Fontes, imagens, seta do mouse minúsculas

Peço ajuda. Recebi meu Acer Aspire com o sistema Linux deles. Ao abrir com o sistema deles, notei que as fontes, as imagens e mesmo a seta do mouse eram muito pequenas. Reformatei o HD e Instalalei o Ubuntu Mate, que uso sempre.
Mesma coisa: fontes, imagens, seta do mouse minúsculas.
Expus o problema à Acer e a resposta deles foi a seguinte
“Informamos que esse inconveniente é característico de configuração do sistema operacional, recomendamos contactar os desenvolvedores do software ou a um técnico de sua confiança”.
Alguém sabe como resolver o problema?

Você tentou aumentar o tamanho da interface, da fonte e do cursor?

Sim. Mas há páginas que não aumentam. Meu formulário de imposto de renda, por exemplo, veio com essas letrinhas pequenas e não há como aumentar. Em muita coisa, sim é possivel aumentar interface, fonte e cursor.
Acho que é problema do GRUB. Mas meus conhecimentos recomendam prudência, não mexer nessas coisas…

Esse negócio de imposto de renda é no navegador?

Nas configurações do Firefox você pode mudar as configurações da fonte, incluindo usar a fonte que você preferir ao invés de deixar o site escolher a própria fonte.

tente aumentar a escala fracionaria, vai Configurações → Tela e ativar “Escala Fracionária”, tente colocar 1.25, deve aumentar as coisas

2 curtidas

Obrigado. Vou tentar.

Eu uso, como disse, o Ubuntu Mate. Não tem “Configurações” no menu e sim “Displays”, que manda vc para “Monitor Preferences”. A resolução máxima é 1920x1080. Reduzindo, diminui mais ainda o monitor.
Sob “Scaling”, vem auto detect, 100% e 200%. Nos dois primeiros, continua tudo como está. Com 200%, naturalmente dobra o tamanho de tudo no monitor - que fica inviável para uso.

Tem uma pacote chamado mate-tweak. Será que não resolve?

Fui tentar, midei o fator de dimensionamento da janela - que estava em auto-detect - e agora tenho tudo imenso na janela, que é pequena demais para fontes e imagens tão grandes. O problema agora é que não consigo redimensionar a janela para chegar de novo ao fator de dimensionamento “auto-detect”, pois o campo para fazer a alteração não é mais visivel.
O recurso a CTRL - b não funciona.

Eu consigo mover a janela para baixo, mas não para cima.

Finalmente consegui reduzir o tamanho das fontes e com isso a janela MATE Twek ficou menor e foi possivel desmarcar o HiDPI e voltar para o “auto-detect”. Obrigado pela ajuda!

Estou com o mesmo problema, tbm acer aspire. Testei mint cinnamon, ubuntu e opensuse e tudo fica muito pequeno. Não encontrei opção de aumentar escala.
Vou testar hoje o zorin

Às vezes tem que “ir fuçando” mesmo, faz parte. :slightly_smiling_face:

Fabio, cuidado! Eu já me dei mal fazendo tentativas e tive de reformatar e reinstalar o Ubuntu Mate duas vezes! Saco.
Se vc descobrir, por favor avise.
Pedro

Olá @dexius, seja bem-vindo!

Você pode alterar o tamanho do cursor e a escala de tamanho das fontes e elementos da interface (DPI) na seção de “Aparência” nas configurações do MATE. Para isso, siga o passo a passo mostrado abaixo:

1. Para alterar o tamanho do cursor:
    mate-pointer-size

2. Para alterar o DPI das fontes:
    mate-font-dpi

Ajuste os valores para o que ficar confortável para você. Os ícones das pastas e arquivos você consegue aumentar diretamente na área de trabalho e explorador de arquivos.

1 curtida

Thiago, vc é um gênio! Seus esclarecimentos - ilustrados - são o máximo.
Obrigado pelos esclarecimentos, já tinha alterado o tamanho do cursor - e, em paralelo, o tamanho das fontes, o que resolvia muitos problemas.
Nenhuma idéia de como mudar o DPI das fontes! Voltei ao tamanho “original” das fonte e coloquei o DPI em 110.
Excelente sugestão.
Mas há ainda o problema de páginas da internet que não mudam com essa alteração de fontes, nem com o recurso ao CTRL +. O App Center do UMate é um exemplo. As fontes vêm muito pequenas, não há como aumentar. Outro exemplo foi o formulário do imposto de renda. Não se consegue aumentar.
Eu me pergunto se não é um problema de GRUB. Não tenho conhecimento para abrir e investigar o que se passa. Se vc souber, agradeço - e muito.

2 curtidas

Seguindo o conselho do @Thiago12 consegui fazer a alteração no Zorin usando o Gnome Tweaks, indo em “Fontes” e alterando “Fator de escala” conforme foto abaixo:

Portanto, para quem tem esse problema no gnome dá de resolver facilmente no Tweaks

1 curtida

Fabio, obrigado. Não fiquei satisfeito com o fator de escala de 110 DPI e hoje, depois de ler sua mensagem, tomei coragem e fui aumentando até chegar a 140. Aí ficou bom!
Mas há páginas da internet que não aumentam nem com o DPI alterado nem com o recurso ao CTRL+. O APP Center do Ubuntu Mate é um exemplo.
Eu me pergunto se aí não é problema de GRUB, complexo demais para eu testar.
Mas como está dá para usar confortavelmente o ACER.
Obrigado de novo.

1 curtida

Aqui no meu zorin aumentou em tudo, até nas páginas da internet. Testa com outra distro pra ver

Ok, vou tentar - com o Zorin