Flickering em Jogos da Steam por possível instabilidade de drive nvidia 580

Olá, boa tarde

A alguns meses comprei um notebook com uma rtx3050 e instalei o Zorin 18.0, depois de muito quebrar a cabeça com drivers com problema de suspensão ou que jogos da Heroic e da Steam não usavam a placa de vídeo eu cheguei a conclusão que o melhor drivers para meu caso era o 570, uso principalmente Wayland, demais ajustes foram feito apenas na escolha da versão do Proton.

Recentemente ao mexer de mais no que não devia, não relacionado a drive ou placa de vídeo, acabei quebrando o ambiente gráfico do Zorin de tal forma que precisei reinstalar do zero, não prestei muita atenção e acabei baixando e instalando a versão recém lançada, 18.01, que no modo de instalação com drivers para Nvidia foi instalado o 580, não tive nenhum problema de suspensão ou travando como tinham tido de primeira vez, então achei que estava estável, mas do nada um dia liguei o notebook e ele não estava ativo, então usei o sudo ubuntu-drivers autoinstall que instalou o 595 que era o recomendado, fiz as limpezas de qualquer dependência do driver anterior e estava usando normal, até que fui jogar Dark Souls 2 e a GPU dedicada não estava sendo usada, mesmo cenário para Dragon Dogma, apesar de jogos como Green Hell estarem normal.

Nesse momento começou minha saga de testar diferentes versões do Proton e até mesmo voltar para o drive 580, mas ele está instável com jogos como Green Hell (não jogo com frequência) e PEAK que começam a ter quebra na interface gráfica ou ficam piscando.

Tentei voltar para o drive 570(que não está disponível no instalador do zorin), mas a instalação puxa sempre o 580, o que faz parecer que foi descontinuado. Os demais disponíveis são o 565 que não quis instalar e o 535 que os jogos não parecem reconhecer, mesmo trocando versões do Proton e colocando comandos para forçar o uso da GPU dedicada.

Não sei mais o que fazer, com a queda dos repositórios durante o fim de semana só tive mais estresse, então se alguém puder me dá uma luz agradeço.