Formatar para linux com backup de partição de disco do windows 8.1

Boa noite pessoal, tudo bem?
Depois de décadas sofrendo com cracks pirateados e SO desatualizados, finalmente criei coragem para migrar para o linux agora que estou tendo um pouco mais de tempo para estudar suas diferenças.
Contudo surgiu uma dúvida que até então não encontrei em nenhum post (caso encontre ou alguém saiba da existência, pode mandar aqui eu posso excluir o tópico depois). Atualmente eu uso o Windows 8.1 crackeado sem ativação em uma máquina relativamente antiga. Notebook Asus Core i-3 2365M 1,40 ghz, 4GB RAM e hd de 500gb. Como a maioria das pessoas que usam windows, meu disco tem uma partição C:// com o SO e programas, e uma partição D:// com meus arquivos pessoais.
O fato é que eu não possuo um HD externo e provavelmente não poderei adquirir um por agora. Então o único backup que possuo dos meus arquivos é essa partição do disco D. Como o hd já está praticamente cheio, também não seria possível um backup em nuvem (visto que minha internet também não é lá essas coisas).

Minha dúvida é: é possível formatar apenas o disco C:, instalar o linux (estou pretendendo começar com a distro MInt) e manter a partição D: com seus arquivos intacta? Há chances de perder ou corromper algum arquivo na mudança de SO? Os arquivos (excetuando programas, é claro) poderão ser lidos normalmente no linux? E por último, há uma forma de limpar os arquivos mortos do windows depois que já tiver transicionado para o linux?

Como são muitas questões ficarei feliz se puderem mandar bibliografias onde eu possa ler/ver vídeos e ir aprendendo também. Estou estudando com o blog e canal do youtube do Diolinux (inclusive para entender o gerenciamento de arquivos, formatos e discos para continuar usando essa forma de backup por partição), mas ainda estou no começo e tenho dificuldade para entender procedimentos e linguagem mais intermediárias/avançadas.

Grato desde já pela ajuda :slight_smile:

Sim, perfeitamente isso, para isso durante a instalação, basta não excluir nem formatar essa partição. Uma boa dica é colocar um nome na partição, de forma que não confunda, assim não excluirá por engano. Como exemplo como eu deixo a minha no Win:

image

Assim não teria dúvida qual modificar.


Caso não altere a partição, não há possibilidade de se corromper sozinha (caso o HD esteja em perfeito estado).


O Windows usa um gerenciamento de arquivos chamado NTFS (podemos considerar uma evolução do fat → fat32) que é totalmente lido e escrito pelas distribuições linux, com isso você terá acesso sim. Porem, vale lembrar que arquivos executáveis (*.exe) não são compatíveis nativamente, pode-se usar wine para a maioria dos casos.


Arquivo de paginação (caso esteja configurado na unidade D) lixeira e arquivos ocultos ficarão a mostra, não ficarão invisíveis ao acessar via linux, basta excluir.

Não tenho uma referencia para cada resposta, usei minha experiência vivia mesmo
:sweat_smile:

Qualquer dúvida a mais, pode perguntar.