Formatar imagem no libreoffice

Então, no officer da Microsoft tem a aba de formatar imagem e nela você tem uns estilos diferentes de imagem, tem como deixar a imagem arrendondada, quadrada, triangular, sem bordas, fosca nas laterais e por ai vai… Porem nenhum outro officer que eu testei incluindo o libreoffice que é o que mais me agrada me deu a mesma opção de formatação de imagem, alguém sabe se isso é possível no libreoffice?

No Libreoffice ainda não descobri como faz. Mas no aplicativo de slide do Google dá para fazer.

1 curtida

Seria isto?
Não costumo editar muitos documentos complexos, logo se não for me desculpem.
https://help.libreoffice.org/Common/Creating_Round_Corners/pt-BR
https://sobrelinux.info/questions/48042/is-it-possible-to-create-rounded-corners-for-an-inserted-image-in-libreoffice-im

1 curtida

Não, pois é diretamente do libreoffice writer… Nele realmente parece não ter a opção

1 curtida

@Guigude, dá para fazer isso com o LibreOffice, mas o Writer vai precisar de uma mãozinha do Draw.

1. O que é que faremos aqui? Usaremos a imegem e a forma desejada para fazer uma interseção, o que é isso? Você coloca a forma sobre a imagem e faz com que as partes da imagem fora dos limites da forma sejam deletadas. Em resumo, você recortará a imagem para que ela fique com o formato da forma.
  2. Abra (ou copie e cole) a imagem no LibreOffice Draw (não precisa salvar o documento!)
  3. No lado esquerdo há uma barra lateral com formas, escolha a forma desejada. Tenha certeza de que a imagem não está selecionada, caso contrário não dará para por a forma em cima da imagem
  4. Repare que a forma estará preenchida com uma cor, creio que será azul mas pode ser qualquer uma. Tenha certeza de que a forma está selecionada. No lado direito há uma parte com as Propriedades do objeto, Na parte Área, defina o Preencher como “Nenhum”.
  5. Selecione tanto a forma quanto a imagem (use Ctrl A)
  6. Na Barra de Ferramentas vá em Forma e clique em Interseção
  7. Copie a imagem resultante
  8. Presta atenção que isso aqui é importante: talvez se você colar a imagem direto no Writer aparecerá apenas a forma preenchida com uma cor. Então faça o seguinte, no Writer, clique com o botão direito do mouse, selecione Colar especial, então Mais opções e escolha, por fim, Desenho do LibreOffice

Não é uma forma elegante, admito, mas faz o trabalho.

1 curtida