Flatpak no Debian Stable: Atualização de Programas

Boa Tarde Pessoal

Recentemente, me deparei com o mesmo problema que tive com Debian Stretch: atualização de programas pelo flatpak. No Debian Stretch, houve um problema ao atualizar o Kdenlive: eu precisava de uma versão mais recente do flatpak se eu quisesse atualizar o Kdenlive. No Debian Buster, ao atualizar o openh264, tive o mesmo problema.
Na época do Stretch, resolvi o problema instalando o flatpak através do Stretch-Backports. Mas não há flatpak no Buster-Backports. O que eu posso fazer?

tenta instalar o flatpak do sid ou testing…mas ja tentou reportar ou saber o porque da falta do pacote no backports do buster tbm?

Kdenlive suporta melhor o AppImage, em todo caso, qual a versão do Flatpak nos repositórios?

No Debian Stable é 1.2.4

na verdade, nem imagino como fazer isso

A última versão oldstable lançada a literalmente 14 dias é a 1.2.5, então não era pra ter problemas

Eu tentei instalar o flatpak através do código fonte. Mas aí quando rodo o ./configure este acusa que não tem o pacote fuse, sendo que está instalado.

Você precisa da versão para desenvolvedores do libfuse ou seja o libfuse-dev

Consegui instalar o flatpak depois de instalar o libfuse-dev, mas surgiu outro problema e não tive paciência para resolver. Minha conclusão é que Debian Stable e flatpak não combinam.