Firefox migrará seu desenvolvimento ao GitHub

Atualmente, o navegador Firefox, principal produto da Mozilla, utiliza o Mercurial como plataforma de desenvolvimento. Hospedado pela própria Mozilla, o Mercurial oferece uma infraestrutura com código aberto, compatível ao Git.

O Mercurial foi criado em 2005, como alternativa ao descontinuado BitKeeper, para gerenciar o código-fonte do kernel Linux. Apesar de uma solução do próprio Linus Torvalds ser utilizada para o Linux, o Firefox adotou o Mercurial, contribuindo para sua popularização.

Entenda a mudança

Manter um repositório tão importante, seguro e estável, demanda custos e mão de obra, além disso, os desenvolvedores se dividem entre quem usa o Git ou o Mercurial. Diversos outros produtos da Mozilla são hospedados no GitHub, como o MDN, Firefox OS, Rust, Servo e Mozilla VPN.

Byron “Glob” Jones, engenheiro sênior da Mozilla, postou numa lista de e-mail, que migrarão todo o desenvolvimento do Firefox para o GitHub, deixando de usar o Mercurial. Entretanto, a migração deverá demorar pelo menos seis meses para iniciar.

Na conversa, houve objeções, com pessoas comentando que, ao depender de um sistema fechado, o Firefox ficaria vulnerável a mudanças de regras impostas pela Microsoft, proprietária do GitHub.

Frederik Braun, desenvolvedor, explicou que a organização utiliza o GitHub há mais de dez anos, milhares de repositórios já estão por lá, e que valoriza o perfil descentralizado da tecnologia Git.

Apesar o GitHub possuir seu próprio sistema para relatar bugs, o Firefox continuará utilizando o Bugzilla, juntamente com outras tecnologias abertas, como o moz-phab, Phabricator, e o Lando.

6 curtidas

acho que estão certos. a Fundação tem de ser prática e objetiva: dois repositórios fazendo a mesma coisa e gerando custos desnecessários, deve migrar mesmo.

e se a maicrosófi mudar as regras do jogo, bem, nada-se sempre a favor da correnteza…

Até o momento, Microsoft mudou alguma coisa no GitHub?

Tinham que colocar mais uma mãozinha no firefox, deixar ele mais fluido, e gerenciar melhor a memoria ram, não travar mais os videos. Acho que a mozilla perdeu a réta ou parou no tempo.

3 curtidas

Infelizmente parece que a Mozilla está sempre correndo atrás da concorrência e demora muito tempo para implementar as coisas. E várias vezes a Mozilla dormiu no ponto e perdeu a chance de ser pioneira.

Para mim, o exemplo mais gritante do quanto a Mozilla dormiu no ponto, é o suporte a 64 bits no Windows. O primeiro navegador 64 bits do Windows, foi o Internet Explorer 7, que veio junto com o Windows Vista.

Até que em 2011, um estudante faz uma versão 64 bits do Firefox, que era o Waterfox. Em 2011. Uma pessoa. Antes mesmo do Opera lançar a sua versão de 64 bits (em 2012), do Chrome (em 2014) e do próprio Firefox (em 2015). Tirando o IE, o Firefox poderia ser o primeiro navegador em 64 bits para Windows, mas acabou perdendo o bonde.

E pior: isso ferrava com o Firefox, pois o Windows tem um limite de 2 GB de RAM para processos 32 bits.

1 curtida

Apesar de tudo, ainda considero o Firefox o melhor browser. Só uso ele há muitos anos.

3 curtidas

:wave:t2:

Eu acho interessante a Mozilla concentrar o Firefox no GitHub.

Penso que o Firefox funciona melhor em distros Linux. Depois de eu ter experimentado e usado Windows, Distros Linux e Android me parece que o Edge é melhor no Windows, o Firefox melhor nas Distros Linux e o Chrome melhor no Android. Talvez seja por causas de regras de cada Sistema Operacional. Como o Firefox é mais livre as Distros Linux são perfeitas para ele, não precisando ficar aceitando regras de Microsoft e Google.

Mas isso acredito ser questão de preferência…

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Eu também tenho essa sensação, não sei se é placebo. Mas o firefox aparenta rodar melhor no Linux. Tenho essa sensação quando abro o meu jogo de xadrez online, que da umas bugadas tenebrosas no firefox de windows.

3 curtidas

Pessoalmente nunca percebi essa diferença entre o Firefox do Windows e o do Linux. Os dois rodam bem , de acordo com as máquinas em que eles estão (o Firefox do Windows está num i5 de quarta geração e o do Linux num i5 de oitava geração).

Talvez seja essa diferença entre as máquinas que não me faz perceber diferenças.

2 curtidas

Trocou tar por zip

1 curtida