Com o lançamento da versão 128 do Firefox, a Mozilla viu-se no meio de uma [outra] controvérsia. Tudo por conta do PPA ( Privacy-Preserving Attribution), recurso experimental cuja função é projetado para ajudar os sites a entender como seus anúncios funcionam sem coletar dados sobre pessoas individuais.
Ao oferecer aos sites uma alternativa não invasiva ao rastreamento entre sites, a Fundação espera reduzir significativamente na prática alheia de fuçar os hábitos internéticos das pessoas.
Com o PPA os anunciantes poderão checar se determinada publicidade é efetiva ou não. Por exemplo: quantas pessoas viram um anúncio e interagiram como mesmo, como fazer uma compra. Ele conta quantas pessoas fizeram isso.
Embora o Firefox inclua muitas proteções de privacidade que tornam mais difícil para os sites rastrear o internauta, há muitas formas de contorná-las.
Funciona assim: quando um site detecta que um usuário clicou em um anúncio, ele pede um relatório ao navegador, que irá criptografá-lo e, em seguida, enviá-lo anonimamente para um “agregador” (não o site) usando o protocolo DAP ( Distributed Aggregation Protocol for Privacy Preserving Measurement).
Depois disso, o relatório é combinado com outros relatórios semelhantes pelo serviço de agregação, e o site recebe relatórios periódicos com uma coleção desses dados.
Mesmo que a Mozilla tenha mencionado que o PPA seria ativado por padrão no Firefox 128, ela não o fez claramente, para um público mais amplo.
O bjetivo dessa API era estudar a viabilidade de tais implementações, para que um dia, as redes de anúncios existentes pudessem começar a se afastar do rastreamento individual invasivo.
Na era de hoje, a publicidade tornou-se um mal necessário para uma organização focada na Internet permanecer no negócio, e o que a Mozilla parece estar tentando é trabalhar para mudar esse cenário.
Pois o padrão hoje é coletar dados do usuário de qualquer maneira possível, sem considerar seu direito sobre a privacidade e autoridade sobre seus dados, não importando quais questões são importantes para aquele.