quando quiser mais segurança

• Use AppImage para portabilidade

• Evite instaladores .run quando houver alternativa

3 curtidas

Você usa muito terminal para a categoria “Iniciantes”, além de vários erros conceituais:

Nenhum desses 3 pontos necessariamente acontece se usar:

Além de que

Não necessariamente instala .debs, tem pacotes wheel, npgk, composer…

Não necessariamente, o LibreOffice por exemplo, ocupa de 400 a 900 MB (a depender de módulos, idiomas e afins)

Já o AppImage, com todos os módulos e idiomas tem 400MB, isso acontece porque o AppImage usa compressão e deduplicação

Dentre outros erros e asteriscos que o texto precisa

2 curtidas

O texto foi claramente gerado por IA, e se foi revisado, foi por alguém que não tinha conhecimento de gerenciadores um todo pra avaliar se estava certo ou não, por isso não teve esse nível de detalhe.

Acho complicado postar assim sem validar as informações, pode acabar desinformando mais do que informando.

3 curtidas

Pessoal, queria adicionar uma perspectiva aqui.

Reconheço que o @Natanael.755 levantou pontos técnicos válidos — as nuances sobre apt install, tamanho de AppImage e detalhe sobre .deb realmente existem. O @jeffinshadow também tem razão que o artigo poderia ter mais profundidade técnica.

Mas acho importante destacar: o artigo do Danilo atende exatamente ao que se propôs — ser um guia de iniciantes. E nesse contexto, funciona bem. Um novato seguindo aquilo consegue instalar programas, entender as diferenças entre formatos e consegue tomar decisões.

Perfeição técnica é importante, mas não deveria ser a métrica para conteúdo educacional de nível inicial. Um guia 90% preciso que ajuda uma pessoa hoje é mais valioso que esperar meses por uma versão “perfeita”.

O que eu gostaria de sugerir: em vez de apenas apontar problemas, que tal colaborarem com propostas? “Você poderia adicionar uma seção sobre alternativas gráficas?” é muito mais construtivo que “tem erros conceituais”.

O artigo do @Danilo tem mérito. As críticas também têm razão em alguns pontos técnicos. Mas a intenção dele foi boa e o resultado é útil. Isso merece reconhecimento.

1 curtida

Mas esse é um guia com 20% de precisão e ainda fundado no terminal

1 curtida

@Natanael.755, entendo que seu rigor técnico seja alto, e isso é importante em contextos avançados.

Porém, dizer que o material tem “20% de precisão” parece um exagero. Os comandos listados instalam os programas? Sim. Os conceitos básicos de diferenciação entre formatos estão lá? Sim. Para um iniciante absoluto, isso é funcionalidade, não “erro”. E sobre o terminal: gostemos ou não, ele é uma ferramenta que o usuário eventualmente precisará conhecer.

Mas, para não ficarmos num ciclo de críticas abstratas, faço uma proposta, já que você possui o conhecimento técnico aprofundado e a visão clara de como esse conteúdo deve ser apresentado, que tal você escrever esse guia para iniciantes?

Seria uma contribuição fantástica para a comunidade. Se você publicar um artigo que resolva todas essas questões de forma acessível para quem está chegando agora, serei o primeiro a reconhecer que o material anterior se tornou obsoleto.

Criticar o que está feito é a parte fácil. Construir algo melhor é o que realmente faz a diferença.

1 curtida

Ponto 1 (.deb) tem 9 informações, dessas, 2 são corretas
Ponto 2 (.rpm) tem 5 informações, dessas, 4 são corretas
Ponto 3 (AppImage) tem 10 informações, dessas 4 são corretas
Ponto 4 (Flatpak) tem 8 informações, dessas 3 são corretas
Ponto 5 (Snap) tem 6 informações, dessas 1 é correta
Ponto 6 (Qual escolher) tem 9 informações, dessas 2 são corretas

Tem razão, desculpe, erro meu, 30%

Isso daqui já elimina a categoria onde foi postado, o local certo seria Linux > Avançado/Terminal

Na real? Muito improvável, não para instalar programas pelo menos

2 curtidas

@Natanael.755, sua contabilidade é fascinante, mas revela exatamente a diferença entre purismo teórico e utilidade prática.

