Formatar HD/SSD no Zorin OS com o fim de armazenar jogos

Bom dia, boa tarde ou boa noite!

Atualmente possuo um ssd de 256gb com o Zorin OS instalado, mas eu gostaria de salvar meus jogos em um outro disco.

O motivo disso é que o meu ssd de 256gb não é suficiente pra armazenar toda minha biblioteca Steam, então peguei um outro ssd que eu tinha guardado para utiliza-lo como um “armazenamento secundário”.

Vale ressaltar que esse disco que pretendo usar está com o Windows instalado, ou seja, provavelmente terei que formata-lo.

Apesar dos tutoriais no YouTube e foruns espalhados pela Internet estou muito inseguro de fazer os procedimentos, pois sou uma banana verde no mundo Linux.

Eu sei que é uma pergunta boba e que muito provavelmente exista um tópico por aqui com algo do gênero, porém eu pesquei e não consegui sanar minhas dúvidas.

Desde já agradeço!

Bom dia e bem-vindo! :slight_smile:

Essa instalação do Windows no segundo disco você pretende eliminar, junto com todos os arquivos, certo? Irei sugerir alguns procedimentos abaixo imaginando que você deseja ficar apenas com o ZorinOS, formatando totalmente o novo disco.

Abra o GNOME Discos (não sei se já vem instalado no Zorin. Caso negativo, basta baixar na loja de aplicativos). Clique no novo SSD. Primeiramente, verifique se seu disco está com particionamento “tabela de partição GUID”, conforme apresentado no print abaixo. Provavelmente está. Caso positivo, continue.

Delete as partições existentes clicando no símbolo de “-”. Crie uma nova partição clicando no símbolo de “+”, ocupando o disco inteiro.

Ele irá solicitar a formatação da partição. Coloque algum nome fácil (por exemplo, SSD2) e selecione o formato Ext4 (disco interno para uso com sistemas Linux apenas).

Clique no símbolo ao lado direito do sinal de “-” e selecione “editar opções de montagem”. Desative a opção “padrões de sessão de usuário” e deixe marcadas as opções “montar ao inicializar o sistema” e “exibir na interface do usuário”. Precisamos montar automaticamente porque, se o Steam for aberto e o disco não estiver montado, ele perderá a referência do caminho e você terá que configurar novamente.

Recomendo alterar o “identificar como” para o caminho direto do disco, deixando montado em /mnt. Não altere as demais configurações. O print screen abaixo serve de exemplo:

Monte o disco e crie uma pasta com o nome “Steam”. No Steam, vá em configurações, downloads, pastas de biblioteca. Clique no símbolo de “+” e navegue até /mnt/sdx (local de montagem da sua partição) e selecione a pasta que você criou. Pronto. :smiley:

A partir daí você pode selecionar onde instalar os jogos toda vez que for baixar. E você também pode usar a interface “pastas de biblioteca” para mover jogos de um disco para o outro.

4 curtidas

Poxa, muito obrigado! Tu foi bem didático na explicação. Agora é só alegria rsrs.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.