Flameshot Pedindo para compartilhar tela

Recentemente eu tive que formatar meu computador na empresa pois havia corrompido o sistema e não deu para recuperar, até ai tudo “OK”.

Estava reinstalando os programas após instalar novamente o Ubuntu 22.04.2 LTS e reparei que agora toda vez que vou fazer uma captura de tela com o Flameshot o gnome retorna pedindo para compartilhar a tela com programa em questão…

Pesquisei no “amigo google” e só achei um tópico sobre esse assunto neste fórum mas não tinha a solução do mesmo e já estava encerrado o post.

Gostaria de saber se mais alguém teve esse problema e se alguém conseguiu resolver?

Preciso muito resolver pois antes não pedia para ficar compartilhando tela e agora isso ocorre em todos os prints que tento tirar e com isso perco um bom tempo nesse processo.

Usa Wayland?
O que tem nas opções?

O Flameshot tem uma página no FAQ especifica pra esse problema.

Resumindo, os DEVs do GNOME meio que quebraram uma API interna (que o Flameshot e outros apps de screenshot usavam) por alguma razão (eles explicaram no Gitlab, não vou copiar o texto aqui.)

Agora o único App que é “autorizado” a fazer isso é o próprio GNOME Screenshot. Ou seja, Flameshot não vai funcionar direito no GNOME Wayland infelizmente.

É uma medida de segurança do gnome para evitar que algum processo indesejado capture a tela sem o usuário saber.

Fala pessoal, primeiramente desculpa a demora para responder, estive ocupado nos últimos dias.

Caso alguém mais tenha esse problema e queira arrumar, eu descobri (sou meio leigo no linux já aviso antes kk) que usando o ubuntu wayland não funciona direito o flameshot então precisa usar o ubuntu com o xorg ao iniciar a sessão, para poder ter o funcionamento normal do flameshot, tirar a captura direto sem ter que compartilhar a tela, etc …

Descobri isso depois de pesquisar bastante, achei nesse link:
htt ps : / / sempreupdate .com .br/ ferramenta-de-captura-de-tela-flameshot-adiciona-novos-recursos/

Obs.: Sou usuário novo no fórum e só posso por dois links no post então basta tirar os espaços do link acima para acessar o site…

E descobri como habilitar o Xorg nesse outro link:
https://linuxconfig.org/how-to-enable-disable-wayland-on-ubuntu-22-04-desktop

Obs.: No meu caso por algum motivo eu tive alguns bugs como sumir a área de trabalho e as configurações do ubuntu após as instalações de desinstalações que fiz, então para consertar esses erros que mencionei, caso ocorra com mais alguém… segue o link para reinstalar o ubuntu desktop.

https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=114246.0

Espero que isso ajude mais alguém, pois eu precisei muito disso e tive que ver diversos sites de fóruns para achar a solução, não foi fácil achar isso pois nem no google tinha kkk

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.