Se um usuário novo roda o comando listado e o programa é instalado e funciona, a “precisão funcional” para ele é 100%. O fato de existirem exceções técnicas ou métodos alternativos é nota de rodapé para quem está aprendendo, não falha crítica. Um guia não precisa ser uma enciclopédia para ser útil.

Sobre o terminal: discordamos fundamentalmente. Terminal no Linux não é necessariamente “avançado”, é universal. Ensinar um comando apt que funciona em qualquer versão do Ubuntu/Debian/Mint é didaticamente muito mais seguro e durável do que encher o post de prints de Lojas de Aplicativos que mudam de interface a cada atualização. O terminal padroniza o ensino; a interface gráfica fragmenta.

E noto um detalhe importante: você dedicou tempo para fazer uma auditoria estatística ponto a ponto do texto alheio, mas ignorou completamente (de novo) o convite para criar algo melhor.

É muito confortável sentar na plateia e calcular a porcentagem de erro de quem está no palco. O desafio continua de pé: em vez de gastar energia provando que o Danilo está “70% errado”, gaste-a escrevendo o guia que esteja “100% certo”.

Até que esse seu guia perfeito exista, o do Danilo continua sendo o que está ajudando as pessoas hoje.

2 curtidas

Se um usuário iniciante vê o terminal sendo recomendado para iniciantes (perceba, apesar dos erros, se estivesse na categoria certa não seria tão problemático) ele dá meia volta, reinstala o Windows e sai espalhando pro mundo que Linux não presta e que tem que usar terminal até pra instalar um navegador, eu tô a anos nisso jovem, conheço essa história de cor

Eu não ignorei, só não joguei no ChatGPT “faz um post pra mim sobre formatos do Linux” e postei, se a ideia é fazer melhor, exige cuidado

Agora engraçado tu falar isso porque o que eu mais tenho são guias pra usuário iniciante aqui no fórum

2 curtidas

@Natanael.755, vamos separar algumas coisas, porque o debate já saiu do campo técnico faz tempo.

Primeiro: essa “contabilidade de acertos” não mede utilidade, mede apenas alinhamento com o seu critério. Para quem está começando, o que importa é simples: rodou o comando, instalou, funcionou. Nesse contexto, a taxa de sucesso percebida é 100%. O resto é refinamento técnico que vem depois, não pré-requisito de entrada.

Segundo: essa narrativa de que “mostrar terminal espanta iniciante” é repetida há anos, mas raramente sustentada por evidência real. O que afasta iniciante não é o terminal, é a falta de explicação. Um único comando claro, com contexto, costuma ser menos intimidante do que três telas diferentes de loja gráfica, cada uma mudando conforme distro, versão ou tema. Terminal, gostemos ou não, é o único ponto verdadeiramente comum entre Debian, Ubuntu, Mint e derivados.

Terceiro: sobre a categoria do fórum. Isso é detalhe administrativo, não argumento técnico. Se o conteúdo ajuda quem perguntou, ele cumpriu sua função. Mover de categoria é tarefa de moderação, não motivo para desqualificar material inteiro.

Quarto: e aqui está o ponto mais importante, apontar falhas não te coloca automaticamente na posição de quem ensina melhor. Revisão é bem-vinda, correção é saudável, mas o tom importa. Quando a crítica vira desmonte público, ela deixa de contribuir e passa a ser apenas performática.

Você diz que tem muitos guias para iniciantes. Ótimo. Então o caminho natural seria complementar, linkar, sugerir melhorias, ou até escrever um guia alternativo e dizer: “olha, fiz diferente por estes motivos”. Isso fortalece a comunidade. O que não fortalece é tratar quem está ajudando como se estivesse prestando um desserviço só porque não seguiu o padrão idealizado de quem já está “há anos nisso”.

Linux cresce quando reduzimos a barreira de entrada, não quando exigimos precisão enciclopédica de todo conteúdo introdutório. Entre um guia imperfeito que ajuda hoje e um guia perfeito que nunca chega, eu fico com o primeiro, e depois a gente melhora juntos.

No fim, não é sobre quem está 70% certo ou 30% errado. É sobre quem está contribuindo e quem está apenas auditando da arquibancada.

