Firefox travando após atualização - "Tela branca"

Rolou uma atualização (3 junho 2021) e o Firefox 89 quebrou… problemas com novos drivers NVidia?

Agora de pouco rolou uma atualização (Ubuntu 20.04), com novos drivers NVidia (está em uso a 460, não sei qual estava antes). Estava com o Firefox, já atualizado para a versão 89 (repositório Ubuntu), em uso e precisei reiniciar a máquina, coisa que fiz sem fechar o navegador, para forçar reabrir as mesmas abas depois. Não prestei muita atenção em tudo que rolou na atualização (geralmente faço pelo terminal, mas hoje rolou via Software Update da GUI). Depois de reiniciar, o Firefox quebrou. “Aparece” a tela de boas vindas que em 1 segundo supersatura e fica quase toda branca, com bordas fantasmas (borrão de arraste). Tentei reinstalar, limpando a pasta .mozilla e não funcionou. Tentei a versão Flatpak baixada do Flathub e tive o mesmo problema (idêntico). Apenas a versão da Snap store (ainda 88.0.1) está funcionando.
Vi em Additional Drivers que posso trocar para a versão 465 do driver de vídeo, mas estou preocupado em zoar o sistema todo fazendo isto. Então, não vou testar.
O estranho é que ontem mesmo eu recebi a atualização para a versão 89 e usei quase numa boa (tive alguns travamentos aleatórios, tendo que reiniciar o Firefox umas 2 vezes - coisa incomum). Estou achando que houve algum problema em função da atualização dos drivers da NVidia, sei lá…

Alguém teve um problema similar?

1 curtida

Fui sortudo então. Atualizei hoje para o FF89 no Solus (tenho uma 940mx) e não deu problema algum. Acho que seu jeito é ficar na versão Snap por hora e esperar um update para corrigir o problema atual.

2 curtidas

Atualizando…

Fiz um snapshot do sistema (para garantir) e troquei o driver da NVidia do 460 (em uso) para o 465. Não tive erros de video e resolveu o problema misterioso do Firefox…
Não vou tentar voltar ao driver anterior para ver no que dá… (Lei de Murphy diz que daria m&#%a)
Fica a “dica”.

Edit: mais de 4 anos usando Linux e foi a primeira vez que tive problemas de depois de uma atualização… deu até uma sensação de Déjà vu da época de Windows 10… lol

4 curtidas

Esse novo Firefox está bugando em várias distros. Deu problema no PCLinuxOS e no MX Linux.

1 curtida

O driver da Nvidia 460 é o driver estável de produção.
O 465 é o novo driver com novas funcionalidades.
Quem dera eu poder usar o 460, aqui no Arch sou obrigado a
usar o 465…

1 curtida

Acho que só as q usam placa Nvidia. Intel tá rodando liso.

Atualizando, caso alguém venha a ler o textão em algum momento futuro…

Mesmo depois de trocar o driver NVidia, o problema voltou logo apenas a primeira reinicialização do sistema.
Quase toda dica de resolução que achei na internet implicava em acessar algum menu, coisa que com a janela completamente branca, é “impossível” (na verdade não, como mencionarei a seguir).
Bem, a versão do repositório Ubuntu (deb) que eu estava usando ainda era a 88 e bastou eles atualizarem para a 89 para dar pau (pra mim, aconteceu na atualiza de hoje, 17/06/2021).


Solução paliativa

Bem, via terminal, tendo a versão do repositório (deb) instalada (sudo apt install firefox), pode-se entrar no modo de solução de problemas da seguinte maneira (contornando a tela branca):

firefox -safe-mode

Clique em Abrir/Open (não adianta resetar) e o Firefox abre em modo de resolução de problemas (Troubleshoot Mode). No menu hambúrguer, vá em Settings e, na aba General (engrenagem), procure por Performance descendo um pouco a página e desabilite completamente a aceleração por hardware. Feche e abra normalmente. Deve voltar a funcionar como foi no meu caso.


Claro, isto não é ideal pois perde-se a aceleração por GPU. Minha placa é uma GTX 1660 que nem é tão velha assim. Estou atualmente com o driver 465. No meu notebook, um Dell XPS 15 com placa NVidia muito mais antiga e driver 418, está funcionando tranquilamente. Acredito ser algum bug que deva ser corrigido mais a frente. Só me preocupa ter tão poucos relatos na rede sobre isto, coisa que pode indicar que eu tenho uma condição particular.
Inicializando via terminal e também observando logs não encontrei nada que pudesse indicar algum problema…

Enfim, de tão estressado com isto e não querendo voltar para o Chrome, instalei o Vivaldi e comecei usar hoje… Parece bem interessante, com recursos de organização de abas bem legais… vamos ver.

Abraços!

1 curtida

Houve uma atualização ontem para a versão 89.0.1 com algumas correções do Webrender. Verifique se isso solucionou seu problema.

2 curtidas