Uso internet roteada de meu celular no netbook, estava utilizando para baixar um jogo e estava indo tudo bem até a franquia de dados acabar e eu ter que alternar do SIM 2 para o SIM 1, porém o firefox não manteve o progresso do download durante a troca e quando apertei em tentar novamente baixou se um arquivo de 0 bites sendo que o original tem entre 300 e 400 bites!
Não tenho franquia ilimitada pra ter que ficar lidsndo com esse tipo de problema, ONDE ESTÁ A OPÇÃO DE PARAR E RETOMAR DOWNLOAD (que era o que deveria ter ocorrido durante a troca, o download deveria ter sido apenas PAUSADO e não destruido)!
Alguém teria alguma solução para isso?? Se isso tivesse ocorrido no Chrome do celular o download simplesmente iria ficar aguardando a rede sem reiniciar!
Os gerenciadores de downloads dos navegadores têm várias limitações em relação ao controle dos downloads, nestes casos, adotar uma extensão ou um programa externo é o melhor caminho.
Na verdade isso depende do site que está baixando também, se lá no servidor não for programado para ter essa função de continuar o download, o navegador não consegue fazer isso.
O download é dividido em pacotes, quando cai a conexão, alguns sites sabem em qual pacote parou e continua o download a partir daí. Muitos sites não implementam essa função de continuar o download.
Sim! Se vc precisar baixar arquivos por uma conexão instável e que fica caindo o ideal é usar um gerenciador de downloads que terá ferramentas próprias para mitigar esse tipo de problema.
já que é no firefox experimenta a extensão Turbo Download Manager (3rd edition) do autor InBasic tem o rótulo de recomendado do firefox só não da pra por em português mas recomendo uso aqui no meu faz tempo e costuma funcionar
se não se importar de usar o terminal pode usar o comando wget --show-progress link_do_download vem pré instalado na maioria das distros e de acordo com o manual o wget é feito pra funcionar em situações onde o browser não “da conta”
também tenho esse problema e pelo que consigo notar depende muito(muito mesmo!) do site que você usa pra baixar e do tempo que você ficou offline, as vezes o download continua de onde parou outras não teve uma vez que zerei minha franquia pra baixar uma iso e quando estava em 96% tive que trocar o chip e capapimba! voltou pro 0% se esse é o seu caso recomendo minha dica numero 2 o wget guarda o arquivo parcialmente baixado assim você pode continuar usando wget --continue --show-progres link_do_download comigo nunca falhou!
@Ecco Há também a opção de baixar via terminal, utilizando o comando wget. Use a opção -c, assim, caso seja interrompido, ao rodar o comando novamente o download continue de onde parou.
Nesse caso, o comando seria:
wget -c link_do_arquivo
Mas, como dito pelo @dev_null , essa opção de continuar progresso do download pode não funcionar em todos os sites. Em arquivos do Google Drive, por exemplo, eu acho que isso não funciona.
Vou contar uma história. Aqueles que já tem alguns cabelos brancos provavelmente já conhecem.
No início da popularização da internet, o acesso era feito por telefone. Era comum “cair a linha” e causar a desconexão. Então esse problema de internet instável era uma constante. Por vezes até inevitável quando o arquivo era extremamente grande e demoraria dias para baixar.
Os dinossauros aqui aprenderam na base de muitas horas perdidas que há:
Casos simples de download
O arquivo fica hospedado no servidor que tem recurso de reiniciar downloads. Nesses casos mesmo nos navegadores é possível pausar o download e reiniciar mais tarde. Alguns gerenciadores de download inclusive suportam conexões simultâneas no mesmo servidor para aumentar a velocidade de transferência. Por exemplo, dividem o arquivo em 4 partes e iniciam 4 downloads ao mesmo tempo, as vezes até mesmo de arquivos iguais em outros servidores, assim conseguindo velocidades maiores.
Casos onde o servidor desabilita o reinício do arquivo
Como alguns administradores dos servidores colocam limite de velocidade para download único, é de se esperar que eles fiquem bravos quando algum espertinho faz conexões simultâneas e consegue aumentar a taxa de download além do que ele estipulou. Um jeito bastante efetivo de evitar isso é justamente desativar o download parcial. Como consequência quem tem conexão instável acaba sendo prejudicado.
Casos onde o arquivo é montado a partir de uma requisição específica
Alguns arquivos são protegidos para não haver acesso não autorizado. Então antes de começar o download, a página dinâmica checa se a requisição é autorizada, seja por cookies ou parâmetros, para daí sim começar a transmitir os dados do arquivo. Esse arquivo pode estar em uma área restrita do servidor ou mesmo em um banco de dados. Pelo próprio método de funcionamento, não é possível pedir o download parcial deste arquivo. Geralmente a URL deste download é algo como site.com/download?file=revista.pdf&autcode=4RdFRatTgsFdr5eas2G
É interessante que na época eu achava que não funcionava o reinício por algo que eu poderia estar fazendo de errado. Procurei informações sobre o que fazer para vencer aquele obstáculo e, conhecendo mais sobre servidores, fiquei sabendo dessas informações. Essa postura foi muito boa para meu aprendizado, não só na internet mas como na vida. O outro jeito é colocar a culpa como problema dos outros (e as vezes é, mas na maioria imensa das vezes não!). Isso é ruim pois bloqueia o caminho da solução e do aprendizado. É sempre bom saber um pouquinho sobre a mágica que acontece desde clicar em um botão até ter um arquivo em disco.
sim é o comando mas o comando simplesmente mostra o manual foi de lá que tirei as informações alguns manuais são bem curtos o que da a impressão que o comando é simples mas alguns programas tem manuais bem grandes e extensos
o manual do comando é instalado junto do aplicativo e é so digitar no terminal man nome do comando ou info nome do comando no caso do wget man wget ou info wget o problema é a tradução muitos não tem português ou estão traduzidos pela metade
nesses que não tem português da pra ler o manual no site da distro e traduzir automaticamente com google tradutor(baixa a extensão “to google translate” no firefox)
sim ele dispensa o navegador se tiver o link! e é perfeito pra downloads grandes ou quando demora muito ou até quando você quer fechar o navegador por algum motivo
off-topic:
queria te dizer que esses comandos no terminal não são nada mais que o nome do executavel do programa que você quer abrir experimente digitar firefox no terminal vai simplesmente abrir o firefox mas cuidado se abrir desse jeito e fechar a janela do terminal fecha o firefox junto e é comum você ver uma mensagem de erro no terminal mas da pra usar de boa!
estou dando a dica por que queria que tivessem me dito antes que todos aqueles comandos de rachar o cranio não passavam simplesmente do nome do executavel do programa seguido de algum argumento pro programa, se tivessem falado isso antes eu teria perdido aquele medo do terminal muito mais rapido!