2 curtidas

Fala isso pro Linus Tech Tips que seguiu um guia mal feito desses e quebrou o sistema de cara

Raramente sustentada por evidências real == enxurrada de comentários em tudo que é vídeo sobre Linux

Sim, é técnico

Nem tenho esse objetivo

Leia o primeiro comentário

Contribuir com slop de IA == Atrapalhar

2 curtidas

Muito Obrigado @hpmxgwh678 e @Jair_Junior_da_Silva

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

2 curtidas

Atitudes como a sua são exatamente o que faz as pessoas desistirem do Linux.

Você fala como se fosse o guardião da pureza técnica, mas na prática, o que você faz é criar barreiras. Um iniciante que vê um comentário como o seu contando “pontos corretos” com calculadora em punho vai pensar duas vezes antes de perguntar qualquer coisa aqui. E isso é trágico, porque a comunidade Linux precisa desesperadamente de mais pessoas, não de menos.

É impressionante ver a equipe de uma distribuição que se vende como “opção para novatos” agindo com tanta toxicidade num fórum como o Diolinux. Querem atrair iniciantes, mas gastam tempo desmontando conteúdo educativo em vez de ajudar ou complementar.

O timing é revelador: o post do Danilo tem 14 dias, 3 curtidas, e ninguém reclamou até ontem. De repente, hate pelo hate. Parece mais algo pessoal do que preocupação genuína com qualidade.

Sinceramente, estou repensando minha presença aqui. Fóruns deveriam ser lugar de troca e aprendizado, não ringue de quem é o mais inteligente. Quando a crítica vira performance de superioridade técnica em vez de ajuda real, o lugar perde o propósito.

Se você tem tantos guias incríveis para iniciantes, poste um link para um deles aqui. Deixe a comunidade ver como se faz “100% correto”. Senão, fica só na contabilidade mesmo.

Linux precisa de menos sabichões e mais construtores. Pense nisso antes de responder.

1 curtida

Se a “pergunta” for um post spam desinformando os outros, ótimo, é esse o objetivo, obrigado, já se for um usuário iniciante com dúvidas, pela lógica o raciocínio seria “Hummmmm então aqui se alguém tenta prejudicar a comunidade com post de IA, o pessoal corrige”

Hate? Então quer dizer que eu tenho que marcar ponto 24/7 e aceitar que grupos de usuários façam spam com IA induzindo novatos ao erro? Brother, não, simplesmente não

Sim eu tenho algo pessoal contra quem digita meia dúzias de palavras num ChatBot gera um texto induzindo as pessoas ao erro, pensando em quantidade ao invés de qualidade, algum problema com isso?

Toxidade é induzir pessoas ao erro por simples desleixo de não conferir o que posta, quer me taxar como “tóxico” por não querer iniciante se prejudicando? Fique a vontade, não ligo

A principal característica de um conteúdo educativo é informar, não desinformar

Concordo, troca e aprendizado, não spam de conteúdo com IA sem qualidade

Sabe o que mais faz um fórum perder o propósito? Usuarios usando IA para induzir pessoas ao erro

Concordo plenamente menos sabichões gerando conteúdo em massa sem se preocupar com qualidade, induzindo ao erro, e mais gente construindo conteúdo de qualidade, e sim, pense nisso também

Esse é meu último post nesse tópico se quiser continuar essa discussão defendendo o flood do site com IA slop, fique a vontade…

2 curtidas

E tem que pensar duas vezes mesmo. Se eu visse conteúdo gerado por IA em um fórum que deveria ser supostamente técnico, ficaria preocupado em seguir qualquer orientação exposta ali. Existem diversos casos de usuários usando IA como forma de solução de problemas, quebrando o sistema, e depois aparecendo pedindo por ajuda.

Não há toxicidade nenhuma. Pelo que percebi, o Natanael não violou nenhuma regra do fórum e apenas fez uma crítica extremamente válida.

IA não promove nenhuma troca de aprendizado. É só regurgitação de dados retirados da Internet com diversos erros grosseiros na maioria das vezes. Na verdade, a IA promove exatamente o contrário: Se eu posso perguntar tudo para a IA e ela responde, porque perder tempo pesquisando o que eu quero saber? E como resultado, o usuário recebe informações erradas, age com base nessas informações, e acaba quebrando o sistema e perdendo arquivos.

1 curtida

2 curtidas

Não vi nenhum erro grosseiro no post inicial.

1 curtida