Firefox congelando com vídeos no YouTube

Fala, galera. Nos últimos tempos ando tendo problemas de travamento com o Firefox ao ver vídeos no youtube. Já fiz algumas coisas como comandos para corrigir pacotes quebrados, atualizar o sistema, desativar aceleração de hardware no Firefox, atualizar ele e nada resolveu. Alguém poderia me dar um help? Meu sistema é Ubuntu 20.04 LTS, fazia um bom tempo que eu não tinha problemas de travamento no Ubuntu, mas depois das últimas atualizações parece que resolveu dar essas travadas.

Rapaz… Recomendo tu formatar para o Ubuntu 18.04 ou 20.04, visto que o 16.04 chegou ao fim de vida (EOL) já, se for por que seu processador é 32bits, dê uma olhada no Pepper Mint OS ou Puppy Linux (versão baseada no Bionic Beaver)

1 curtida

Cometi um ato falho. Meu Ubuntu é o 20.04 LTS.

Se for a versão em Snap, tenta usar a do APT (Versão .deb). Por não ser sandbox, tende a ser mais rápido.

Eu estava usando o Firefox que vem no sistema. Aí eu desinstalei e instalei a versão .deb para ver se resolve o problema. Continua na mesma. Os vídeos online dão uma travada quando por exemplo passo o mouse sobre eles. Como se o pc tivesse com pouca memória. Mas esse pc tem 12 Gb de ram e não usa nem metade disso. Com o Chrome também tive problemas de travamento depois das últimas atualizações. Mas eu resolvi reinstalando ele. O hardware é um i5 de primeira geração e a placa gráfica é intel graphics. Comece a ter esses problemas depois de umas últimas atualizações do sistema.

Bom… o i5 de primeira geração, se não me engano, é dual core e, infelizmente, o IPC até para a época não era um dos melhores, mas mesmo assim tá bem estranho. Tu tá acompanhando o consumo de memória e CPU no System Monitor?
Sem nada aberto, roda o comando top e manda um print, por favor.

E o Chorme também esta aberto. Veja que não esta usando nem metade da ram e o cpu muito 53,5%. Nesse momento do print eu levei levei o mouse a dash dock e deu a travada. É breve, mas as vezes acontece de durar mais tempo.

A Dash dock não apareceu no print anterior porque eu deixo ela no modo ocultação automática. Também não é travamento de aquecimento, pois a pasta térmica eu troquei a pouco tempo e num dia quente o máximo 60 graus. Hoje a temperatura máxima do cpu foi 44 graus.

Tenta habilitar a aceleração por hardware no Chrome e vê se ajuda a amenizar a carga do processador.

No pior dos casos, acho que migrar para um Xubuntu ou alguma distros que use XFCE/LXQT possa ser bem vindo para reduzir a carga do processador.

Mas acho que esse não é o problema de carga no processador. Veja os outros prints que passei mais esse que mostra a temperatura: