Quando é assim, já que iria formatar “tudo”, prefiro usar o Gparted.
É difícil “garrar”.
No seu caso o que aconteceu foi o seguinte:
O Windows não reconhece partições do Linux e ele mostra como espaço não alocado, por isso quando você foi tentar estender a resposta foi que não existia espaço livre (porque existia um Linux como “espaço não alocado” ).
Não precisava converter para GPT ou MBR (deixe em GPT), era o caso de botão direito em Espaço não alocado > Novo Volume > Excluir Volume > Estender Volume. Sim, trabalhoso, tudo isso porque o Windows não entende o modelo de partição que não seja os que ele utiliza.
E porque não precisava converter? Porque a conversão apaga tudo que há no disco (por isso que funcionou), então o que vc tinha em D: (arquivos) foi pro espaço e se tivesse mais partições nos disco elas seriam removidas também.
Galera, eu não sei se vocês perceberam algo estranho no gparted que para mim é engraçado. A cada modificação de criar novas partições ou estender e formatar ele cria ou cobra uma taxinha (pagamento) do seu SSD/HD com espaço não alocado pequenos. Realmente não existe almoço grátis mas eu não esperava que o gparted levasse ao pé da letra kkkkkkkk
Não sabia dessa, interessante. Pra mim apareceu o mesmo erro do outro cara, mas consegui resolver (de alguma maneira) com o gerenciamento de disco do Windows.