Fontes do MS Office no Libreoffice ou WPS

entao gente, sou novo por aqui e tambem no mundo linux, e vou logo pedindo desculpas por qualquer coisa. o problema é o seguinte: gostaria de saber como utilizar o pacote de fontes do MS office no Libreoffice ou WPS, visto que para os trabalhos academicos sou obrigado a utilizar as fontes “arial” e “times”. ja tentei pelo terminal, com o seguinte comando: sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer . e tambem pelo synaptic com o comando: ttf-mscorefonts-installer. porem nao consegui obter exito na instalaçao, pelo terminal da meio que um erro no finalzinho da instalaçao (fiz em outra versao da distro e deu tudo certo - mint xfce). a distro que estou utilizando e qual eu mais me adaptei foi a linux mint cinnamon. espero que consigam me ajudar, abraços galera!

Boa tarde!
Posta o erro que aparece pra vc fazendo favor!

boa tarde, tudo bem?
essa é a tela que dá quando uso o terminal com o comando: sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer . pelo visto tem algum erro, pq quando fiz a mesma coisa em outro notebook aqui de casa com linux mint xfce, o mesmo reconheceu as fontes do MS office.

axmpx, esse problema é que o mirror que o Linux MInt ta tentando puxar ta dando problemas. Tente mudar ele. Vc muda ele ali no “escudinho”.

Segue a thread sobre isso no ubuntu : Bug #1713615 “ttf-mscorefonts-installer fails because Redirectio...” : Bugs : msttcorefonts package : Ubuntu

tenta o último comentário.

tentei e nao deu certo, cara :frowning:

Tenta pelo Synaptic. Mas o erro ali ta falando que ta tentando puxar daquele mirror e nao ta indo. Tente mudar para o mirror Evowise no Principal (Tessa) e para o mirror Base (bionic) vai mudando ate dar bom.

UMA OTIMA NOTICIA depois de tentar a forma mais comum de configurar as fontes no LIBREoffice (porem sem eficacia) , eu encontrei na internet um video bem simples de como por as fontes do MS office no LIBREoffice e no WPS. nota: pasta copiada do Windows, quando passada para a pasta principal do linux mint (no meu caso) deve ficar com a primeira letra em minusculo. segue o video: INSTALAR FONTES DO WINDOWS NO LINUX - YouTube quem estiver com esse problema é so seguir esse poste e o video que deixei aqui. agradeço a todxs que tentaram me ajudar. abraços, galera! nota2: eu sou usuario em dualboot com o windows, entao tive melhor facilidade em obter os arquivos necessarios.

1 curtida

Apesar de existirem pacotes para instalação de fontes, apenas para facilitar mesmo, elas continuam funcionando como sempre, vc pode ir direto nos arquivos da fonte (.ttf, por exemplo) e usar seu gerenciador de fontes da DE pra instalar, geralmente aparece no menu de contexto do próprio arquivo.

O servidor onde você estava tentando baixar estava com problemas, era isso. Se você resolveu seu problema, parabéns. Apenas saiba que a primeira forma (instalando o pacote ms core fonts) é a mais fácil.

Esse pacote puxa fontes em .exe direto da Sourceforge, é muito chato, as vezes acontece dele dar falha no download por causa dos servidores da Sf.

Cara, o jeito que eu fiz talvez seja um pouquinho trabalhoso de fazer da primeira vez, mas quando você tiver os arquivos em mãos você estará feito.

1. Procure ter acesso a um sistema Windows com o Microsoft Office instalado (pode ser um computador seu com Windows, ou o computador de outra pessoa ou até mesmo de uma máquina virtual do seu próprio computador com Linux)

Ou você também pode instalar o Microsoft Office no Linux via Wine (dá para instalar o Office 2010 pelo Wine), mas aí você não terá as fontes já oferecidas pelo Windows em si. Você é quem sabe.

1. Copie todos os arquivos da pasta C:\WINDOWS\fonts para uma nova pasta

2. Na nova pasta delete todos os arquivos que não forem fontes em si

3. Na nova pasta delete todas as fontes que já estão disponíveis no Linux

A parte difícil já foi feita e você não precisará mais repeti-la em sua vida, salvo para pegar as novas fontes das próximas versões do Widows e Microsoft Office

1. Na sua distribuição Linux, copie as fontes para a pasta ~/.fonts

2. Abra o terminal e rode o comando fc-cache -f -v

3. Está tudo pronto, você precisará fechar o LibreOffice completamente e depois abri-lo para que o mesmo reconheça as novas versões