Foco ou Personalização? Sistemas que Simplificam ou Complicam?

Faz um tempo ja, q me vi em uma duvida cruel q não sai da cabeça, realmente vale a pena instalar um sistema que e “muito bom”, mas que da trabalho? Por exemplo, eu sempre gostei muito do Alpine, e uma distro realmente muito legal, mas q me rouba um certo tempo, ate pq o networkmanager nele da uns bugs esquisitos na minha maquina, e o crony também e teimoso nele, sempre presisava forçar o horario, então, dele fui para o Kde Neon, na espectativa que isso melhorasse, e não me roubasse mais tempo, e realmente melhorou, não tive nenhum problema relacionado ao sistema em si, mas por outro lado, nunca me contentei com a aparencia padão do kde, então eu sempre perdia umas boas horas configurando e ajustando, mas nunca chegava a uma “perfeição” na minha visão. Dele, fui pro Fedora Budgie, mas o budgie em si não me agradou, eu não achava fluido a forma de trabalho dele, eu ate instalei o xfce panel nele, usando ao invez do painel padrão do budgie, mas ainda sim, não era fluido a forma de trabalho. Então fui para o Chrome OS Flex, um sistema que sempre me ajudou no foco, mas nessa maquina, não da pra usar o crostini, e o crew também não, por algum motivo desconhecido, creio eu por ser um PC e não um notebook. E fique nessa questão, sera q realmente vale a pena esses sistemas? Arch? Gentoo? Slackware? Pra mim, não… Por mais que sejam otimos sistemas, eles me prendem em configurações e otimizações que acabam me tirando do foco. Com isso eu descobri que os sistemas mais simples, mesmo que não tão eficientes, podem ser a melhor opção, como o Zorin OS, ele simplesmente funciona, não me prende em configs, e tudo ja ta ali, pronto, só instalar meus apps. Já e um sistema que me agrada visualmente, sendo desnessesário mudança de temas ou extenções. E oq importa e que funciona, é garantido ligar e o sistema estar ali…

1 curtida

Um problema que vejo é que as pessoas se apegam muito a “perfumarias”, coisas que no final não importam muito para o workflow como a pessoa acha que importa. Usei Gnome Shell por anos (Literalmente) e mudei recentemente para o KDE Plasma apenas para sair do comodismo. E é incrível como eu consigo me adaptar rapidamente a qualquer UI like Windows e MacOS. No final tudo que preciso é de uma interface que faça sentido no Desktop: Botões para controlar a janela (minimizar, maximizar, fechar), ícones de status para certas aplicações (tray) e um fluxo com o combo mouse e teclado. Dessa forma consigo transitar facilmente entre Cinnamon, Zorin UI, KDE e um Gnome (Customizado estilo Ubuntu). No Final de tudo o que vou usar pesadamente de fato é o navegador. Então se este estiver funcionando eu realmente não me importo com pequenos detalhes diferentes na usabilidade da UI. Ps. Estou usando o KDE o mais próximo possível do padrão o que me lembra a época que eu usava o Windows.

2 curtidas

pse mn, oq realmente importa e q sejamos produtivos, e q estajamos confortavel com nosso ambiente de trabalho…