Fluxbuntu? Quem é esse?

Vi aqui que existiu um Flavour do Ubuntu com o Fluxbox, chamado de “Fluxbuntu”, e fiquei interessado em ver se o Ubuntu atual sem o GNOME e sim com o Flux ficaria leve. E vocês, já conheciam ou usaram?

Descobri pelo vídeo do Leandro:

1 curtida

Não usei exatamente no Ubuntu, mas no Devuan, embora o mesmo possa ser feito no Ubuntu, visto que também há uma iso bem semelhante. Fiz aquele esquema de instalação mínima usando o net install. Cara, o desempenho é muito bom mesmo, meu PC ficou rapidinho e bem responsivo quando comparado a uma DE - principalmente as mais pesadas. Consumo de Ram era baixo também, algo entorno de 150mb depois do boot. Outro ponto forte do Fluxbox, para mim, é a facilidade de customização, é bem tranquilo de aplicar temas, editar menu ou estabelecer os keybindings.

Para quem, assim como eu, tem uma máquina com configuração mais modestas, acho que compensa bastante. Além disso, o fluxbox foi minha porta de entrada para as TWMs, foi nele que aprendi a usar o Linux de uma forma mais “minimalista”. Para mim o único ponto negativo dele é a pouca variedade de temas, ao menos não achei muitos, nisso o Openbox se sai muito melhor.

2 curtidas

Penso exatamente a mesma coisa, o resto pra mim são só coisas positivas.

Aqui o Fluxbox sobe usando 104mb de ram.

2 curtidas

Seria bem legal para os interessados repassar o processo de instalação do Fluxbox para quem quiser instalar o WM no Ubuntu, não? (Sem ser pelo vídeo)

3 curtidas

Seria uma boa, mas não acho que muitos iriam querer, só os mais apegados a esses WMs.

1 curtida

Conhecimento é sempre útil (exceto quando se trata de montar uma bomba atômica, aí há controvérsias… hehehehe)

2 curtidas

Uma idéia é criar um tópico com esse objetivo. Aí quem quiser instala o Fluxbox e remove o GNOME.

Pensa na leveza que ficaria.

1 curtida

:joy: :joy:

1 curtida

Uma boa mesmo, se pá faço. Adiantando, quem tiver afim, pode ver o vídeo em que o Dio instala o I3; é praticemente o mesmo processo, porém, deve-se instalar o fluxbox ao invés do I3.

Edit: é uma excelente ideia mesmo, vejo muita gente atrás dum sistema leve e rápido, porém com máquinas mais limitadas; um set up com essas WMs é excelente, vou ver se tiro um fim de semana para fazer. Meu único receio é o maldito Wifi/Bluetooth, por sorte, aqui sempre funcionou por padrão tanto no Devuan quanto no Debian, mas essa é uma questão que varia muito de computador para computador.

3 curtidas

Bem simples, só trocar.

Fluxbox está superando todos os outros em desempenho aqui, se eu gostar ainda mais nele vou chegar num ponto onde toda distro que usar eu instalo ele.

104mb no Slackware? No caso do Devuan, é mais pesadinho mesmo, Debian um pouco mais por conta do systemd. Gosto bastante de customizar, então os temas são uma questão até importante para mim, por conta disso acabava usando mais o Openbox do que o Fluxbox.

1 curtida

Aham, Se olhar no meu perfil vai ver uma afirmação que fiz. hehe

Olha, eu gostei tanto dele que criei um “fork” de um tema padrão dele, só preto e branco, uso ele com meu Flux e amo tudo como está, talvez eu comece a criar mais temas.

1 curtida

Eu vi o tema, ficou bom, curti. Um tema que sempre usava nas WMs era o Arc dark, por sorte estava disponível tanto para o Openbox quanto para o Fluxbox.

Outra, no aur tem alguns temas ótimos para o Openbox também. Dá uma olhada nos temas desse cara, bastante coisa bacana.

1 curtida

Arc Dark é um clássico dos temas do Linux…

Nice!

1 curtida

O Ubuntu Minimal abre portas para muitas experiências…

No mais, o MX Linux dá oficialmente a opção de Fluxbox — é instalada com a mesma ISO do XFCE.

1 curtida

Pra mim, essa opção do Fluxbox no MX Linux é útil.

Sim, já ouvi falar dele.

Nunca utilizei.

1 curtida

Eu queria muito ter utilizado, parecia ser beem leve.

off-topic

Aliás, onde estava esse tempo todo? Nunca mais o vi aqui.