Recentemente baixei a versão RC do GIMP 3.0 para testar no meu sistema, mas como eu também tenho a versão estável em Flatpak, não consigo achá-la no menu para usar.
Eu cheguei a ver como é a estrutura de execução do GIMP 2.10.38 em Flatpak e percebi que todos os flatpaks instalados possuem o mesmo comando de execução:
/usr/bin/flatpak
A questão é saber se dá pra criar um link simbólico no Lançador de Aplicativos para executar o mesmo programa Flatpak em versões diferentes sem precisar ter o trabalho de abrir o programa pelo Discover do KDE.
Geralmente esse tipo de coisa é feito com App Image. Você cria esse script pra integrar o arquivo no Lançador de Aplicativos. No caso do Flatpak é mais difícil porque tudo é manipulado via terminal ou loja de aplicativos (Nesse caso, o Discover). E o único arquivo executável na pasta /Bin/ é o próprio flatpak.
Não necessariamente, essas extensões .desktop são geralmente atalhos para execução de comando, podendo adicionar flags e outros comandos. Para ilustrar, como lanço meu Webcord por aqui:
[Desktop Entry]
Name=WebCord
Comment=A Discord and Fosscord client made with the Electron API
GenericName=Internet Messenger
Exec=electron31 /opt/webcord/resources/app.asar %u
Icon=webcord
Type=Application
StartupNotify=true
Categories=Network;InstantMessaging;
Note que na linha Exec roda-se um comando, forçando o uso da versão específica do electron que indiquei na linha. Não estou rodando diretamente o comando webcord, mas sim o electron. Alterei esse comando manualmente, onde antes só indicava Exec=webcord %u, sem prejuízos e funciona normalmente.
Minha sugestão é que você faça o mesmo, uma para cada execução de flatpak, por exemplo, algo do tipo Exec=flatpak run org.versão-do-gimp %u
A fim de diferenciar essas versões, as aplicações flatpak geralmente ficam em var/lib/flatpak/app/
Acho que deve ser o suficiente para resolver seu problema.
Então, eu criei um arquivo .desktop e segui a sua formatação colocando:
Exec=flatpak run gimp-3.0 %U
No entanto, o programa só carregou mas não abriu.
No entanto, pesquisando a pasta var do sistema eu realmente localizei a pasta do GIMP e com as duas versões. Pesquisei até achar o que seria o executável da versão 3.0 beta e copiei a localização dele para esta linha do script .desktop.
Aí agora deu certo, consigo abrir essa versão normalmente sem aviso de erro. A única coisa que me chamou a atenção é que não consigo abrir as duas versões simultaneamente e quando a versão 3.0 está aberta, aparece o ícone do Wayland no lugar do ícone que eu botei.
Tente alterar o Name= na primeira linha em cada um para ver se tem sucesso gimp-estavel em uma e gimp-rc na outra.
Em relação ao ícone e em abrir as duas versões simultaneamente, não sei bem como resolveria além da sugestão dada, como disse, não sou muito familiarizado com aplicações flatpak.
Mas, se resolveu sua situação, marque o tópico como resolvido para ajudar outras pessoas que eventualmente cheguem nessa mesma dúvida.
Eu cheguei a alterar parâmetros no arquivo onde diziam “gimp-2.10” para “gimp-3.0” ou “stable” para “rc”, mas mesmo assim continua a mesma coisa. De qualquer forma, pelo menos os dois abrem no meu PC, mesmo que não seja de forma simultânea. Obrigado pelas dicas!