Oi pessoal, beleza? Então. Eu peguei um Mac Mini que já rodava o LMDE aqui em casa e destinei para ser o novo servidor Jellyfin. Atualizei o Mint, liguei monitor e teclado e configurei um novo usuário usando monitor e teclado e deixei tudo ajeitado. Desconectei o monitor e o teclado e reiniciei. Quando fui acessar pelo Remmina, não havia controle de janelas e a resolução estava baixa. A minha dúvida é: sempre que eu deixo sem monitor fica assim mesmo ou será que deu um problema na atualização?
É assim mesmo, isso se trata de uma forma de economizar energia enquanto ninguém usa o computador (é o que se imagina quando não tem monitor ligado). Não se preocupe, não foi o update que causou isso.
A forma mais barata, estável e que vai te poupar dor de cabeça com atualizações futuras do Linux é comprar um Dummy Plug HDMI (também chamado de emulador de monitor). É uma pecinha que custa bem barato na internet.
Você pluga isso na saída HDMI do Mac Mini. Ele finge para a placa de vídeo que existe um monitor 4K ou Full HD ali ligado. A GPU do Mac “acorda”, ativa a aceleração de hardware, e quando você conectar pelo Remmina, a resolução estará perfeita e com o controle de janelas normal.
Cara, que bacana a sua resposta! Valeu mesmo. Eu não imaginava que seria assim. Muito bom aprender isso e agora saber que existe essa função. Procurarei um dummy plug. Valeu demais!!
Experimente algo mais específico para o seu caso, com o UmbrelOS, por exemplo. Ele é feito exatamente para isso e é muito fácil de administrar. E existem vários outros sistemas com a mesma finalidade de servidor doméstico. Aqui eu também uso um MacMini como servidor, inclusive de mídia com Jellyfin, e não tenho nenhum periférico conectado nele, fazendo tudo remotamente.
Sugeri o Umbrel, pois a base dele é o Debian, que você já conhece. ![]()
Boa, @msteles! O UmbrelOS é fantástico mesmo para gerenciamento headless e bem direto ao ponto.
Como o @caiocgo já deixou o Jellyfin todo ajeitado no LMDE, acho que o dummy plug vai ser o caminho mais rápido para ele não ter o trabalho de reconfigurar tudo do zero. Mas fica a excelente dica do Umbrel se um dia ele quiser mudar a proposta do servidor!"
Não conhecia. Vou procurar a respeito. Minha mídia está toda em unidades externas, então mudar de sistema não custa muita coisa além de tempo… Obrigado pela dica!
Ahm. Então com o Umbrel não há necessidade de dummy plug? Interessante. O shopee já está trazendo um pra mim, mas não custa experimentar coisas novas, né?
Sim, com certeza!@caiocgo
O UmbrelOS é projetado especificamente para ser um servidor headless. Ele não possui uma interface gráfica de desktop tradicional (com janelas, mouse e papéis de parede). Em vez disso, todo o sistema roda em segundo plano e você o controla inteiramente através do navegador de outro dispositivo (via interface web). Como ele não tenta desenhar uma área de trabalho na saída de vídeo do Mac Mini, não faz diferença nenhuma se há um monitor conectado ou não.