Flatpak, o consumidor de armazenamento

Qual o procedimento para passar o /var/lib/flatpak/repo para /home?

Ainda não tive tempo para ver isso.

Se puder informar, agradeço.

Fazendo uma pesquisa rápida.

É através do link simbólico

• Move the data: Move the entire Flatpak folder to your user home directory (replace user with your actual username).
    sudo mv /var/lib/flatpak /home/flatpak
  • Create the link: Navigate to /var/lib and create a symbolic link pointing to the new location.
    cd /var/lib
    sudo ln -s /home/flatpak flatpak

O Cache de Pacote e de aplicação também são vilões em consumir o espaço do HD.

1 curtida

E mudar a “propriedade”?

Verifiquei que tudo em /var/lib/flatpak pertence ao root.

Mas eu não disse que “ninguém vai notar“ eu falei que o user common (uso produtivo) não vai ficar observando esses aspectos, assim como não vejo usuários de Mac olhando quanto cada App Bundles (Pacotes de apps completos com libs e dependências). Usuários Linux (mais filosóficos) tendem a ficar procurando pelo em ovo ou mesmo exagerar problemas quando o cenário não é isso tudo que falam. Esse é meu ponto. Nunca nem vi usuários que instalaram tanto flatpaks q lotou o filesystem (só se essa for a pretensão). Se esse fosse um problema extremo distro imutáveis como Bazzite estariam ferradas. N vejo ninguém usando o Bazzite e refletindo sobre isso (e olha que participo de grupos gamers onde há muitos usuários dele). É valido reclamar? sim! Só acho que o usuário linux tem coisas mais importantes pra se preocupar do que um formato de empacotamento que meio que universalizou o uso de apps e diminuiu a bagunça de instalação de apps no Linux.

Eu estava la (3000 mil anos atras kkk) quando queria instalar um simples emulador e a distro que eu estava usando não tinha a biblioteca necessária e era bem chato configurar e não quebrar o sistema. Hoje eu apenas clico em um botão (instalar) e tudo já está pronto e funcionando, não importa qual distro eu esteja usando.

1 curtida

Com a idea do post, não é necessário. O repositório todo é movido para a partição que está o /home e é deixado um “atalho” (link simbólico) no lugar. As ferramentas vão continuar acessando os arquivos através de /var/lib/flatpak e nem perceber que houve a troca.

Tudo que eu disse na minha resposta anterior eu já vi acontecer nos canais de suporte que eu frequento, e a substituição de Flatpaks por pacotes convencionais quase sempre é bastante eficaz como solução para disco lotado. Às vezes, os usuários até gostavam de não haver mais comportamentos que não gostavam/não entendiam causados pela sandbox.

""Filosofia""

Vale lembrar que App Bundles do macOS não são tão comparáveis ao Flatpak porque o equivalente dos runtimes – sysroots – já estão no sistema e são muito mais enxutos. Em termos de execução do conceito e do espaço ocupado, é bem mais parecido com o AppImage.

Eu já vivi isso. Aliás, estamos em um tópico sobre Flatpaks lotando o disco.

Eu tenho um SSD de apenas 1TB, e praticamente tudo que eu posso instalar em Flatpak, eu instalo. Até hoje nunca percebi problema com isso ou me incomodou os Megabytes a mais que uma aplicação gasta.

No notebook que ocorreu o erro é de 128GB.

Partição / de 20GB