Gente, tenho aqui um pendrive que eu preciso colocar o Zorin OS, o grande problema é que tem 5 trojans diferentes no pendrive, meu sistema no computador é o Windows 10, quero saber como eu posso formatar e me livrar desses trojans sem infectar meu computador, tem como?
Só formatar no computador onde você descobriu que o pendrive tem cinco trojans.
Brincadeiras à parte, se você desativar a reprodução automática de conteúdo do pendrive (que já é o padrão no Windows) há virtualmente zero risco desses trojans passarem para o computador sem sua intervenção, especialmente se eles já forem antigos (desse modo, é quase certo que a vulnerabilidade que permitiu a sua entrada foi corrigida). Confira se já foi desativada, para garantir e formate o pendrive igual a batata quente.
Rapaz se esses trojans passarem pra seu Windows então seu antivírus é bem fulera rs. Mas enfim, vc pode usar a ferramenta de gerenciamento de discos do Windows e deletar a partição do pendrive, em seguida criar uma nova.
Flashear a distro usando o método ‘dd’ (e não o ISO) do Rufus também deve limpar tudo.
Então mano, assim que eu pluguei o pendrive, o defender começou a dar um monte de aviso de segurança, quando eu vi eu puxei o pendrive com tanta violencia do computador q c n tem noção
Calma amigo. Já tentou escanear com o defender pra ele remover os vírus do pendrive?
Estou numa situação parecida, olhando umas gavetas hoje encontrei um pendrive que eu usei na época da escola há uns 15 anos atrás, época do windows XP hehe.
Era o pendrive que colocava nos computadores da escola para copiar arquivos, o negócio é que eu não sei se tem vírus. Queria abrir o pendrive para ver se existe algum arquivo dentro, e copiar se for importante pra mim.
Alguém pode me dizer a forma mais segura de fazer isso? Hoje uso Windows 10.
Põem o Kaspersky Rescue Disk em um pendrive, dá boot por ele e escaneia esse outro pendrive antigo. Se o KRD achar algo, apaga ou elimina.
Como eu já falei no post acima, basta desativar a reprodução automática e deletar arquivos suspeitos (atalhos onde você esperaria um arquivo normal, executáveis, etc.) ou rodar uma varredura do antivírus.
Mesmo que você vacile e abra um arquivo infectado, considerando que são vírus de Windows XP (se é que tem vírus), chance alta de ser detectado e barrado mesmo pelos antivírus mais simples.