Eu instalo quase tudo via flatpak, mas se tem uma coisa que é um inferno é conseguir configurar caminhos quando um app depende de um executável externo.
Por exemplo: estou tentando processar imagens em formato RAW no Hugin, para fazer Focus Stacking. Para importar as imagens, ele usa o darktable-cli que precisa estar no PATH.
Aqui vem o problema… se tudo for instalado via repositórios (apt no meu caso), tudo funciona perfeitamente, mas e quando tudo, ou parte, está em Flatpak?
O Flatpak não tem acesso a pastas como /usr/bin e isto não vai funcionar mesmo alterando propriedades de permissões com o FlatSeal. Ou seja, só consigo configurar se for tudo instalado via repositório (DEB files).
Então, me digam, por favor, como eu configuro isto? Como faço para indicar um caminho de executável quando ele é um Flatpak e fica numa pasta com caminho que não poderia ser mais obscuro e não funcional?
Se você está em um sistema totalmente baseado em Flatpak, como fica uma coisa destas?
# ir para a pasta
cd /var/lib/flatpak/app/org.gnome.Epiphany/current/active/files/bin
# OBS: As modificações só são possíveis como administrador, por isso a utilização do comando `sudo`
# criar um arquivo teste
sudo touch test
# dando permissão de execução ao arquivo
sudo chmod +x test
# editando com nano
sudo nano test
editando o arquivo com nano
(CTRL+S pra salvar CTRL+X pra fechar)
echo Hello World
dentro do container
# testando a execução do arquivo
/app/bin/test
# retorna Hello World
O motivo de existir Flatpak é não ter que lidar com esse tipo de situação. Infelizmente o empacotador não foi feliz e não aproveitou para incluir todas as dependências do programa no pacote.