Conheça a nova seção do Flathub, exclusiva para aplicativos móveis, para celulares e tablets com Linux para além do Android.
Agora, precisa de uma forma mais simplificada para instalar sistemas Linux mobile.
Incrível como o flatpak meio que se tornou pra mim a loja universal de apps linux. Sempre que preciso de algum app de terceiro para uma função especifica vou diretamente buscar nele, pois sei que independente da distro que estarei usando irá funcionar. Para eu que amo jogos e emulação todos os meus apps usados nessa área são em flatpaks e funcionam imediatamente após instalação. Engraçado antigamente eu tinha uma raiva de quando ia instalar algum emulador faltava alguma biblioteca especifica que não tinha no meu sistema e era porre. Hoje é dia é só sombra e agua fresca.
Meu sonho é conseguir colocar um Debian no celular.
Pena que graças ao tumor da Google junto com esse sistema de quinta que ela despeja na nossa cara infelizmente não temos liberdade pra usar algo que preste de verdade
Pois é, e é muito difícil achar smartphones com suporte bom pra Linux. Acho que os Google Pixel antigos e alguns outros modelos antigos da Sony tem algum suporte decente, atual não existe praticamente nada, ainda mais no Brasil.